terça-feira, 6 de julho de 2010

Quantos anos você tem ?

Quando nos fazem essa pergunta que parece tão simples, respondemos de forma diferente, dependendo da idade cronológica que realmente temos.
Então vejamos!
Quando nos perguntavam nossa idade e tínhamos seis anos e alguns meses, dizíamos tenho quase sete anos.
Quando estávamos na adolescência e não víamos a hora de ter dezoito anos, e tínhamos quinze, dizíamos vou fazer dezoito anos em breve.
Quando passamos dos vinte, o tempo passa tão rápido que começamos a torcer para a idade não chegar, principalmente as mulheres...
Chegamos aos trinta e aos quarenta e refletimos sobre o que fizemos da nossa vida.
Antes do século XX, quem chegava aos trinta ou quarenta já era considerado velho, pois se morria novo. Com o avanço da medicina e os medicamentos a estrada da vida se alonga alguns quilômetros (anos).
Se conseguir chegar aos setenta, você dirá: tenho setenta anos e tantos dias.
Aos oitenta poderá dizer: tenho oitenta e algumas horas.
Se passar disso, estará fazendo hora extra e o processo começa a retornar, dizendo tenho noventa anos e alguns meses, quase cem anos.
E assim caminha a humanidade é o ciclo da vida, o tempo passa tudo passa, e devemos refletir sobre o que fizemos da nossa existência passada, uma vez que o futuro esta sempre por chegar.
O presente é nosso tempo, vivamos sem tantas pré ocupações, caso contrario morreremos antes do tempo.
Vamos tentar se livrar dos números sem importância.
Vamos apreciar a natureza e as pequenas coisas.
Vamos sorrir cantar e dançar mais.
Vamos cuidar da saúde, nosso maior bem.
Vamos ter responsabilidade e menos culpas.
Ame mais e ame-se mais...


Marco A Garcia

Psicoterapeuta

Qualidades e defeitos

No inicio das relações tendemos a idealizar o parceiro (a).
Identificamo-nos com que ela ou ele tem de bom e de comum com a gente. Passado o tempo nos conhecendo melhor, começamos a nos apegar as diferenças e nas incompatibilidades, pois narciso acha feio o que não é espelho, como diz Caetano.
Buscar o equilíbrio e compreensão do outro é importante para o nosso crescimento pessoal e emocional.
Os conflitos amorosos e até profissionais ocorrem porque quando damos mais atenção a um fato aumentamos o significado que ele tem para nós.
Como nossas emoções e sentimentos dependem dos hormônios secretados por glândulas no cerebro e não no coração, e pelo fato do nosso psiquismo subconsciente ser irracional, quando focamos muito em um problema que não conseguimos resolver , valorizamos cada vez mais aumentando a possibilidade de não encontramos uma solução. Se ao contrario valorizássemos mais os fatos e casos resolvidos teríamos mais chance de encontrar solução para os problemas, pois nosso cérebro se focaria mais nos problemas e situações resolvidas dando mais significado para eles, assim elevaríamos nossa autoestima e autoconfiança ajudando a enfrentar os problemas ao invés de evitá-los.
O melhor é buscarmos equilíbrio na atenção que damos aos acontecimentos.
Por isso quando encontramos alguém colocamos nossa atenção nas qualidades aparentes e em comum com a gente, não percebendo os pontos divergentes ou negativos e aí nos sentimos enganados quando eles aparecem.
A “culpa” é do nosso cerebro que distorceu nossa visão e aí nos irritamos e focamos somente os pontos negativos do outro de forma mais intensa, esquecendo dos pontos positivos em comum.
O ideal seria colocarmos numa balança as qualidades e os defeitos ou dificuldades nossas e do outro e aí observarmos o equilíbrio sabendo que não somos perfeitos. Se a balança continuar em equilíbrio, o relacionamento poderá durar muito tempo, mas se o desequilíbrio for muito grande, as incompatibilidades e os defeitos superarem as qualidades por muito tempo, então é hora de se separarem, e se as qualidades forem maiores aí esse relacionamento poderá durar muito, e para sempre se houver compreensão, respeito, cumplicidade e lealdade.
Cada um tem 50% de responsabilidade no relacionamento, a diferença é o que cada um fará do seu 50%.
O homem espera que a mulher seja a mesma que ele conheceu no inicio do relacionamento, mas ela muda ao casar e ter filhos, assim como a mulher acredita que conseguirá mudar o seu homem, ao longo do relacionamento, mas o homem não muda, apenas adapta-se a algumas situações, mas na essência não ocorre mudanças.
Devemos manter a balança do relacionamento em equilíbrio pelo menos, pois as pessoas mudam pouco ao longo da vida, na verdade nos transformamos no que realmente somos e fomos no passado, usamos maquiagem psíquica que pode ajudar, mas um dia a mascara cai...
Por isso a busca pelo autoconhecimento é constante.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Psicoses

