segunda-feira, 8 de março de 2010

Diferenças entre homens e mulheres

Hoje dia 08 de março , dia internacional da mulher, escrevo sobre as diferenças entre os sexos, que em equilibrio se completam.
Que bom seria se todos os dias fossem dos homens e das mulheres...

Homens e mulheres são diferentes apesar de pertencerem a mesma espécie. Em todas as culturas existem conflitos de relacionamento entre os sexos , devido a valores, opiniões, comportamentos, atitudes crenças , hormônios que são diferentes e também a evolução e desenvolvimento do nosso encéfalo , o mais desenvolvido entre todos os outros animais.
O homem primitivo caçava e protegia sua família, e a mulher cuidava dos filhos e da caverna e redondezas, desenvolvendo características diferentes que até hoje influenciam os sexos. Temos que aceitar e compreender essas diferenças para podermos mudar e melhorar, pois se somos flexíveis e diferentes a cada dia devidos ao estímulos recebidos que dirá em relação ao outro.
A igualdade deve ser respeitada na essência com relação a direitos e deveres morais, políticos éticos e não biológicos ou psicológicos.
Quando o homem primitivo caçava e trazia sua presa, era valorizado elogiado pela tribo e família, e a mulher era prestigiada pelo trabalho que fazia na família e na tribo . Hoje as exigências são muito maiores não basta para ambos os sexos caçar e cuidar , a civilização o consumismo exige muito mais tornando o relacionamento humano muito mais difícil e complexo. As regras e normas de convivência mudaram muito, a partir do século XX, e mudarão cada vez mais.
O homem apesar da evolução continua tendo as mesmas características cerebrais desenvolvidas a milhares de anos como a percepção , atenção , senso de direção e habilidade espacial, pensamento, visão de longa distancia . As mulheres são mais intuitivas, sentimentais, ouvem melhor, tem uma visão mais periférica, e mais detalhada para cores e tonalidades. Todas essas características são na maioria dos casos predominantes não querendo dizem que homens e mulheres não possam desenvolver características do sexo oposto, pelo contrario estão desenvolvendo e devem fazer isso para evoluírem cada vez mais.
A mulher identifica melhor quando um homem mente frente a frente, na mulher é mais difícil essa identificação .
A mulher ouve melhor um barulho longe enquanto o homem identifica melhor de onde vem esse barulho.
A mulher consegue fazer varias coisas ao mesmo tempo com mais facilidade que o homem, tudo isso devido as diferenças hormonais e cerebrais , segundo pesquisas cientificas .
Os homens gostariam que as mulheres fossem , pensassem e agissem como eles, em determinados momentos , o mesmo acontecendo com as mulheres, mas se fosse assim não haveria individualidade , mas podemos melhorar isso desde que nos permitamos nos conhecer e aceitar nossas diferenças .
O encéfalo masculino e feminino tem diferentes prioridades segundo os autores do livro “Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor ” , livro que recomendo e que extrai muitos conhecimentos.
Homens e mulheres usam áreas diferentes dos dois hemisférios cerebrais , para executar a mesma tarefa, as mulheres tem mais conexões que os homens devido ao hormônio estrogênio, por isso elas tem mais facilidade na comunicação verbal e fazem varias coisas ao mesmo tempo . Enquanto que o cérebro masculino é mais especializado, fazendo melhor uma coisa de cada vez, o que não impede de muitos homens também desenvolverem essa habilidade.
A mulher tem mais necessidade de falar e se comunica melhor , ela fala para descansar a mente ( pensa alto )e o homem fica em silencio pensando consigo mesmo ( falando sozinho ), quando esta estressado.
Por isso discutir sobre a relação conjugal é mais difícil para a maioria dos homens.
Os homens buscam poder, status , objetos materiais e trabalho, enquanto que as mulheres buscam relacionamentos com pessoas interessantes, cooperação e compromisso.
