terça-feira, 16 de julho de 2024

 

STALKER

 

 

          Stalker traduzido do inglês, quer dizer perseguidor, ato de perseguir, bisbilhotar a vida alheia.

          Quem nunca quis saber da vida alheia, de famosos ou não.

          O animal humano tem a necessidade de saber da vida do outro, para comparar com a sua, para saber se está dentro dos padrões da realidade, até ai pode ser normal, mas com o surgimento das redes sociais, isso tudo passou ser mais perigoso, podendo passar a se tornar um transtorno de personalidade.

          Perseguir alguém ou varias pessoas pode ser patológico quando em excesso, querendo saber da vida intima, podendo ser invasão de privacidade de famosos ou não.

          Os paparazzi, detetives e investigadores também pesquisam a vida alheia, mas com outros interesses.

          Quando a perseguição se torna obcecada e compulsiva é patológica, tendo como causas, traumas no passado, rejeições, ciúme patológico, carências com autoestima baixa, abusos sexuais e insegurança.

          Com o advento das redes sociais isso fica mais explicito, muitos gostam de aparecer, mostrando o que tem e é, o que faz , ostentando e despertando o interesse de admiradores fanáticos e até meliantes que podem usar essas informações para praticar assaltos e crimes.

          Existem vários níveis de Stalker, como os circunstanciais, os psicopatas e os fixadores.

          Vários desequilíbrios emocionais são causadores desses comportamentos como rejeições, depressão, complexos de inferioridade e inseguranças, por identificação com as outras pessoas, já tivemos até assassinatos de famosos por isso.

          O feminicidios podem ter como causa esses comportamentos e desvios de personalidade, por serem controladores, possessivos, complexados, inseguros e manipuladores agressivos.

          Se a pessoa se achar um perseguidor, mas quer compreender as causas disso, pode procurar ajuda profissional, para ter mais amor próprio, e não se anular querendo ser o que não é ou querendo ser o outro, até por inveja, isso é impossível. Mas se for alguém com um distúrbio ou desvio mais serio, o perseguido precisa denunciar a policia para que essa pessoa possa ser ajudada ou afastada do convívio social por estar cometendo uma contraversão penal ou mesmo um crime.

          Por isso devemos tomar cuidado com as exposições exageradas e desnecessárias, a fim de evitar essas perseguições perigosas.

          Um exemplo de perseguidor é o seriado bebê rena, onde o perseguido também tem problemas emocionas.

          O animal humano ainda está em evolução e muitos ainda são animais racionais e não seres humanos.

          Se cuide, pois quem é perseguido, se achando influenciador, também pode estar provocando e chamando a atenção, com empatias e até pena, sem perceber o perigo que está correndo.

 

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo e psicoterapeuta.

 

 

 

 

 

sexta-feira, 5 de julho de 2024

 

Doença de Parkinson

 

          Apesar de ser uma doença neurológica e degenerativa crônica e progressiva, ela afeta muito o emocional dos portadores.

          Foi descoberta em 1817 por James Parkinson, assim chamada como mal de Parkinson, sem cura, mas com tratamentos desde 1960.

          A principal causa ainda é desconhecida, podendo ter um componente genético e ambiental, mas é a morte de células numa região do cérebro chamada de substancia negra, responsável pela produção da dopamina, um neurotransmissor responsável pelo movimento corporal, prazer, motivação e recompensa. Pode ocorrer em qualquer idade mais comum a partir dos 60 anos. O diagnostico é feito por um neurologista experiente e exames de imagem.

          Seus sintomas variam muito, como um espectro, ou síndrome, apresentando sintomas motores e não motores, os motores são: lentidão, rigidez muscular, tremores, desequilíbrio, e os não motores são: perda de olfato, perda da memoria, dificuldade em engolir, demência, problemas gástricos e intestinais, como constipação, dificuldade em escrever, distúrbios na fala, no sono e nos sonhos, respiratórios, dificuldade ao se vestir e até se alimentar devidos aos tremores, também depressão e ansiedade, devido à baixa produção de dopamina.

          Apresenta três fases, a inicial, a moderada e a avançada.           Atualmente existem medicamentos bastante eficazes bem como outros tratamentos na fase avançada.

          O tratamento é medicamentoso, psicoterápico, passando desde a negação até a aceitação, fonoaudiólogico e fisioterápicos com exercícios físicos e aeróbicos que são fundamentais.