As psicoses são doenças mentais bastante serias , onde o individuo nega a realidade criando uma realidade própria e sem limites se perdendo em seu próprio mundo , criando uma ruptura entre o real e o imaginário . Quanto mais precoce mais grave é a psicose. Na infância ocorre o autismo, na adolescência a esquizofrenia e outras como o transtorno bipolar, as paranóias com pensamentos que fogem ao controle.
Um exemplo de psicose é quando morre alguém muito próximo e a pessoa não aceita a perda, negando por muito tempo e vivendo como não tivesse ocorrido a morte do ente querido, como no filme Psicose.
As alucinações auditivas, visuais e olfativas, os delírios, a extrema desconfiança de tudo e de todos, a agressividade, agitação com manias , insônia constante; atribuindo significados diferentes a coisas reais , isolamento continuo, comportamentos estranhos, desleixo com a aparência, crise de sentimentos sem vínculos com a realidade ou muita emotividade, dependendo da doença, são alguns dos sintomas .
As causas desses sintomas podem ser : as esquizofrenias, transtorno bipolar, psicose puerperal, medicamentos, traumatismos , álcool, drogas, doenças físicas ou neurológicas, oligofrenia, Alzheimer, stress extremo, depressão endógena.
O paciente não se percebe doente muitas vezes, por isso o quanto antes à família ou amigos identificarem o problema, encaminhando para tratamento,melhor será o resultado e não adianta questioná-lo, pois o doente não acredita que esteja doente na maioria das vezes.
Questiona-se o delírio e não o delirante, caso contrario quem está próximo também pode picar pinel....
O tratamento é medicamentoso, e as vezes internação rápida com acompanhamento ambulatorial medico e psicológico para o individuo e para a família, antes que se torne uma doença crônica, dificultando o tratamento.
Encarar o problema sem preconceitos, também ajuda.
Felizmente atualmente os doentes mentais são tratados com mais humanidade que antigamente.
Pesquisas recentes acreditam que nas psicoses principalmente na esquizofrenia e no transtorno bipolar, as afecções se sobrepõem uma á outra , com defeitos nas atuações de alguns genes e neurotransmissores .
A linha entre a normalidade e a doença é muito tênue entre nós, por isso temos um pouco de cada sintoma, o que não podemos é ter muito de uma doença só.
Sem que percebamos temos surtos rápidos de alucinações ou delírios , por isso estudasse sintomas específicos . Muitas vezes nos pegamos falando em voz alta como se estivéssemos conversando com alguém, parecendo que estamos tendo alucinações auditivas, mas estamos pensando verbalmente.
Muitos crimes ocorrem quando indivíduos estão em surtos psicóticos, mas isso não justifica a impunidade. Quem sofre violência por assalto ou seqüestro, tem delírios paranóicos, levando ao stress pós traumático, e mais recentemente as pessoas estão sofrendo por stress pré traumático com medo de que algo aconteça.
A psicose é diferente da psicopatia.
Por tudo isso devemos estar atentos aos sintomas , para aplicar o tratamento mais adequado devido as mudanças muito rápidas fazendo com que os indivíduos tenham maior dificuldade de se adaptar as realidades .
Os neuróticos constroem castelos imaginários e os psicóticos moram neles.
Fique atento a alterações comportamentais de pessoas próximas, antes que ocorram tragédias.
Mantenha o equilíbrio e procure ajuda se necessário.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapueta

