segunda-feira, 30 de setembro de 2024

 

Adoeceu!!!

 

 

          Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atualmente é muito difícil estarmos totalmente saudáveis, devido ao estilo e qualidade de vida que temos, as pessoas no mundo estão mais doentes, preocupadas em sobreviver ou manter o estado de sobrevivência, muitos com pouco para viver e poucos com muito não querendo perder.

          Para não adoecer com frequência, física e mentalmente, fale de seus sentimentos e emoções, pois se reprimi-los poderão causar: gastrite ulcera, dores no corpo, varias doenças neurológicas, psicossomáticas e até câncer.

           Fale , desabafe, dialogue.

          Tome decisões na vida, as indecisões geram duvidas que geram ansiedade, depressão. Quem decide vence, mesmo cedendo às vezes.

          Encontre soluções e não problemas , não lamente, enfrente, enquanto uns choram, outros vendem lenço.

           Somos o que pensamos, portanto pense positivo.

          Viver de aparências é fugir da realidade, neurotizar-se; não se auto engane achando que estará enganando o outro.

           Seja sincero, verdadeiro, sendo você mesmo, se aceitando, assim não será algoz de si mesmo.

           Se aceite para ser aceito com sabedoria, força e beleza.

          Confie, mantenha relacionamentos, comunique-se fazendo boas amizades e sinceras, tenha fé.

          Sorria, tenha bom humor e seja alegre, seu ambiente interior e exterior agradecerá. Sorrir é um ótimo remédio para a boa saúde.

            Tome muita água pura, boa alimentação, durma bem, medite, ore, faça exercícios se movimente diariamente, não tenha vícios ruins.

          Se não estiver satisfeito mude , não se acomode, vá à busca da sua felicidade.

          Quando a boca fala, o corpo sara, quando a boca cala, o corpo fala.

          Você sente saudades do que não viveu?

          As dores são inevitáveis, mas os sofrimentos são opcionais.

          Não tema a morte, ela é a única certeza a partir da geração, o medo talvez seja como vamos morrer, se num acidente rapidamente ou doente numa cama vegetando ou sofrendo.

          O sofrimento é para quem fica. E as reflexões são: já foi tarde, vai fazer falta ou descansou.

          O tempo não para, só anda para frente, assim não fique preso ao passado, viva o presente para ter um futuro melhor.

           Viva um dia por vez. Se não quiser envelhecer, morra jovem!

          Tenha atitudes, não podemos ficar parados fazendo as mesmas coisas rotineiramente e esperando que as coisas mudem por si só.

           Nada é tão permanente quanto o processo de mudança existencial, disse Heráclito.

          Podemos adoecer em qualquer idade, no entanto quanto mais idosos ficamos, mais podemos ficar doentes. Trate seu corpo como um carro antigo e não como um carro velho e mal cuidado.

           A natureza universal está em constante processo de mudança, e nós fazemos parte dessa existência cósmica, assim também estamos em constante processo de mudança em vários aspectos, apesar de sermos resistentes a eles.

                    Quando as doenças são descobertas no inicio, podem ser o caminha para salvação, mas se nega-las poderão ser o caminho para a morte, você decide...

          A vida é um processo entre o nascimento e a morte e é curta viva-a com sabedoria e amor.

          Ao acordar, diga: cada dia que passa estou cada vez melhor.

SIC TRANSIT GLORIA MUNDI...

 

Marco Antonio Garcia

 Psicólogo clinico e Psicoterapeuta

 

 

 

 

Virtudes

 

O que é virtude?

          É a característica do que está correto, justo e aceitável pela sociedade com ética, moral e a boa índole.

Os pecados capitais são sete, mas vou escrever sobre as virtudes de cada um.

A primeira virtude é a HUMILDADE, talvez por ser uma das mais difíceis do ser humano desenvolver, devido ao seu pecado, a vaidade.

