quarta-feira, 24 de março de 2010

Distimia

ARTIGO PARA O JORNAL “ O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE ”

O que é a distimia ?

É um estado de depressão crônica, constante, por varias horas, dias e anos, onde o individuo é visto pelos outros como negativista, “ mal humorado ” e pessimista , com baixo astral; tem problemas com o apetite, sono, concentração, fadiga constante, dificuldade de tomar decisões. São pessoas exigentes, perfeccionistas, impacientes, com auto estima baixa, muito criticas consigo e com os outros, tem dificuldades de se relacionar, evitam ir a festas, podem ter dificuldades profissionais dependendo da profissão. Muitos a vêem como pessoas “ chatas ” , para se relacionar, ficando muitas vezes solitárias, e tidos como queixosos de tudo, como aquele personagem do desenho, a hiena Hard, que dizia, oh vida, oh dias , oh azar.
E quanto mais reclamamos, pior ficamos, não é verdade! .
Muitos fatores podem causar a distimia, como :
Problemas familiares entre pais e irmãos.
Fatores hereditários de depressão ou distimia.
Repressão, alcoolismo, doente incapacitante na família, estress extremo, podendo causar fobias ou pânico .
Pode acometer crianças, e adolescentes e é mais comum em mulheres do que em homens.Temos em media de 3 a 5% de distimicos na população.
Precisa ser diagnostica e tratada com psicoterapia e medicamentos antidepressivos no inicio, até que a pessoa possa ter o controle sobre a doença. Acupuntura ajuda bastante os distimicos. O importante e reconhecer a doença, aceitar e procurar ajuda para superar ou como saber lidar com o problema, ser mais forte , tendo energias para superar as dificuldades e não se entregar .
Muitas vezes não há cura, mas controle da doença. Sendo a busca para a individuação e o equilíbrio energético.
Busque ajuda, e ajude quem estiver com distimia, pois é sofredor este estado .


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e acupunturista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRESSES                                O conceito de estresse tornou-se parte do senso comum, apesar de ainda sua definição s...