Quanto a emoção geralmente os homens conseguem separar não se envolvendo diretamente com os problemas, eles bloqueiam, reprimem, escondem os sentimentos , argumentam com lógica ; as mulheres tem mais dificuldade em separar pois as emoções estão nos dois hemisférios cerebrais, quando ela fala de um problema ela se emociona não conseguindo separar racionalmente, por isso choram com mais facilidade.
O homem tem medo do fracasso, pois foi educado para vencer . Ele precisa de reconhecimento da mulher, ser valorizado , elevando sua auto estima, precisa ser cuidado, assim produzirá mais. Ela também precisa de carinho, atenção, romance, toque, dialogo, flores, chocolate, ambos tem interesses e necessidades diferentes que se completam para uma convivência melhor.
Quando o casal está sob pressão, o melhor é evitar conflitos, o homem se cala e a mulher fala muito, nesse momento um dos dois deve ter o bom senso para evitar choques até que o problema seja amenizado. O homem calado está em paz pensando, e quando a mulher está falando ela necessariamente não está pedindo opinião nem solução de problemas , está pedindo ajuda e compreensão. Ambos devem saber ouvir e calar no momento adequado. Mulher calada muito tempo é sinal de problema serio.
Segundo pesquisas cientificas os hormônios exercem grandes influencias sobre o comportamento humano. A testosterona no homem e o estrogênio e a progesterona na mulher ; alterando principalmente o relacionamento sexual , que vamos escrever a partir de agora.
Biologicamente o cérebro masculino foi preparado para assegurar a continuidade da espécie, daí a vontade de fazer sexo a toda hora e em qualquer lugar , só não faz devido as repressões sociais e morais.
O cérebro feminino foi programado para encontrar um bom homem que pudesse lhe dar segurança , sustento e filhos sadios .
No relacionamento sexual o homem funciona com um fogão a gás e a mulher com um forno elétrico , dizem Allan e Bárbara Pease.
Na relação sexual deve existir o antes o durante e o depois, para que ambos se satisfaçam bem, regulando seus fogões para que o calor não seja nem tão intenso e nem tão lento .
A mulher busca no relacionamento com seu parceiro, carinho, atenção sentimentos, reconhecimento, segurança, toque , cuidar da prole, pois biologicamente ela é mais monogâmica que o homem.
O homem busca sexo, nudez, variedade, fantasias sexuais, elogios, reconhecimento, valorização, procriação , proteção da prole, pois biologicamente o homem é mais poligâmico que a mulher.
Existe muito mais ficção, repressão e tabus sobre sexo, do que a realidade entre quatro paredes onde está o casal.
Para a maioria dos homens amor e sexo são coisas diferentes , para a mulher andam juntos se completam. Por isso eu acho que o amor é o equilíbrio entre paixão e ódio.
A atração entre os sexos ocorrem por semelhanças e diferenças . Semelhanças em desejos, atração sexual, interesses, atitudes, e diferenças de personalidade, comportamentos, opostos que devem se atrair para evoluir e semelhanças para se completarem como uma mola , quando esta perto quer afastar quando está afastado quer se aproximar.
Os relacionamentos são complexos porque um relacionamento a dois, psicologicamente é um relacionamento a seis, na relação consciente e inconsciente.
Homens e mulheres tem muito a mudar e aprender, sobre si e sobre os outros, um precisa do outro, ninguém é auto suficiente, mas não se deve viver em função do outro.
Goste de você e se cuide, assim encontrara alguém que também te goste, respeita e compreende.
Cuide do seu jardim que as abelhas e borboletas viram até você.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

7 comentários:

  1. A maior parte dos psicólogos quando dão para escrever, escrevem tanta imbecilidade que devia ser crime publicarem artigos enquanto profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aceitando ou não, isso é ciência comprovada a base de experimentos com o cérebro humano;não é achismo,avaliação empírica ou ideologia. É ciência ! se conformando ou não com isso, é assim que é !

      Excluir
    2. Você aceitando ou não, isso é ciência comprovada a base de experimentos com o cérebro humano;não é achismo,avaliação empírica ou ideologia. É ciência ! se conformando ou não com isso, é assim que é !

      Excluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...