Podemos e devemos ser humildes, sendo mais simples, mais modesto, e tendo fé, pois quem é não precisa mostrar ou provar nada a ninguém, por ter autoconfiança e amor próprio.

Vejam os cachos do arroz ou do trigo, que se curvam quando estão repletos de grãos. Ser humilde, não é se humilhar, é ser o que é reconhecendo seu valor.

A segunda virtude é a CARIDADE, tendo como pecado a inveja negativa e destrutiva. Para combatê-la devemos ter compaixão, amor, amizade e simpatia, respeitando o próximo, admirando o que ele possui, e se gostarmos do que o outro possui devemos trabalhar para conseguir pelo bom gosto e não invejar fazendo fofocas, ou desejando que o outro perca o que conquistou. Por isso fazendo caridade sincera, doando o que não precisa, enfrentará a inveja.

A terceira virtude é a MODERAÇÃO, tendo como pecado a gula, não só a gula por comida, mas por querer ter mais do que precisa. Vivemos num mundo com muito consumismo desenfreado. Precisamos ter autocontrole, temperança, praticando constantemente o freio do consumismo para termos mais saúde.

Vivemos momentos de preferência ao ter do que ao ser, querendo ter mais que o outro, gulosamente. Equilíbrio e controle podem ajudar combater esse pecado.

A quarta virtude é a DISCIPLINA, tendo como pecado a preguiça. Para termos disciplina é preciso ser organizado, planejando nosso dia, tomando decisões corretas, com objetividade, sendo forte, enfrentando as dificuldades da vida. Se não reagirmos, estaremos acomodados, esperando que as coisas aconteçam, não se esqueça de que colhemos o que plantamos.

A quinta virtude é a PACIÊNCIA, tendo como a ira seu pecado. O tempo é um dos melhores remédios para todas as curas, físicas ou psíquicas, devemos ter tolerância, paciência, esperando o tempo necessário para que as soluções cheguem, mas sem perder o foco ou a vontade. Não devemos confundir justiça com vingança. Se ficarmos irados, irritados, nos envenenaremos, tomaremos veneno achando que o outro irá morrer.  Procuremos a paz, a serenidade necessária para que as coisas se ajeitem e se resolvam.

A sexta virtude é a GENEROSIDADE, que tem como pecado a avareza. Quem é generoso consigo e com o outro terá mais prosperidade, pois desocupa espaços ocupados com coisas desnecessárias, se livrando de empecilhos que só fazem sofrer. O avarento acumula o que não precisa, pois tem apego, achando que vai levar no caixão o que conquistou. Tenha desprendimento das coisas materiais e espirituais, assim o seu peso será menor na passagem, bem como seu pedágio.

A sétima e ultima virtude é a CASTIDADE, tendo como pecado a luxuria. A castidade referida não é apenas do corpo, mas do excesso de tudo, que não precisamos , é ser puro de pensamentos, ser ético e moral, ser educado e evoluído. Praticar o sexo é bom e saudável, mas sem exageros ou perversidades, que passará a ser patológico. Devemos querer e ter bom gosto, mas com prudência.

Todos nós temos um pouco de cada virtude ou pecado, o que não devemos ter é muito de um só, mas devemos encontrar o equilíbrio, o caminho do meio, temos o livre arbítrio necessário, não adianta culpar os outros nem a divindade pelas nossas falhas e deficiências.

A maior virtude de todas é o AMOR, que é diferente das paixões e do ódio. Quem tiver amor dentro de si terá a divindade, pois somos o microcosmo do macrocosmo, depende de nós, somos o que queremos ser, escolha o bem.

A razão é mais rápida que a emoção, mas a emoção é mais forte que a razão, por isso pecamos mais vezes.

A harmonia está no conjunto das notas musicais que também são sete, quando tocadas formam uma bela sinfonia, separadas são apenas notas individuais.

 

 

Marco Antonio Garcia

Psicólogo e psicoterapeuta.

  Adoeceu!!!               Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...