Psicologia

Participando como palestrante, do Projeto Rumo do Rotary Clube nas Escolas SAA e Mazzarello, constatei o grande interesse dos alunos pelo Curso de Psicologia. Assim resolvi escrever sobre essa ciência humana, para poder auxiliar aqueles que não estando presentes no projeto possam também ser informados .
Etimologicamente o termo psicologia vem do Grego e quer dizer : Psyche - alma / Logos - razão - (estudo da alma) . Alma entendida com o a parte imaterial do ser humano, abarcando os pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos, sensações , intuições.
A Psicologia é muito importante, pois estuda os fenômenos psicológicos, para a compreensão da vida dos seres humanos. Estudando comportamentos, através da observação, analise , avaliação dos sentimentos e emoções, necessidades , interesses , atitudes, aptidões e capacidades, físicas, mentais, motoras e intelectuais.
Existem varias tendências teóricas ( escolas ) as principais são: Behaviorismo , Gestalt e a Psicanálise entre outras.
O profissional em psicologia , reúne, interpreta e aplica dados científicos relativos ao comportamento humano e mecanismos mentais. Observa e experimenta para avaliar as capacidades humanas e suas características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras, para orientação em consultório, seleção e treinamento no campo profissional, através de dinâmicas e aplicação de técnicas e testes psicológicos adequados. Estuda fatores genéticos, hereditários e suas influencias. Diagnostica previne e trata de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
O curso dura cinco anos : sendo composto de Licenciatura plena, Bacharelado e Formação Profissional.
Existem ótimas, boas e regulares Universidades , mas acredito que o bom aluno faz a diferença, se ele for bom e competente , o nome da escola ajudará mas não será definitiva, portanto pesquise bastante, e tente ser o melhor naquilo que faz.
Quanto as especializações, são inúmeras devido a grande abrangência da psicologia, cito algumas; Psicologia clinica, Psicologia comparada, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia educacional , Psicologia fisiológica, Psicologia social, Psicologia organizacional, Psicologia do esporte, Psicologia jurídica , Psicologia hospitalar e saúde ,etc. Pode-se trabalhar com pesquisas em laboratórios, junto com outras disciplinas, formando equipes multiprofissionais. Pode-se fazer Pós Graduação em diversas áreas, com especializações em áreas afins .
O campo de trabalho é muito vasto, apesar das dificuldades e concorrência que todas as áreas enfrentam, mas quando se faz o que se gosta gostando do que se faz, o sucesso pessoal e financeiro se concretiza um dia .
Características que ajudam na profissão ; Interesse pelos problemas e conflitos humanos, equilíbrio emocional, flexibilidade, intuição, saber ouvir, sociabilidade, observação, concentração boa memória e gostar de estudar sempre.
Vou relatar um pouco da minha área de atuação que é a área clinica. Sou psicólogo Clinico, psicopedagogo com especialização em Psicologia Analítica ( Baseadas nas Idéias de Carl. G. Jung ) . Trabalha-se em consultório, de preferência com equipe multiprofissional e interdisciplinar, atendendo ( crianças, adolescentes, adultos ou idosos) que buscam estar bem consigo mesmo, querendo melhorar cada vez mais, se aceitando para poder provocar processo de mudanças em busca da individuação ( processo de realização do si-mesmo ).
As pessoas geralmente tem receio de falar que fazem ou fizeram analise, psicoterapia, aconselhamento ou terapia de apoio, pois acredita-se que somente quem está com algum distúrbio mental procure ajuda. Falso engano, pois que está muito mal,emocionalmente, com neuroses ou psicoses crônicas, raramente conseguem procurar ajuda sozinhos. Hoje em dia felizmente o preconceito tem diminuído muito, apesar da psicologia ainda ser elitista pois poucos tem condições de pagar um processo terapêutico individual . Procura ajuda quem tem conflitos , ou problemas como todos nós e querem encontrar a melhor forma de enfrenta-los , muitos procuram para viver melhor , buscando compreensões e qualidade de vida, se conhecendo mais, estravazando seus conflitos e estresses, para um profissional que vai entende-lo e orienta-lo ajudando-o a se ajudar, criando confiança e vínculos empáticos.
Quando o individuo procura ajuda nem sempre o conflito está somente nele, muitas vezes, está na família,ou no meio social em que ele convive, e por ele ser mais sensível acaba captando esses problemas e não conseguindo cataliza-los . Hoje em dia acredita-se que a maioria das pessoas precisem de psicoterapia, para poderem se conhecer melhor, vivendo melhor consigo mesmo, assim viverá melhor com o mundo interior e exterior. Afinal de contas , não nos esqueçamos do provérbio que diz “De medico e louco todo mundo tem um pouco “. O normal é termos um pouco de cada psicopatologia , o que devemos evitar é ter muito de uma coisa só , pois aí estaremos nos extremos , e devemos estar no equilíbrio apesar do equilíbrio ser dinâmico e exigir de nós muita habilidade emocional para suportarmos, o cotidiano.
Acreditemos em nós, pois estamos em constante processo de desenvolvimento educacional e maturação psíquica . e o fim só Deus sabe...


Marco Antonio Garcia
Psicologia Clinico , psicoterapeuta e psicopedagogo.







JURAMENTO



Como Psicólogo eu juro que, ao penetrar no intimo de meus semelhantes, estarei tentando compreendê-los e ajuda-los, esforçando-me em dissipar-lhes os medos, dúvidas e angústias, fazendo com que tenham em si mesmos o controle de suas emoções e problemas, para com isso abrir-lhes o espírito, auxiliando-os na conquista de seus ideais de felicidade e realização .