          Apesar de todos esses sintomas, varia de pessoa para pessoa, ao longo dos anos, o importante é procurar ajuda profissional e começar quanto antes os tratamentos, assim poderá ter uma vida longa. O maior exemplo é o ator Michael J Fox, que teve o diagnostico aos 29 anos e hoje está com 62, conforme relata em seu livro “Um otimista incorrigível”, um exemplo de luta e resiliência.  A ajuda da família e amigos é muito importante, pois o emocinal fica bastante abalado até a aceitação e adaptação à doença.

          O importante é não desistir.

           Todos nós temos alguns problemas de saúde e requer tratamentos para a vida toda, como hipertensão e diabetes, entre outros, o que vai definir sua existência futura são os cuidados que você terá com você, com amor próprio e amor pela vida, pois a morte é a maior certeza e incógnita existencial.

           Devido ao nosso estilo de vida, estresse, má alimentação e falta de exercícios, tem aumentado o numero de portadores da doença.  Com o avanço da ciência quem sabe poderemos encontrar medicamentos e condições que amenizem os sintomas na fase mais avançada.

          A doença de Parkinson não deve ser temida e sim respeitada e compreendida.

                    Não se feche ou se anule, enfrente, pois a vida é um processo de luta renhida, viver é lutar, às vezes vencemos outras não, mas acredite e tenha amor próprio com fé, esperança e aceitação.

          Eu tenho...

 

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo Clinico e psicoterapeuta

 

 

 

 

 

AMIZADE

 

 

Olá amigos tudo bem com vocês ?

 

Que bom se todos fossemos amigos.

O que é amizade ?

A verdadeira amizade é aquela que nunca acaba, e deve ser duradouro o relacionamento. O amigo é aquele que fala o que não gostamos ou queremos ouvir , apesar de precisarmos, pois mexe no fundo e chacoalha nossos sentimentos, e nos faz pensar melhor sobre a vida. Na verdadeira amizade o tempo não afasta, apenas adia os contatos , ficando gravado na memória da saudade .

Química estranha essa, onde os interesses e as necessidades são mais puros. Um amor diferente estranho, talvez com repressões sexuais ou não.

Amor intelectual e não carnal, sintonias de compaixão sem ódios, onde as semelhanças e as diferenças se completam, sem amor incondicional, pois é verdadeiro , diferente de coleguismo.

Amizade entre casais é possível após longos anos de relacionamento, com cumplicidade, compreensão, tolerâncias, preocupação com o outro, sabendo falar e sabendo calar, sem criticas inúteis, ciúmes, invejas e chatices pegajosas, respeitando a individualidade e o espaço de cada um , valorizando, elogiando, pois todos precisam de um colo, somos todos carentes em determinados momentos, tanto o homem como a mulher, e a meiguice e a feminidade da mulher com o seu parceiro pode leva-lo às nuvens, e a mulher tem esse dom é só saber usa-lo que conquistará “tudo” do seu parceiro, o mesmo pode acontecer com o homem que conhecendo sua parceira pode satisfazê-la fazendo-a mais feliz.

 A amizade pode ser entre homens e mulheres, homens com homens e mulheres com mulheres, jovens com idosos, sem tabus, sem interesses sexuais ou criticas sociais, apesar de existirem as malicias, invejas e as fofocas. Deixemos cada um viver sua vida da sua forma do seu jeito de ser feliz, desde que não interfira na vida alheia , com invejas ou ciúmes .

          Na amizade madura , se ouve, reflete, sem magoas, buscando o que nos falta, superando as dificuldades, pois precisamos do outro para nos conhecer melhor, através de um amigo que ouvimos ou de um profissional de psicologia.

 Muitas vezes o silencio também nos diz muito, quando estamos na solidão solidária e não solitária, e podemos ser amigo de nós mesmo, ou inimigo!...

Na amizade temos respeito, carinho, lealdade , gratidão e às vezes só sentimos a falta quando a pessoa se foi , partindo para o oriente eterno .

A dor da perda é imensa, cria um vazio difícil de ser superado, deixando saudades e precisamos superar esses momentos, pois a vida contínua para quem fica. Muitas vezes queremos que o outro seja do jeito que agente quer, isso não é amizade é dependência, servidão, desrespeito a individualidade.

As amizades são muito boas para a saúde física e mental , nos dão esperança e força para continuar nosso caminho. Nunca é tarde para ter amizades.

Existem também os amigos da onça; livre-se deles , principalmente os folgados, sem palavra, desleal, falso , mentiroso, interesseiro, negativista ,chato, carente demais, irritador, controlador etc.

 “O ministério da saúde adverte , amizade leal faz bem á saúde em geral” .

