quarta-feira, 3 de março de 2010

Amizade

ARTIGO PARA O JORNAL “ O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE “

Olá amigos tudo bem com vocês ?

Que bom se todos fossemos amigos, mas o que é amizade ?
A verdadeira amizade é aquela que nunca acaba, e deve ser duradouro o relacionamento. O amigo é aquele que fala o que não gostamos ou queremos ouvir , apesar de precisarmos, pois mexe no fundo e chacoalha nossos sentimentos, e nos faz pensar melhor sobre a vida. Na verdadeira amizade o tempo não afasta apenas adia os contatos , ficando gravado na memória da saudade .
Química estranha essa, onde os interesses e as necessidades são mais puras. Um amor diferente estranho, talvez com repressões sexuais ou não.
A mor intelectual e não carnal, sintonias de compaixão sem ódios , onde as semelhanças e as diferenças se completam .
Amizade entre casais é possível após longos anos de relacionamento, com cumplicidade , compreensão, tolerâncias, preocupação com o outro, sabendo falar e sabendo calar, sem criticas inúteis e chatices pegajosas, respeitando a individualidade e o espaço de cada um , valorizando, elogiando , pois todos precisam de um colo, somos todos carentes em determinados momentos , tanto o homem como a mulher, e a meiguice e a feminidade da mulher com o seu parceiro pode leva-lo às nuvens, e a mulher tem esse dom é só saber usa-lo que conquistará “ tudo ” do seu parceiro, o mesmo pode acontecer com o homem que conhecendo sua parceira pode satisfaze-la fazendo-a mais feliz .
A amizade pode ser entre homens e mulheres , homens com homens e mulheres com mulheres , jovens com idosos ; sem tabus, sem interesses sexuais ou criticas sociais, apesar de existirem as malicias, invejas e as fofocas. Deixemos cada um viver sua vida da sua forma do seu jeito de ser feliz, desde que não interfira na vida alheia , com invejas ou ciúmes .
Na amizade madura se ouve, reflete , sem magoas, buscando o que nos falta , superando as dificuldades , pois precisamos do outro para nos conhecermos melhor , através de um amigo que ouvimos ou de um amigo profissional de psicologia .
Muitas vezes o silencio também nos diz muito, quando estamos na solidão solidária e não solitária, e podemos ser amigo de nos mesmo, ou inimigo!...
Na amizade temos respeito, carinho, lealdade , gratidão e as vezes só sentimos a falta quando a pessoa se foi , partindo para o oriente eterno .
A dor da perda é imensa , cria um vazio difícil de ser superado , deixando saudades , e precisamos superar esses momentos pois a vida contínua para quem fica. Muitas vezes queremos que o outro seja do jeito que agente quer, isso não é amizade , é dependência, servidão , desrespeito a individualidade.
As amizades são muito boas para a saúde física e mental , nos dão esperança e força para continuar nosso caminho. Nunca é tarde para ter amizades.
Napoleão dizia, “Deus que me livre dos amigos, pois dos inimigos cuido eu “, quem não tem amigos e não confia ou acredita neles é um solitário, que sofre .
Existem também os amigos da onça; livre-se deles , principalmente os folgados, sem palavra, desleal, falso , mentiroso, interesseiro, negativista ,chato, carente demais, irritador, controlador etc.
“O ministério da saúde adverte , amizade leal faz bem á saúde em geral ” .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Um comentário:

  1. Li um artigo do filósofo Aristóteles que diz: “Amigo é uma única alma habitando dois corpos. E embora entrando no universo um do outro não podem perder sua individualidade”.

    Pois é minha gente!!

    Amigos se unem nas alegrias e nos sofrimentos, revelando a beleza que há em cada um. Respeita características e não tenta fabricar no outro um modelo da vontade própria. No sentido bíblico temos várias definições para eles [amigos], mas uma é bem marcante:

    “Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação” (Eclesiástico 6, 7), pois, na adversidade, as verdadeiras intenções de coração são reveladas.

    Mostra-se amigo aquele que conhece as misérias e as fraquezas do outro e ainda assim continua demonstrando amor por ele.
    Amigo é aquele que não desiste de estar junto, qualquer que for a situação. Não se ensoberbece mediante a sua força maior e a fraqueza alheia.

    São tantos conceitos sobre esse tema, e em todos, encontramos belos exemplos!
    Como será que estão as nossas amizades?
    Penso que todas as explicações nos mostrarão que o poder da amizade está exatamente na força da entrega.
    Como estou me entregando aos meus amigos e como eles estão se entregando a mim?

    “Amigo é um tesouro”, porque há preciosidades no seu interior, ainda que algumas não venham com embalagens dignas de objetos valiosos, compete a quem é agraciado com o presente, revelar o valor da pérola que está escondida.

    Quer conhecer uma pessoa?
    Entregue de si a ela. O que ela fará com as pérolas recebidas é o que lhe mostrará um verdadeiro amigo.
    Acredito que quando expomos nossas vergonhas, deficiências a alguém, estamos entregando força de influência sobre nós. E isso tem que ser processo, não pode acontecer da noite para o dia, mas a cada vez dando uma pérola maior e mais valiosa àquele que se mostra digno de confiança.

    A busca do ser humano por felicidade passa pelo amigo. Dar-se numa amizade e ser companheiro vale a pena, ainda que no passado tenha havido decepções.

    Deus se faz e nos fala em quem nos ama e está próximo, porque também é nosso Amigo!

    Valeu pela sua amizade Marcão!!
    Um abração do amigo de hoje e sempre.....

    Celão

    ResponderExcluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...