Preconceito

O que é preconceito?
Como diz a palavra é um pré conceito. É uma opinião antecipada, sem uma base séria, com intolerância. Mas porque todos nós temos algum preconceito? Será que é porque narciso acha feio o que não é espelho, como diz o Caetano ?.
Apesar se sermos todos muito parecidos devido ao DNA, independente de raça ou sexo, todos vamos morrer um dia e viraremos pó e o mais importante é o fomos aqui e o que deixamos de lições e exemplos bons.
Pode alegar vários motivos para se ter preconceitos, assim como muitos são os preconceitos por exemplo: Pode ser racial, regional, por religião, por opção sexual, pelos deficientes( visuais, auditivos, físicos ), pelas mulheres, pelos homens, por questões físicas ( gordo ou magro, alto ou baixo , feio ou bonito) condição financeira sendo pobre ou rico, ou cultural.
O ser humano as vezes se acha melhor ou pior que o outro, se sentindo discriminando, ou por inflação de ego ou inveja, ódio, ciúme, inferioridade ou superioridade. Se cada um trata-se da sua própria vida sem se meter na vida alheia, seria mais feliz e com menos preconceitos.
Não critique o outro pelo que ele é, pois um dia você poderá ser parecido, talvez esse também seja o grande medo dos preconceituosos.
Seja você mesmo como é, se aceitando compreendendo e melhorando no seu processo evolutivo. Supere seus preconceitos vendo o outro como você é em essência energética, cada um com suas qualidades ou dificuldades. Antes de criticar, ajude, antes de pisar, estenda a mão, seja um humano civilizado, faça ao outro o que gostaria que fizessem com você.
Seja menos intolerante, sem ser permissivo, pois somos parte do mesmo universo e retornaremos e nos reuniremos ao todo cósmico, onde somos todos iguais. Respeitemos as diferenças carnais, só assim seremos mais felizes...
E não se esqueça que você é o que se fizer ser .
Que em 2006 todos possamos estar melhor que em 2005.
E saiba que por pior que seja a situação vai passar, tudo passa, acredite em você .

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Poder

“Querer é poder , mas quem tudo quer tudo perde ‘’ .
Já ouviram esse provérbio ?
O poder que não é para servir e sim para se servir ,corrompe , violenta , torna o individuo arrogante , principalmente quando se apega a ele . O poder traz também muita vaidade , estrelismo muitas vezes artificial e vazio, e transforma o individuo, seu caráter e personalidade deixando-lhe cair a persona( mascara ) e vindo a tona sua sombra ( defeitos ).
Mandar é mais fácil do que pedir e saber fazer .
Se quisermos conhecer profundamente um ser humano, é só lhe darmos o poder, assim veremos quem ele realmente é .
Como disse Einstein “ Eu só conheço duas coisas infinitas; o Universo e a ignorância humana. No entanto , ainda tenho dúvidas se o Universo é infinito” . O ser humano ou aprende pelo amor ou pela dor, ou morre sem aprender , por isso devemos estar aprendendo e transformando sempre .
Algumas pedras brutas não se lapidam como deveriam , muitas vezes por insegurança e recalques outras vezes por índole ou falta de ética e moral .
Nos apegamos demais a tudo e a todos e não vivermos bem o suficiente, somos prisioneiros de nós mesmos e do nosso consumismo capitalista , isso não quer dizer que não devemos ter conforto e viver bem, mas sem avareza, pois o que se leva dessa vida é a vida que agente leva , vivendo o presente , trazendo do passado as boas lições para que possamos ter um futuro melhor , mas devemos viver o presente que é uma dádiva . Deveríamos agradecer mais do que pedimos , quem muito pede quer o peixe e não aprender a pescar .
O poder pode trazer alegrias ou tristezas, ser utilizado para o bem e bondade ou para o medo e a maldade, dependendo de como é utilizado . Quem quer ter muito poder e controle ,na verdade é muito inseguro e paranóico, virando um tirano , ao contrario daquele que tem poder e sabe delegar , pois confia, orienta e superviziona e é muito competente, não tendo medo de perder seu lugar, para esse o sol brilhará cada vez mais , pois é justo e está bem consigo mesmo .
Viva a vida com amor , se tiver poder use- o com sabedoria, e não se esqueça que a vida é como uma roseira, com suas flores e perfume mas também com seus espinhos .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico.