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo Clinico

    

 

 

DEPRESSÃO

 

                       

                      Por mais que se fale sobre o tema, estará sempre na moda e cada vez mais no mundo. Depressão é um transtorno mental que provoca sentimentos de culpa e perda da vontade de viver, sendo diferente de um abatimento, tristeza, luto, sendo também um dos transtornos mais frequentes no mundo atualmente, sendo considerado um problema de saúde pública e bastante grave. Todos já nos sentimos tristes por algum motivo, mas é passageiro, na depressão é muito mais grave e duradouro.

                       A palavra depressão vem do latim depressio, e significa apertar firmemente para baixo, subjugar e reprimir.                          

                       A pessoa deprimida é atormentada pela sensação de culpa, medos, insegurança, tanto da vida quanto da morte.

                      Os sintomas são bastante variados, tornando assim difícil o diagnostico, pois as queixas são mais físicas que psicológicas.  

                       A depressão endógena, causada por desequilíbrio nos neurotransmissores, pode acometer qualquer pessoa quer seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Sendo mais comum em mulheres do que em homens. Na adolescência é bastante grave devido ao período de formação da personalidade.

 As depressões podem ser reativas (ser assaltado, morte de ente querido, vestibular, separação, doenças, desemprego, aposentadoria etc.). Depressão somatizante (causam enxaquecas, falta de ar, gastrites, problemas intestinais, taquicardias, dores no corpo etc.). Depressão bipolar (manias com euforias e depressão intensa, podendo chegar ao suicídio).

                       Estar deprimido é mais do que se sentir triste ou em “baixo astral”, afeta os pensamentos, sentimentos e o comportamento em geral.

Segundo a psicologia analítica de Jung, a depressão é um represamento de energia psíquica, que quando liberada pode tomar uma direção positiva, liberando a pessoa do sofrimento; compreendendo os motivos e causas dos problemas às pessoas superam e assim podem viver melhor consigo mesma.  Nada é totalmente negativo, o psiquismo tenda nos alertar, nos ajudando a esclarecer nossos conflitos de forma criativa, compreendendo o passado e não vivendo em função dele.

Sabemos que não é fácil superar a depressão, mas a pessoa deprimida precisa ser ajudada corretamente com medicamentos e orientação psiquiátrica, psicoterapia individual ou grupal. Procure ajuda profissional para se conhecer melhor.

Quando a boca fala o corpo cala, quando a boca cala o corpo fala.

Ou procure o CVV no telefone 188.

 

Alguns dos fatores são:

Historia familiar, fator hereditário , genético e bioquímico.

Algumas doenças e medicamentos podem causar depressão.

Drogas (maconha, cocaína, alcoolismo etc.) também deprimem, sendo uma fuga de um conflito que está dentro de você.

Estresse e ansiedade (medos do amanhã) em excesso.

Momentos de perda (morte, desemprego, separação, aposentadoria, etc.).

 

Os sintomas podem ser:

Lentidão em fazer as coisas, inquietação, cansaço, irritação, alterações do humor, indecisões, sentimentos de desvalorização, falta de reconhecimento, autoestima baixa, sentimentos de culpa, tremores pelo corpo, falta de ar, dificuldade em lidar com perdas pessoais ou financeiras, chorar facilmente sem motivo aparente, perda no interesse pela vida pessoal, familiar ou profissional, aumento ou redução do apetite, ideias de morte ou suicídio, dificuldades de se concentrar, memorizar; distúrbios do sono, angustia, dores em geral no corpo; desesperança, dificuldades sexuais etc.

 

Orientações

Não se sinta inferior, fraco ou culpado por estar deprimido, existem tratamentos, procure-os.

Peça ajuda e apoio a familiares, amigos, ou profissionais de saúde.

Respeite seus limites, e exija respeito dos outro, aprendendo a dizer não.

Pense positivamente, acredite em você, desvie o foco do conflito.

Canalize sua agressividade para atividades saudáveis.

Assuma responsabilidades dentro do seu limite.

Diferencie solidão de solitude.

Evite tomar decisões importantes em depressão.

Recorrer a fugas como álcool ou drogas não resolvem, só agravam os problemas.

A depressão pode ter maior ou menor intensidade, dependendo da estação do ano, estações quentes (primavera e verão) deprimem menos que estações frias (outono e inverno).

Sinta-se útil, faça sempre alguma coisa que lhe agrade , sorria, sonhe, brinque

Tenha fé e saiba que felicidade começa com fé.

Você merece viver bem.

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo e psicoterapeuta

 

 

 

 

 

 

 

O baile da vida

 

          Os anos passam, mas as lembranças são eternas e a saudade permanece em busca das cenas dos tempos vividos.

