segunda-feira, 1 de março de 2010

Fora da Educação não há salvação

Fora da Educação não há Salvação. Tema complexo e apaixonante, uma vez que o processo Educacional deve estar em constante desenvolvimento pessoal e coletivo. Somos mestres e aprendizes de nós mesmos. “Homem conhece-te a ti mesmo” , frase milenar e tão atual.
Os grandes Mestres da humanidade nos deixaram ensinamentos profundos, que devemos assimilados e internaliza-los.
Educação requer vários princípios, uma vez que educar-se significa “conduzir-se por si mesmo” “, em busca da individuação que é tornar-se si mesmo”.
Como diz Dr . Manuel Portásio em seu livro: Fora da Educação não há Salvação, que tive a satisfação de comentar . “ E se Jesus ensinou que ao conhecermos a verdade nos libertaríamos, somente quando o individuo conscientizar-se das suas responsabilidades, do seu potencial criador e da sua capacidade infinita de solucionar por si mesmo os problemas que lhe são pertinentes, estará em condições de projetar-se às altas esferas da vida cósmica e tornar-se definitivamente aquele co-criador em grau maior .”
Educar envolve arquétipos como a Anima ( Alma e Eros) e Animus (Espírito e Logos ). Educar é amar a si mesmo e ao próximo como diz o Mestre dos Mestres, é transformar para mudar de dentro para fora e de fora para dentro, lapidando a pedra bruta que somos , mas podemos esculpir belas obras, tendo os instrumentos apropriados e a Educação é o mais importante desses instrumentos, desde que respeitemos a natureza universal, uma vez que “a existência é a arte da impermanência “, e a morte simbolicamente são evolução e transformação.
Acredito que com boa educação , poderemos superar grande parte de nossas dificuldades sócio-política e econômica, diminuindo a miséria, a violência, e qualificando as pessoas para o trabalho que requer cada vez mais conhecimento e competência . Sabemos que não é fácil, mas o mérito das conquistas está nas dificuldades e infelizmente aprendemos sofrendo; a paz se conquista com guerras intimas, e assim a verdade os libertará. “Sê razoável e serás feliz “ .
Quantos ensinamentos adquirimos na escola da vida , pois sou educador em constante processo de aprendizagem, e me sinto um educando.
Quem quiser continuar na busca do auto conhecimento e auto realização deverá pesquisar cada vez mais, e aplicando os conhecimentos adquiridos ajudando no processo de Individuação educacional.
A todos que são ou serão educadores e educandos, acreditem na Educação e transmitam com Amor e responsabilidade aos seus educandos, educando para a vida, que é a maior escola.
Cada vez mais acredito que FORA DA EDUCAÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO , e a humanidade é testemunha disso; faça a sua parte ...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Especialização em Psicologia Junguiana
Psicopedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...