Personalidade

Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades , atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um . Englobando interação, organização , e individualidade , fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso , em equilíbrio faz o individuo ser o que é, se aceitando para poder mudar sempre, se aperfeiçoando e se respeitando.
A personalidade é formada pela estrutura ( a base , o alicerce contendo componentes hereditários, pessoais e ambientais e se forma até a adolescência ) e conteúdos, ( relacionados às vivencias familiares, escolares, sociais , religiosas, culturais , que vão dar o detalhe de acabamento pessoal podendo ser de primeira linha ou não ) , dinamizando a personalidade permitindo ao individuo se desenvolver e compreender sua existência, através de opiniões , valores e sentimentos .
Outros termos são usados para compreendermos a personalidade, como o caráter, o temperamento e os traços.
Caráter pode ser entendido como os aspectos morais , reações afetivas, sendo a marca pessoal de cada um .
Temperamento está associado a fatores hereditários e constitucionais, que influenciam na maturidade emocional , fazendo com que o individuo seja mais ou menos agressivo por exemplo , perante as situações conflitivas da vida.
Traços de personalidade, são características mais duradouras do individuo , aqueles que são mais constantes no convívio consigo mesmo e com os outros. Jung desenvolveu tipos psicológicos bastante divulgados hoje em dia como a extroversão ( pessoas que focam mais sua atenção no mundo externo de fatos, coisas e pessoas, e que vivem o agora , primeiro agir depois pensar ) e a introversão ( pessoas que se orientam por fatores subjetivos, o foco da atenção está no seu mundo interno , analisando o momento antes de agir e vivenciar, primeiro pensar depois agir ), normalmente temos os dois tipos , mas um prevalece.
Temos também as funções : pensamento ( pessoas que apreciam a organização a lógica e valores universais ) , sentimento ( valorizam as pessoas e coisas, buscando valores pessoais ) , sensação ( são pessoas práticas detalhistas e realistas, voltadas para o agora, o concreto o que existe. ) e a intuição ( pessoas que buscam o valor intrínseco das coisas e as possibilidades futuras , vendo o todo e não as partes , são criativos e inovadores, porem distraídas ) .
Existem muitas teorias de personalidade, mas sabemos que o que fomos, somos ou seremos, depende de nossos interesses e necessidades.
Erich Fromm, psicólogo, desenvolveu em sua teoria, cinco necessidades humanas básicas que são : necessidades de relacionamento, de transcendência , de segurança, de identidade e de orientação .
Estamos em constante processo de desenvolvimento e ajustamento, e se não nos ajustarmos poderemos ter problemas de conduta , e transtornos de personalidade como : Transtorno de personalidade paranóide, esquizóide, anti-social , querelante, histriônica, anancástica, ansiosa, dependente, entre outros.
Para tanto devemos ter muita sorte ( sorte sendo a interação entre a competência com o aproveitamento de oportunidades no momento adequado ) , para continuarmos nosso caminho em busca da individuação.

“Durante muitos anos
esperamos encontrar alguém
que nos compreenda,
alguém que nos aceite como somos,
capaz de nos oferecer felicidade
apesar das duras provas.
Apenas ontem descobri
que esse mágico alguém
é o rosto que vemos no espelho . “

( Richard Bach )


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Perdão

Pedir perdão e ser perdoado por alguém seria o ideal.
Perdão está muito próximo do amor ágape, apesar de que amar é não precisar pedir perdão, e o auto reconhecimento pela ofensa, pois o perdão é de dentro para fora, sem magoas ou ressentimentos, que faz muito mais mal a quem não perdoa ou se perdoa. Como uma moeda com duas faces, de um lado alguém precisa reconhecer que errou ou ofendeu e se arrepender e do outro lado alguém aceitar as desculpas e as ofensas recebidas. Sabemos que não é fácil perdoar ou pedir o perdão, pode levar tempo, mas somente os evoluídos conseguem com humildade tolerância e compaixão, os egoístas e os arrogantes não conseguem.
Perdoar é fazer uma limpeza profunda interior. Segundo James C. Hunter, no livro O monge e o executivo, perdoar é não ter ressentimento quando for enganado ou prejudicado, lidando de forma afirmativa e desapegando-se do ressentimento não gastando energia inutilmente.
Se quiseres seguir em frente e tiver poucos momentos de felicidade vingue-se do outro, mas se quiseres ser feliz por muito mais tempo, perdoa e peça perdão pelos seus atos, arrepende-te.
Cometer erros é humano para persistir neles não reconhecendo os e não se perdoando é quer se punir se culpar, e projetando no outro a culpa, sofrendo e fazendo o outro sofrer.
Quem perdoa se liberta de sua própria prisão, abrindo as portas da transformação e evolução superior.
Guardar magoa e ressentimento faz mal para a saúde mental e física, podemos desenvolver doenças auto imunes e auto destrutivas. Mesmo que não tenha que pedir perdão a outro ser, peça para você mesmo de seus atos quando se cobrar por não conseguir fazer as coisas do que queria, sendo perfeccionista, intransigente com você mesmo, você é humano, reconhecer que errou reflita sobre o erro e evolua, pois nada é totalmente negativo assim com o tao chinês e sua relação com o yin e o yang, sendo um constante recomeço , buscando o equilíbrio da vida que é constante.
Pessoas que não perdoam, têm mais problemas físicos, como dores nas costas, e problemas psíquicos como o estresse, depressão ansiedade e outro, perdoar e se perdoar faz bem para a saúde física e mental dizem as pesquisas, como diz o ditado popular, tira o peso das costas o fardo que pesado da culpa.
O pecado e o perdão é muito forte na cultura ocidental principalmente a judaico cristão, para os orientais a compaixão está mais presente e significa sentir com o outro compreender aceitar e perdoar, mesmo não concordando com o ato que pode ter sido violente, mas você não vai mudar o passado o que precisa e cuidar das feridas psíquicas e só a compaixão e o perdão podem curar, fazendo bem a você mesmo.
Mentalize a pessoa que te feriu e peça para que Deus a ilumine e proteja eliminando sua ira sobre ela e assim aliviara suas magoas e ressentimentos, repita o mantra da Compaixão “OM MANI PEME HUNG”, varias vezes, assim limpara sua alma se libertando e mandando vibrações positivas para aquele que te ofendeu e feriu, só assim construiremos um mundo melhor através do amor ao próximo.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo

