quarta-feira, 11 de agosto de 2010

50 anos do GD

Hoje 05/08 estive no Colégio Estadual Gonçalves Dias, onde estudei o antigo colegial de 1973 a 1975. Como professor, lecionei varias matérias, como Psicologia, Psicologia da educação, no Colegial e no Magistério, de 1982 a 1996, quando por motivos de excessos de trabalho, pois tinha três atividades, pedi exoneração.
Recebi um telefonema de um professor amigo, o Francisco, o Chicão de Química, me convidando para as festividades desses 50 anos, cuja data de fundação foi em 1960.
As festividades serão de 23 a 29/08/10. Vou participar do jantar comemorativo em 27/08/2010, dia do psicólogo. Durante esse período, tive ótimos momentos, tanto como aluno quanto como professor, varias pessoas de minha família estudaram no GD, lecionei para irmãs, sobrinhos e sobrinhas e primos, meus filhos também estudaram lá.
Não vou citar nomes de diretores, professores, funcionários e ex-alunos amigos, pois são tantos e para não se esquecer de nenhum, agradeço a todos pela amizade e companheirismo.
Como passa o tempo. Mas a saudade, o idealismo, fica marcado em nós.
As feiras de ciências, semanas culturais, as festas juninas, as formaturas, a horta e o laboratório do Professor Reginaldo, o laboratório do Professor Nilton, essas atividades ajudei a organizar com a Diretora Mercia. Fui também presidente da APM, onde conseguimos fazer algumas reformas na escola.
A educação deveria ser a prioridade de qualquer governante consciente e serio. Sabemos da dificuldade em passar ensinamentos a crianças e adolescentes, mas este é o desafio que devemos enfrentar. Meio século, parabéns a diretoria Suzel, pela iniciativa em reunir aqueles que passaram e estão em atividade, que isso possa se repetir outras vezes, pois o que deve ficar são os bons momentos do passado, são eles que alimentam nossa alma aumentando nossa auto-estima e nos energizando com fluidos de amor, tão escassos atualmente.
Gonçalves Dias, nosso poeta e patrono, dizia:

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

È assim de devemos nos sentir , quando nos lembramos do Gonça, que foi e é a casa de muitos que por lá passaram e guardaram ensinamentos, que devemos levar para a toda a vida .
Os bons momentos não se devem esquecer, e se houveram alguns ruins, que sejam jogados no lixo para serem reciclados devidamente.
A todos que conheço e me conhecem, vamos valorizar esse momento, esses 50 anos, com alegria, servindo como estimulo para continuarmos nosso caminho e levando esperança a todos que estão vindo, valorizando a escola publica tão criticada.
Parabéns para todos nós que passamos, aos que estão e aos que virão colher ensinamentos no Gonça...

Marco Antonio Garcia
Ex aluno
Ex professor
Sempre defensor da boa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...