quarta-feira, 19 de abril de 2017

As fases do desenvolvimento humano

Antes mesmo do nascimento, trazemos memórias ancestrais gravadas nos cromossomos dos pais e da historia da humanidade, conforme a transmissão psíquica transgeracional. No inconsciente coletivo estão influencias genéticas hereditárias e ambientais, para a formação do nosso ego (eu) e da estrutura da personalidade, por serem ricas em informações e consequências mesmo inconscientes e que poderão jamais se tornar conscientes.
C.G.Jung, já resaltava no inicio do sec. 20, a importância dessas influencias gestacionais e ancestrais, contidas no inconsciente coletivo e familiar, através dos arquétipos.
Estamos ainda na infância do desenvolvimento da humanidade. Apesar do patriarcado racional ter uns 10.000 anos apenas, com o surgimento da agricultura e do sedentarismo, e o matriarcado emocional uns 200.000 anos, o conceito de família é muito mais recente tendo pelo menos uns 250 anos com a convivência com os filhos, concebidos e desejados ou rejeitados e abandonados, conforme pedagogia moderna.
Sabemos que tudo que acontece por volta dos dois ou três anos, fica gravado na memória inconsciente, sendo os mais importantes anos da nossa existência para o desenvolvimento da estrutura da personalidade.
Somos muito parecidos com os animais e plantas do planeta geneticamente, que evoluíram sexualmente a dois bilhões de anos, somos seres ancestrais e universais, na relação macro e microcosmica, poucos genes nos diferenciam. Por isso fazemos parte da evolução das espécies.         
          Nas primeiras cinco semanas o embrião se parece a um reptil.
O papel da mãe geradora mudou muito nas ultimas décadas, influenciando na formação da personalidade, inteligência e saúde da criança.
O parto normal, cada vez mais raro é como um ritual de iniciação, diferente das cesarianas, mais traumáticas para a criança. A amamentação também continua sendo de extrema importância para o desenvolvimento infantil nos primeiros meses, como uma troca química de amor e afeto, e deve perdurar de forma sadia essa relação mãe e filho.
 Crianças com problemas na concepção e contato afetivo nos três primeiros anos poderão ter sérias patologias quando crescerem. O cérebro humano se forma e desenvolve 70% até o primeiro ano de vida e 90% ate o terceiro anos, a partir daí recebe informações, mas o que ficou gravado é para sempre apesar de se desenvolver biopsicossocialmente até a morte.
O sentimento de rejeição e abandono nos primeiros anos de vida é a maior causa de problemas psíquicos, na adolescência e fase adulta. Assistam ao filme: Precisamos falar sobre Kevin.
Dos sete aos dez anos se consolida a estrutura da personalidade, seremos o que fomos até essa idade, a partir daí com a puberdade e a adolescência onde começa a ocorrer a dinâmica da personalidade, tudo que aprendemos é difícil mudar. Mudamos na existência, mas não na essência, podemos melhorar muito, mas nos transformaremos no que está arquivado em nosso inconsciente pessoal.
Com a chegada da vida adulta, até mais ou menos os 40 anos, a fase da metanoia, continuamos a aprender e desenvolver nossa dinâmica da personalidade pelas experiências vividas, pois a experiência é um túnel com a luz voltada para traz, ajuda, mas não resolve possíveis conflitos, nos preocupando mais em ter do que ser.
Dos 40 aos 60 anos é a faze da maturidade, passamos do ter ao ser, se preocupando com outras aprendizagens com mais sabedoria, se quisermos, pois temos o livre arbítrio.
Os homens são mais imaturos que as mulheres, tendo alguns que não saem da adolescência com o complexo de Peter Pan, e nas mulheres, Alice no país das maravilhas, e os arquétipos da revelação que são a anima e o animus, nos ajudam a evoluir.
Dos 60 em diante entramos na terceira idade , quando deveremos ter mais sabedoria ao lidar com as situações da vida, se preocupando mais com a morte e a saúde, e o desapego existencial.
A vida é eterna energeticamente, mas curta materialmente.
Portanto o verdadeiro amor é o principal remédio preventivo para que o ser humano tenha seu amor próprio tão importante no desenvolvimento existencial humano, pois não mudamos o que fomos mais sim o que queremos ser, partir do presente, se libertando dos sofrimentos e sacrifícios passados, para ter um futuro melhor.
 Pratiquem a oração da serenidade.
Assim seja...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
E mail marco.garcia357@gmail.com   







Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...