Pecados Capitais

São tantos os pecados que cometemos no dia a dia que seria difícil enumera-los. No entanto vou abordar os sete pecados capitais estabelecidos pela tradição cristã. Descreverei comportamentos ligados aos “pecados”, uma vez que podem ser benéficos ou maléficos dependendo da intensidade. Os sete pecados são: Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e a Luxuria.
A vaidade também conhecida como soberba, é o mais terrível dos pecados, pois a pessoa se considera superior aos outros, tendo uma imagem distorcida da realidade, delirando, tendo necessidade de aparecer, chamar a atenção para si, tendo sede de poder, somente ressaltando suas qualidades e não percebendo suas dificuldades e limitações. `Podemos ter vaidade, tendo amor próprio, se cuidando, isso é bom, mas em excesso ou ausência em que a pessoa se abandona não cuidando do seu aspecto físico e psicológico é o que faz o pecado.
A inveja é denominada a arma do incompetente, quando a pessoa se compara a outra pelo que tem ou é se sentindo inferior, com baixa estima e ao invés de trabalhar para conquistar com seus próprios méritos, torce para que o outro perca o que conquistou, gerando a cobiça. A inveja é positiva quando você vê algo com alguém ou na mídia e trabalha para adquirir pelos seus próprios méritos sem precisar roubar do outro. Se gostar de algo, conquiste admita o bom gosto do outro e possua. Como diz o ditado: Não me inveje, trabalhe e conquiste, acredite em você.
A ira se manifesta através de suas frustrações, humilhações recalcadas ao longo de sua existência, com rancores, ódio, gerando reações agressivas contra si e contra outros que nada tem a ver com seus problemas. Enfrente-os, supere-os, fale de seus sentimentos, não guarde desabafe, caso contrario o maior prejudicado será você mesmo. Conheça-te a si mesmo, e só assim controlará sua ira, sem projetar no outro. Trate o outro como gostaria de ser tratado. Use sua ira a seu favor ela também pode ser positiva.
A preguiça, que gera falta de vontade e iniciativa, deixando para amanhã o que pode e deve ser feito hoje, pode ter como causa, depressão, acusando os outros pela sua falta de garra ou competência, levando a vadiagem e a perda do caráter e acompanhada da inveja pode gerar ira. Não se acomode, reaja, seja um eterno aprendiz.
Podemos ter momentos de preguiça, ociosidade merecida, durante umas férias ou após um árduo trabalho, mas em excesso ela te destruirá e afetará aqueles que estão próximos a ti.
A avareza, com apego exagerado a bens materiais e ao dinheiro, leva a pessoa a ganância, estando ligado a vaidade e a inveja. Podem ser pessoas sem limites em ter, mas não desfrutam do que conquistam, acreditam que vão viver para sempre, mas caixão não tem gavetas. Por isso é bom ter dinheiro honesto para desfrutar com prazer, alegria e felicidade. A generosidade traz prosperidade interior e exterior.
A Gula não está ligada apenas aos prazeres gastronômicos, e sim ao ter mesmo sem precisar. Podemos ter mais do que precisamos, mas vamos achar que temos menos do que merecemos. O guloso por tudo na verdade é um fraco insatisfeito e carente afetivo. Todo excesso é condenável, pois vira um vicio negativo. Se alimente do que precisa e merece.
A Luxuria vai alem do vicio por sexo, significa se entregar a prazeres físicos, a corrupção dos costumes morais e éticos. Evite esse vicio em excesso, a sexualidade, o bem vestir o bom gosto é natural e importante, mas sem obsessões ou compulsões.
Todos nós temos um pouco de cada um desses comportamentos, o que não podemos é ter muito de um só.
Podemos optar pelas trevas ou pela luz, temos o livre arbítrio.
Busque o equilíbrio emocional para crescer e se desenvolver sem excessos ou ausência de qualidades. Tudo pode ser dosado e assimilado positivamente. Tenha vaidade sem ser vaidoso, sinta inveja positiva sem ser invejoso, expresse sua ira contra as maldades humanas e não contra si mesmo, respeite sua ociosidade e momentos de reflexão de solidão solidária sem ser preguiçoso, adquira bens e usufrua em vida sem ser avarento. Aproveite os prazeres da boa mesa, saboreando o que gosta, tendo amor próprio sem ser guloso. Desfrute dos prazeres do corpo e da beleza humana sem desrespeitar o seu próximo, ou exagerar na luxuria.
Enfim faça tudo isso sem cometer excessos, e sem sentir culpas, não queira ser julgado pela sua própria consciência, pois esse é o pior julgador.
Seja livre e tenha bons hábitos.
A vida é bela, sabendo vive-la.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo/psicoterapeuta

