Um dos principais obstáculos à realização pessoal do ser humano é o medo de fracassar.
Este medo, geralmente tem origem na infância devido à cobrança, exigência e pouco incentivo à criança, com uma educação rígida, gerando muito sentimento de frustração.
Todos nós desejamos obter sucesso e realização profissional e pessoal. Mas se não tivermos a confiança necessária e a certeza de que possuímos as condições para realizar seja o que for que desejemos nada poderá ser obtido.
Enquanto persistir o medo do erro e do fracasso, permanecerá paralisado e deixara escapar qualquer chance de felicidade que a vida nos proporcione.
O fracasso é um elemento natural da vida. O problema é que, pessoas que não tiveram sua autoconfiança, amor próprio e auto estima desenvolvida desde muito cedo, passam a exigir de si mesmas uma perfeição impossível de ser alcançada.
De modo geral, para essas pessoas um fracasso se torna uma marca na mente, que apaga qualquer memória de êxito que elas possam ter alcançado, não valorizando seus progressos.
A aventura de viver inclui, tanto realizar nossos projetos, como falhar em algumas tentativas. Pessoas que se gabam de jamais ter conhecido um fracasso ou cometido um erro na vida, são inconscientes ou necessitam de auto-afirmação, e muito provavelmente, escondem por trás dessa atitude um sentimento de insegurança que tentam disfarçar através do auto-engrandecimento, com ego inflado, sendo mais do que realmente são, como um ovo cru com a casca frágil.
Decepções amorosas e relações que terminaram mal, costumam deixar marcas profundas na maioria das pessoas, que passam a “temer” um novo relacionamento por acreditar que não conseguirão suportar um novo fracasso, muitas vezes jogando a culpa no outro.
Para quebrar este ciclo de medo e paralisia, devemos alimentar nossa autoconfiança e auto-estima, refletindo seriamente acerca de nossas qualidades e trazendo à memória as experiências bem-sucedidas, mesmo que elas tenham terminado. Sempre é possível obter os sucessos em novas tentativas. O medo de fracassar torna as pessoas mais frias sem muito sentimento e carentes de afeto, não conseguindo receber e dar amor para si e para o outro.
Pense com o coração.
Enfrente as dificuldades, os medos somente são superados quando enfrentados conscientemente, não desista no primeiro obstáculo ou dificuldade, continue o seu caminho.
Seja você mesmo, incorpore os bons exemplos observados. Se aceite como é para poder mudar e evoluir, a mudança é uma porta que se abre pelo lado de dentro apenas, permita que seja ajudado ou procure ajuda, somente os mais inteligentes se permitem serem ajudados.
Errar faz parte da vida, mas aprenda com os erros, como diz a musica , “levanta sacode a poeira e de a volta por cima”, você pode , acredite , supere e compreenda seu passado ele já passou o que existe é o presente, e assim construirá seu futuro com medos, mas com coragem, todos nós temos medo, a diferença entre o covarde e o corajoso é que o corajoso enfrenta os medos, respeitando os limites.
De um passo de cada vez...
Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta
Artigos da coluna Psicologia no Jornal Semanário da Zona Norte desde 1999. Quadro na radio Studio 1 Web Radio, aos sábados das 10 as 12 horas. Estamos em constante processo de individuação ... Contato tel. 11 2950 4037
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoeceu!!! Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...
-
Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluin...
-
É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou...
-
Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos: O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário