sábado, 8 de julho de 2017

Linguagem corporal



Nossas expressões corporais são importantes para a comunicação humana, por demonstrarem as emoções e sentimentos. Essas expressões podem ser faciais ou no corpo todo. As faciais principais são sete, apesar de existirem centenas delas, inclusive as microimpressões que podem durar menos de um segundo, e precisam ser filmadas para que em câmera lenta possamos observar melhor. Essas expressões são universais e ancestrais, variando muito pouco devido à cultura.
 O psicólogo Paul Ekman foi o maior pesquisador no assunto, gerando até um seriado com o nome de “Lie to me”. Excelente seriado apesar de muita ficção. Vou citar as sete expressões mais comuns.
Felicidade, demonstramos sorriso aberto sincero e espontâneo, envolvendo os músculos dos olhos.
Tristeza, as sobrancelhas são puxadas para dentro e para cima e os lábios para baixo.
Desprezo, quando um lado da boca fica mais erguido com sorriso escárnio e rápido.
Repulsa, quando as sobrancelhas ficam franzidas e o lábio superior é levantado.
Surpresa, as sobrancelhas se erguem e se curvam e os lábios ficam abertos.
Medo, as sobrancelhas ficam erguidas e retas, os lábios puxados para traz e abertos.
Raiva, as sobrancelhas ficam franzidas e puxadas para dentro, e a boca espremida e as narinas delatadas.
Essas são apenas algumas expressões, pois existem centenas e somente especialistas conseguem perceber mudanças, principalmente quando as pessoas estão mentindo. Podemos nos enganar ou enganar outras pessoas, mas nosso inconsciente não aceita e mentira. Quando mentimos balançamos a cabeça de forma contaria ao que estamos falando, coçamos o nariz ou a orelha, ficamos mais tensos, repetimos as palavras, pomos a mão na boca, não olhamos nos olhos dos outros, piscamos muito ou ficamos com o olhar fixo, ou mudamos a voz.
Muitos casos policiais são resolvidos pela observação corporal, devemos ter cuidado para não sair acusando pessoas, pois precisamos de provas.
A mentira é um processo de defesa do psiquismo, mas a verdade por pior que seja dói somente um vez, e não ficamos sofrendo.
Sejamos mais verdadeiros e sinceros com a agente mesmo, não se enganando, caso contrario não evoluímos e continuamos imaturos e infantis psiquicamente.

Marco A Garcia
Psicólogo Clinico de orientação Junguiana
marco.garcia357@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...