Paternidade

Muito se fala sobre a maternidade, e pouco sobre a paternidade .
Com as mudanças sócias entre homens e mulheres, surgem cada vez mais pai moderno , atual, presente e sensível mas firme como educador , pai que fica em casa enquanto a mulher trabalho fora, devido ao desemprego e outros motivos. O que está acontecendo com a nossa sociedade atual, quantas transformações e inversões de valores, uns bons outros nem tanto.
Será que os pais também podem cuidar tão bem dos filhos como as mães ?
Como exercer uma paternidade moderna?
Muitos dizem que o pai também deve ficar “grávido” com a mulher, participando da gestação antes do nascimento da criança, indo ao médico, comprando o enxoval. Colaborar com a mãe , ser participativo, propiciar um ambiente de respeito e atitudes que valorizem a relação . O homem pai atual e moderno mostra seus sentimentos, tristezas , alegrias e afetos, não tendo que ser apenas o provedor, a autoridade, o bravo, que a educação matriarcal impõe ao homem desde pequeno, não podendo chorar, tendo que ser valente, macho, produtivo e herói, muitas vezes morto. Deve impor limites, disciplina e autoridade com amor e carinho e muito diálogo com os filhos. E se acontecer uma separação, o que fazer?
Devemos lembrar que na separação, é com a mulher a ex-esposa e não com os filhos, pois não existem ex-filhos. Assim o casal deve ter uma atitude civilizada perante a educação dos filhos, sem competições e disputas judiciais por pensões e guarda, que prejudicam em muito o desenvolvimento da criança, e convivo constantemente com esses casos em consultório, onde a criança não é o problema, mas está com problema devido à separação mal resolvida, o problema está nos pais, esses sim precisando de tratamento. Às vezes da vontade de aplicar a sabedoria do Rei Salomão. Pai e mãe são para sempre, pois mingúem pediu para nascer, mesmo com o crescimento dos filhos o papel de pai é fundamental, evitando assim complexos psicológicos paterno que esbarram no desenvolvimento emocional e profissional dos filhos. A mulher atual ou ex , pode e deve colaborar com esse novo pai, ajudando o orientando , a maior beneficiária será ela mesma, dividindo tarefas , dividindo responsabilidades , desde que o casal seja saudável emocionalmente, assim todos ganham . As mulheres mais modernas e equilibradas gostam desse tipo de homem que divide com elas a tarefa de educar os filhos.
Tudo o que escrevi seria muito bom se acontecesse, mas devido aos conservadorismos, tradicionalismos, ressentimentos, magoa, ódio e preconceitos, poucos homens conseguem exercer a paternidade moderna, muitas vezes até porque algumas mães por medo de perder o controle sobre os filhos, impedem uma participação dos pais, ou usam a maternidade no caso de separação para punir os pais, sem perceber que quem mais perde são elas e os próprios filhos alem dos pais responsáveis que gostariam de participar do processo de desenvolvimento educacional de seus filhos. Não podemos generalizar, pois cada caso é um caso. Existem ótimos pais e mães assim como péssimos pais e mães muitas vezes irresponsáveis e aproveitadores dos próprios filhos , achando que são suas propriedades .
O bom de tudo isso, é que a sociedade está evoluindo, mesmo que lentamente, mas de vagar se vai longe...
Pai equilibrado é importante para os filhos serem mais saudáveis.


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e Acupunturista

Para ter sucesso

Para ter sucesso não é fácil, primeiro saiba que dá muito trabalho. Somente no dicionário é que a palavra sucesso vem antes de trabalho.

Vou passar algumas dicas já conhecidas para ter sucesso.

1- Elogie as pessoas, assim você será mais querido.
2- Ao cumprimentar, tenha um aperto firme de mão, isso mostra segurança e confiança.
3-Olhe nos olhos da pessoa com quem está falando mostrará mais sinceridade.
4- Gaste menos do que ganha, sempre tenha uma reserva financeira.
5-Perdoe e perdoa- se, esse é um bom remédio para as doenças da alma.
6- Trate os outros como gostaria de ser tratado, colhemos o que plantamos.
7- Tenha amigos e colegas confiáveis.
8- Quando lhe contarem algo guarde segredo, coloque- se no lugar do outro empaticamente.
9- Curta os momentos de alegria e prazer.
10- Agrade, elogie e recompense as pessoas do seu convívio.
11- Sorrir sinceramente rejuvenesce.
12 - Aceite ajuda quando precisar, não seja orgulhoso.
13- Cumpra com seus compromissos em dia, elimine problemas.
14 - Agradeça mais pelo que conseguiu do que pelo que quer conseguir sem muito trabalho, ore, medite, reflita.
15 - Acredite em você e nos outros, se de e de uma nova chance, seja mais humano e civilizado.
16 - Não se precipite ao tomar decisões, pare e pense , respire fundo, não haja por impulso e sobre tensão.
17- Respeite os indefesos e os mais frágeis, você aprenderá com eles, principalmente os animais e a natureza.
18 - No trabalho seja competente, goste do que faz assim se destacará e terá sucesso.
19- Seja humilde, um campeão se mostra na derrota.
20 - Tenha esperança, acredite na lei da atração, não tire a esperança do outro.

