quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Educação para o desenvolvimento

Tanto se fala sobre educação, mas que educação precisamos e queremos.Educar é uma das tarefas mais difíceis, devido a personalidade peculiar de cada individuo, e não existem receitas prontas, o que temos são princípios básicos para se educar .
Ao meu ver por ser professor e psicólogo, acredito que alguns dos princípios básicos são : disciplina, limites, autoridade , respeito, diálogo, atenção , carinho, compreensão, ordem, progresso, preservação de valores morais e éticos, liberdade com responsabilidade e etc . Se conseguirmos aplicar todos esses componentes teremos um individuo cidadão com educação escolar, social e política . Pode parecer muito difícil, mas não é impossível uma vez que muitos paises, e conheço alguns que conseguiram isso, e continuam melhorando porser um processo constante , e paises mais novos que o nosso conseguem grandes progressos e cada vez mais , pois investem na educação do seu povo, conscientizando. Precisamos de vontade política, coragem ,investimentos sem corrupção , estar no poder par servir e não se servir .
Se cada um de nós fizermos a nossa parte , conseguiremos superar esses constantes momentos de CRISE , e nos momentos de CRISE, CRIE , e nós somos bom nisso. Devemos denunciar mazelas, exigir cumprimento das leis. Com tanta impunidade nada se constrói.
Vivemos num país maravilhoso, talvez por isso não damos tanto valor , devemos ter mais distribuição de renda, e lutarmos por ideais como “Igualdade, Liberdade e Fraternidade “ .
Foi ouvindo um discurso emocionado do Prof. Leonardo Placucci , no dia 24 de junho , dia de São João Batista, me motivei a escrever sobre esse assunto. Disse o Prof . : Que se o mundo acabasse em pedaços mesmo assim ele continuaria teimosamente a gritar de pé e a ordem para servir e acordar a sociedade que está em grande parte adormecida .
Devemos seguir os bons exemplos e temos muitos deles, e com inteligência, vontade e sabedoria , conseguiremos ser um país mais sério aos olhos dos outros e aos nossos .
Transformar as idéias em ações, fazer ,construir, acreditar , em nós mesmo elevando nossa auto estima, valorizando-nos , enfrentando as dificuldades .
Educação é transformação interior e exterior. Começando pela família, depois a escola, o trabalho e a sociedade como um todo.
Participação voluntariosa em instituições fortes e valentes é muito importante , e se uma andorinha não faz verão , pelo menos essa andorinha guiará as outras para que juntas possam transformar esse lindo país, num país mais justo e perfeito, onde tenhamos orgulho de criar nossos filhos para que eles também possam dar sua cota de sacrifício pelo bem da humanidade. João Batista e Jesus, revolucionários transformadores de uma sociedade , morreram lutando por um ideal e até hoje são lembrados pelo sangue derramado pelo enfrentamento aos poderosos que teimavam em se perpetuar num poder que não serve, pois eram vaidosos , invejosos, ciumentos, vingativos, se achavam psicoticamente deuses .
Deixemos boas lembranças e exemplos de luta; abaixo a impunidade , a educação alienada que não conscientiza e não educa para a vida e para o desenvolvimento nacional.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...