          Os anos passam, tiramos lições da vida e aprendemos a vasculhar nas nossas recordações os mais lindos momentos.

          Os anos passam, crescemos em consciência, mas sempre seremos frágeis no amor.

          Os anos passam, muitos virão, na nossa estrada da vida, enfrentando os momentos difíceis e nos deliciando com os momentos felizes que são efêmeros devido a nossa constante insatisfação.

          A vida é como um grande baile, em que pessoas se encontram se unem e se separam conforme o ritmo da musica. Cada um bailando nos conflitos, nas esperanças e na suavidade do ritmo, curtindo os momentos de alegria e satisfação que ficarão na memória para sempre.

          Viver é atuar no filme da sua vida, você sendo o protagonista, fazendo sucesso, inflando seu ego, com vaidade, gerando ciúme e inveja às vezes. Chamando atenção, querendo ser valorizado e reconhecido.

          Ganhar muito dinheiro é o desejo da maioria, claro.

           Mesmo ganhando mais do que precisa, vai achar que será menos do que merece.

          Viver o presente é difícil, pois ele é efêmero, e logo já virou passado, queremos antecipar o futuro planejando, às vezes se realiza ou não dependendo de vários fatores, internos e externos, inclusive sua personalidade e inteligência, que pode ser moldada, aceitando e adaptado, decorando a casa interior como numa reforma intima com autoconhecimento e crescimento, mas não mudamos na essência, pois nos transformamos no que realmente somos e queremos ser com algumas decorações de interiores como uma casa reformada, mas o alicerce será o mesmo, podendo ser reforçado ou destruído, no processo de individuação.

          No baile da vida dançamos vários ritmos, alguns lentos ou mais rápidos com diferentes passos, às vezes erramos e pisamos no pé dos outros e devemos pedir desculpas, mas aprendendo sempre um novo ritmo.

          Quando um pássaro fura uma fruta verde, essa fruta precisa acelerar seu processo de amadurecimento para não apodrecer e cair, assim são as nossas feridas interiores, que devemos enfrentar para superar, pois o baile da vida continua...

 

          Viva o presente recordando os bons momentos do passado e planejando o futuro, a vida é curta como um baile.

         

 

 

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo Clinico.

 

Sincronicidade

 

          Sincronicidade é uma força que aproxima pessoas e situações, tendo como resultados possíveis “coincidências”. Como uma experiência onde dois ou mais eventos acontecem e coincidem significadamente e muito próximos no tempo mesmo distantes no espaço, segundo a psicologia analítica de Jung, criador do termo.

          São também acontecimentos que se relacionam com um significado mesmo sem causa, não sendo uma simples coincidência e sim como uma comunicação entre inconscientes como na telepatia, também ocorre nos “insight”, ou em descobertas cientificas, pois nada acontece por acaso, também aparecendo em sonhos.

          Imagine você pensando em alguém e de repente essa pessoa te liga, ou sentir uma sensação estranha no corpo e receber a noticia de algum fato agradável ou desagradável ocorrido com alguém do seu meio e convívio.

          Sendo também uma ligação entre eventos externos com emoção e pensamentos com desejos internos.

          Outro exemplo é quando você esta numa livraria procurando um livro especifico e de repente você encontra o tema como que pedindo para ser lido.

          Ocorre a sincronicidade também quando um desejo interior se encontra com um evento externo, envolvendo nossa energia psíquica que se conecta com as energias externas com simultaneidade.

          Jung era suscetível a esses eventos devido a sua sensibilidade intuitiva. Chegou a se emocionar quando do falecimento da sua mãe mesmo estando distante e no mesmo momento.

          A sincronicidade pode ocorrer como oportunidade para a realização de situações positivas ou negativas de forma prospectiva.

          Por isso pense positivamente e seja grato pela vida, pois a generosidade gera prosperidade.

          No I Ching, jogo chinês, também se utiliza da sincronicidade, com os arquétipos e interpretações simbólicas.

          A sincronicidade são experiências repetidas que indicam eventos que nem sempre obedecem às leis do tempo, espaço e causalidade, levando Jung a buscar o que poderia ter por trás dessas leis, como um principio não causal de conexão.

          A sincronicidade é um evento difícil de explicar ou entender, mas faz parte dos fenômenos que acontecem devido às energias psíquicas do nosso inconsciente coletivo.

          São verdadeiros e que cada vez mais serão entendidos e aceitos.           Que continue os estudos.

          Assim seja...

 

 

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo e psicoterapeuta Junguiano.

         

 

 

 

 

 

 

 

 

  Adoeceu!!!               Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...