segunda-feira, 2 de março de 2015

A arte de envelhecer


Que idade você tem?
A idade cronológica ou mental, respondo.
Há algumas décadas vivia-se no maximo ate os 40 ou 50 anos em media. Com a evolução da medicina e outras áreas da saúde, vive mais e melhor, a media no Brasil já esta em 75 anos mais ou menos, com medicamentos e melhores cuidados. A partir dos 60 anos somos considerados idosos, estou quase lá, é a terceira idade e devemos comemorar sim como fez nosso amigo Diretor deste jornal o João Carlos Dias, convidando amigos e colaboradores para com ele e sua família festejassem esse momento que foi muito bonito, realizado com a recepção e jantar dançante, onde estive presente com minha mulher, agora ele é um homem sex, digo sexagenário. Parabéns João com saúde, paz, sucesso e muitas felicidades.
Devemos superar as possíveis dificuldades, pois a idade traz mais conhecimentos, sabedoria e amadurecimento, ficamos mais seletivos não aceitamos qualquer coisa, claro que mantemos nossas manias e rabugices, temos esse direito conquistado ao longo dos anos.
Temos direito as escolhas, fazer o que gostamos sem ser obrigado por esse ou aquele motivo. Mudamos sim na existência nos transformando o que realmente somos internamente o que chamamos de processo de individuação.
Podemos perder a curiosidade dos mais jovens, mas mantemos a curiosidade da experiência vivida, respeitando os limites do corpo e do tempo.
Perdemos algumas coisas, mas ganhamos outras, esse é o jogo da vida.
A partir dos 50 anos pelo menos se deve manter atividades físicas e mentais, com leituras, grupos de amigos, principalmente se estiver aposentado, mas não fique parado, busque momentos de lazer e prazeres. A inteligência quanto mais se usa mais se tem, exercite sua capacidade intelectual sempre.
A única certeza que temos na vida é a da morte, portanto não se entregue não viva para a morte, faça o melhor aqui e agora.
Dinheiro não compra felicidade, compra conforto.
Não fique lendo obituários para saber quem morreu, se interesse pelos que estão vivos e ativos. Mantenha amigos fieis e sinceros, sei que são poucos, mas melhor qualidade do que quantidade.
A idade do Condor tem duas versões, ou a com dor, dor aqui ou ali, ou o condor que voa alto e vê de cima o que acontece e tem uma visão ampla dos acontecimentos.
Fazer comparações com os outros não é bom, cada um é cada um, somos diferentes, não queira ser o que o outro é, seja você e respeito suas vontades e limites, se aceite com é para poder melhorar.
A partir dos 60, existem alguns direitos conquistados por lei, aproveite esses benefícios, no nosso país pouco se valoriza os idosos, mas alguns direitos conquistados são bons, procure e usufrua.
A velhice existe, mas você pode antecipar ou prorrogar os sintomas, conheço muitos velhos aos 30 anos e jovens aos 60.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico
marco.garcia357@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRESSES                                O conceito de estresse tornou-se parte do senso comum, apesar de ainda sua definição s...