sábado, 28 de dezembro de 2019


Luto

O luto é um processo que envolve sentimentos de perda importante e com forte carga emocional para as pessoas, podendo ser individual ou coletivo, mas cada um sentira de forma diferente dependendo da proximidade, intensidade e causa da perda.
O luto não deve ser reprimido e sim vivenciado e elaborado aos poucos, para que não se desestruture psicologicamente, podendo passar por fortes crises de fuga ou negação da realidade.
O luto pode ser pré-morte com cuidados paliativos, ou pós-morte, dependendo do sofrimento do doente e da família.
Tem também o luto por perdas ou mudanças como emprego, relacionamentos, amigos, separações, entre outros.
O luto depende da época e cultura, existem culturas atuais que reverenciam a morte, festejando-a.
A morte é a única certeza da vida, só não sabemos quando, como e onde. Por mais conscientes que sejamos ainda não estamos preparados para a morte e a perda de um ente ou situação querida, independente da idade ou importância social.
Por isso que as mudanças e as perdas são inevitáveis, o que fica é a saudade.
Para se lidar com o luto, que é pessoal, é preciso ter respeito com a dor do outro, uns choram outros não, sendo preciso dar tempo ao tempo, assim aos poucos perdemos os medos e aceitamos se adaptando a nova situação. Deve-se falar sobre a perda com pessoas próximas diluindo aos poucos os sentimentos, percebendo que ate nos sonhos a pessoa aparece , sendo uma compensação do psiquismo para nos ajudar na superação.
Durante o luto pode-se ter crises de ansiedade, choro, depressão insônia, raiva, ou desanimo, mas é preciso enfrentar, pois a vida continua para quem fica.
Estudos mostram que o luto passa por etapas que são:
1-    Negação , quando se evita falar do fato, fugindo não aceitando a perda.
2-    Raiva, ficando irritado, revoltado e questionando religiosamente, a partir daí, percebendo que não adianta negar o acontecido, e não vai mudar o que passou.
3-    Fazer a barganha, negociando consigo ou com Deus, ou outra crença se tiver ou não, querendo compreender, ou encontrar culpados, mas aos poucos vai aceitando a realidade.
4-    Depressão, de tanto sofrer, ficar triste, chorar, fica fragilizado por lutar contra os medos interiores, aos poucos aceita a perda, se recuperando.
5-    Aceitação, aos poucos supera, aceitando que a vida continua, ficando a saudade, voltando à realidade, sabendo que cada caso é um caso e cada um tem seu tempo.
Se não conseguir superar sozinho ou com ajuda de pessoas do seu meio, procure ajuda profissional, porque viver em luto e sofrendo não vale a pena.
O seu dia também chegará...
Sabe de uma coisa.

                                    TUDO PASSA, TUDO PASSARÁ

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e Psicoterapeuta
E-mail marco.garcia357@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...