sexta-feira, 19 de março de 2010

Paranóia

DEVIDO AOS ACONTECIMENTOS RECENTES NOS ESTADOS UNIDOS , AS PESSOAS FICARAM MAIS DESCONFIADAS E INSEGURAS DO QUE JÁ ERAM; A VIOLENCIA DE GRUPOS FANÁTICOS RELIGIOSOS E SOCIAS NOS TORNAM MAIS VULNERÁVEIS.
O TERRORISMO ESTÁ CADA VEZ MAIS SOFISTICADO E AS PESSOAS NO MUNDO TODO , ESTÃO PARANÓICAS. MAS O QUE É PARANÓIA?
PARA + NÓIA, PODE SIGNIFICAR PENSAMENTO PARALELO, DEFEITUOSO, DESLIGADO , ENFIM UM DESARRANJO MENTAL QUE PROVOCA DELÍRIOS NA INTERPRETAÇÃO QUE FAZEMOS DOS FATOS, BEM COMO PESSOAS QUE CONSTANTEMENTE VÊ, OUVE E PENSA ERRONEAMENTE, E QUE CLASSIFICA AS COISAS DE MANEIRA ERRADA E DIFERENTE DA MAIORIA DAS PESSOAS.
NO ENTANTO PRECISAMOS DIFERENCIAR ENTRE DESCONFIANÇAS DEVIDO AO MOMENTO EM QUE VIVEMOS, E A PARANÓIA ENQUANTO DOENÇA MENTAL.
OS ATOS ABOMINÁVEIS QUE ACONTECERAM E NOS ATINGIRAM INDIRETAMENTE, NOS FAZEM REFLETIR SOBRE AS CAUSAS. OS VALORES MORAIS E ETICOS DEVEM SER REVISTOS, A EXCLUSÃO SOCIAL REPENSADA, CASO CONTRARIO A TRIADE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE JÁ TÃO ABALADA, PODERÁ DESMORONAR, MAS É JUSTAMENTE NESSES NOMENTOS QUE DEVEMOS NOS SUPERAR , NÃO SE ABATER E ENFRENTAR AS DIFICULDADES DESSE MUNDO DESIGUAL ONDE A LUTA ENTRE O BEM E O MAL, SEMPRE ESTEVE PRESENTE, MAS QUEM É O BEM E QUEM É O MAL, AS VEZES NOS CONFUNDIMOS QUANDO PENSAMOS E DEBATEMOS A RESPEITO, E A HISTÓRIA É PROVA DISSO . AQUI NO BRASIL, CORREMOS PERIGOS CONSTANTES; DE ASSALTADOS, TRAIÇÕES , ENGANOS , EXPLORAÇÕES POR PESSOAS DE VARIAS CLASSES SOCIAIS E MELIANTES QUE NADA MAIS TENDO A PERDER, E INVADEM NOSSAS VIDAS COMO FOSSEMOS RESPONSÁVEIS DIRETAMENTE PELA MISERIA E DESIGUALDADE SOCIAL, POIS HOJE SE MATA POR MOTIVOS FÚTEIS, INDEPENDENTE DE VOCE TER OU NÃO DINHEIRO. O USO DE DROGAS, A INVEJA, O RECALQUE, A INFERIORIDADE ,TORNAM OS MELIANTES MAIS FRIOS E DESPERTAM AS PSICOPATIAS. SE TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO SERVIR DE LIÇÃO PARA SERMOS MAIS SOLIDÁRIOS GLOBALMENTE E LUTARMOS POR MAIS JUSTICA SOCIAL , A MORTE DOS INOCENTES NÃO SERÁ ENVÃO , E SEREMOS MENOS PARANÓICOS SOCIAIS.
COM RELAÇÃO A PARANÓIA COMO DOENÇA MENTAL ONDE PESSOAS DESCONFIADAS PERMANENTEMENTE QUE VEEM O MUNDO EM QUALQUER MOMENTO COMO AMEAÇADOR E PERIGOSO, ESTÃO COM TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE PARANOIDE. SÃO PESSOAS SENSÍVEIS A CRITICAS, DEFENSIVAS, HOSTIS, INSEGURAS E DISTANTES.
OUTRO QUADRO É QUANDO OCORREM DELÍRIOS QUE PODEM SER DE PERSEGUIÇÃO( QUANDO SE ACREDITA QUE OS OUTROS ESTÃO ELABORANDO PLANOS PARA PERSEGUI-LA, QUERENDO DROGA-LA, ESPIONA-LA, ENVENENA-LA SEM CAUSA APARENTE, MOVEM AÇÕES CONTRA PESSOAS POR SE ACHAREM INJUSTIÇADAS ) , DELÍRIO DE CIUME ( QUANDO QUALQUER FATO, CONVERSA, MANCHA NA ROUPA, ATRASOS, SUSPEITA QUE ESTÁ SENDO TRAIDO E ENGANADO ), DELÍRIOS ERÓTICOS ( ENVOLVE FIXAÇÃO ROMANTICA POR OUTRA PESSOA, NORMALMENTE FAMOSA, ASSEDIANDO, ESCREVENDO CARTAS, TELEFONANDO, AMEAÇANDO, SEGUINDO, TENTANDO CONTATO ), DELÍRIO DE GRANDEZA ( ACREDITAM QUE SÃO DOTADAS DE PODERES ESPECIAIS, QUE VÃO SALVAR O MUNDO, E CONSEGUIR COISAS IMPOSSIVEIS ) DELÍRIOS HIPOCONDRÍACOS ( ACREDITAM QUE POSSUEM DOENÇAS E PRECISASM SE CUIDAR CONSTANTEMENTE, SE ISOLAM COM MEDO DE PEGAR DOENÇAS, TOMAM VÁRIOS REMÉDIOS , NÃO SAEM DOS CONSULTORIOS MEDICOS E DUVIDAM DO DIAGNOSTICO ) .
ESSES SINTOMAS TODOS FAZEM O INDIVIDUO SOFRER E SE IRRITAR CONSTANTEMENTE PODENDO CHEGAR A AGREDIR QUEM ESTÁ PROXIMO E NÃO O COMPREENDE.
TEMOS TAMBÉM A ESQUIZOFRENIA PARANOIDE QUE É MAIS SERIA E DE DIFICIL TRATAMENTO.
AS CAUSAS DA PARANOIA PODEM SER GENÉTICAS, BIOQUIMICAS, CAUSADAS PELO USO DE DROGAS, PELO AMBIENTE COMO O ESTRESSE , OU UM CONJUNTO DE FATORES .
O TRATAMENTO DEVE SER EM MUITOS CASOS MEDICAMENTOSO E PSICOTERÁPICO. SE O INDIVIDUO BUSCAR AJUDA ELE PODE CONVIVER BEM SOCIALMENTE DESDE QUE CONTROLANDO OS SINTOMAS E SE AUTO CONHECENDO .
DESCONFIAR , TOMANDO CUIDADOS , FAZ PARTE DO MOMENTO EM QUE VIVEMOS, MAS DEIXAR DE VIVER POR PARANÓIAS É SOFRER E FAZER SOFRER.
ENFRETE SEUS MEDOS COM CORAGEM MAS COM CAUTELA.

MARCO ANTONIO GARCIA
PSICOLOGO CLINICO PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, PEDAGOGO
2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sofrimentos                                                                                                          O ser humano co...