terça-feira, 12 de setembro de 2017

Solidão Solidaria



Você se sente sozinho?
Como é se sentir só mesmo com outras pessoas?
Como é se sentir bem mesmo quando estamos sozinhos?
Solidão é estar sem você?
Solidão solidaria é estar bem como você mesmo só?
Vivemos numa sociedade consumista e imediatista, e vejo pessoas que precisam estar na moda, em contato constante com as redes sociais, para não se sentirem sós. Observo pessoas que mesmo tendo muitos bens materiais com poder político e financeiro, sendo  artistas e famosos, que estão infelizes, deprimidos, com um vazio que não se preenche. Claro que existe uma pré-disposição para a solidão interior, que está no DNA e no ambiente que vivemos desde a infância, que afasta a pessoa de si mesma, fazendo com que ela se enfrente consigo mesma, como se fosse um inimigo, se boicotando,  mas sabemos que o nosso psiquismo busca o equilíbrio através da compensação, como acontece nos sonhos, tentando nos ajudar dando avisos que muitas vezes não percebemos ou não queremos ver, por isso as doenças são o caminho para a salvação ou para a morte.
 A psicoterapia é muito importante, pois nos faz pensar melhor, nos conhecermos mais e assim nos ajudando a enfrentar as dificuldades com maior lucidez.
A solidão saudável e solidaria que nos ajuda a refletir sobre a nossa existência conscientemente é positiva, desde que não neguemos a realidade e estejamos em equilíbrio, mas a solidão patológica, que afasta a pessoa do mundo fazendo com que ela se isole, sem pedir ajuda externa, pode leva-la a surtar e cometer até suicídio, ou fazendo a pessoa morrer aos poucos ou através de uma doença, ou ingestão de drogas, se matando lentamente.
Se vocês conhecerem alguém neste estado, ajude e interfira, a pessoa nesse estado não tem condições de decidir por si mesma, mesmo que ela diga que não quer, pois estará deprimida e fora de si e se não houver uma intervenção externa, ela poderá morrer, e daí não adiantará mais chorar, pois será tarde demais, e poderá vir sentimentos de culpa tardia.
Por mais que tenhamos o livre arbítrio, ele somente deve ser aceito quando estamos conscientes e não em crise.
Muitas musicas retratam a solidão como um desabafo e alerta, por isso precisamos externalizar os sentimentos para elaborar nossas crises internas.
O ser humano vive em constante conflito pela consciência existencial, e quando não consegue elaborar suas obsessões e compulsões, fica agressivo se agredindo ou agredindo o mundo.
O ser humano está solitário com nunca e precisa ser mais solidário, por sermos seres gregários, precisamos uns dos outras, mas infelizmente estamos nos afastando cada vez mais, nos comunicando através de mensagens nos isolando do mundo exterior, nada supera o convívio humano, sem egoísmos e individualismos exagerados.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico de orientação Junguiana
Blog. Psicologiaemartigos.blogspot.com.br
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...