Viu como é fácil, em vinte sugestões que conhecemos e raramente aplicamos conseguiremos o sucesso.

Vai começar quando!

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta.

Vicios

Todos nós estamos buscando algo; às vezes encontrarmos, outras vezes não; quando encontramos ficamos satisfeitos, e continuamos outras buscas. Os viciados também estão buscando algo, no entanto interrompem essa busca antes do tempo.
Os heróis sempre têm objetivos e os alcançam, por isso são admirados , pois enfrentam perigos, e os superam.
Jesus disse certa vez “Buscai e encontrareis” , aqueles que desistem das provas que lhes são atribuídas pelos outros ou por si mesmo, tornam-se fracos, viciados. O viciado não olha para dentro de si mesmo, se auto engana , não admite ter errado, fica preso pelo medo ,e se acomoda.
Quando você para no meio do caminho, pode viciar-se, se deixar seduzir pelas pseudofantasias fora da realidade.
Existem varias formas de vícios. Quando extrapolamos os limites e o equilíbrio, e vamos para os extremos ,e é nos extremos que surgem as patologias psicossomáticas, como o excesso de : dinheiro , fama , poder, conhecimento, trabalho , prazer , comida , bebida, idéias religiosas fanáticas , e as drogas em geral etc , . Por isso não devemos nos entregar aos vícios pois nos acovardamos e não enfrentamos novas experiências.
O preguiçoso se vicia pois para de buscar.
Quem vive está sempre aprendendo , se lapidando indo do carbono ao diamante , se integrando , em busca da individuação como disse Jung , e assim a consciência se expande .

Exemplos , sugestões e reflexões de vícios que levam ao desequilíbrio psicossomático.

A aqueles que tem Compulsão por comida.

Aqueles que são gulosos compulsivos, estão em busca de amor, aprovação auto estima, recompensa, mas num nível inadequado, pois essa busca deve ser de dentro para fora e não de fora para dentro como se faz com a comida.

Aos Alcoólatras

Os alcoólatras buscam um mundo ideal sem conflitos ou problemas, e fogem dos seus próprios problemas através das bebidas , são pessoas carentes, que almejam um mundo melhor , mas nada conseguem fazer , e aí se afogam no seu próprio oceano.

Aos Fumantes

Os fumantes buscam comunicação, liberdade ,e o sucesso enganoso, gostariam de estar sempre em evidencia , buscam identificação masculina ou feminina, precisam de contato , e almejam um mundo maravilhoso. Como a conquista disso é muito difícil , substituem pelo cigarro e sua fumaça, se envolvendo com essa nevoa em busca dos verdadeiros objetivos.

Aos Drogados

Aqueles que fumam maconha , tentam fugir dos problemas , forjando uma situação agradável , pois o haxixe diminui a dureza da vida, tudo fica maravilhoso, mas quando se volta à realidade seus problemas aumentaram , e o ciclo continua.
No caso da cocaína , esse viciado tem fome de amor, busca o sucesso, quer aumentar seu desempenho ,quer ter mais coragem, mas quando também volta a realidade e a vê como realmente é, se deprime e inveja os outros negativamente , agride, se destrói . Num momento vão da felicidade a infelicidade.

Somente devemos ter aquilo o que realmente conquistamos ou criamos, fora disso é fantasia . Aos poucos poderemos conquistar o que queremos e podemos , não adianta alterar a natureza ela tem sua própria velocidade .
A pressa também é um vicio.
Com essas orientações não pretendo criticar ninguém, apenas levar a reflexão sobre os nossos potenciais, e para que possamos ser mais felizes naturalmente e não artificialmente, cavando masmorras aos vícios e erguendo templos às virtudes .
Faça ao outro o mesmo bem que gostaria que te fizessem.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Nosso corpo fala...

A forma como nos expressamos através dos gestos, postura, voz e o olhar, diz muito sobre o que pensamos. Quando estamos conversando com alguém ou observando, podemos analisar a pessoa para saber se ela está sendo autentica ou não e o que ela está querendo nos dizer através da linguagem do corpo. Vou descrever um conjunto de sinais sinteticamente que dará pistas sobre o que o outro está querendo ou pensando.
Voz Alta - Quem fala muito alto, está querendo chamar a atenção para si; podem ser pessoas imaturas, inseguras e com ressentimentos, controladoras e provocadoras.
Voz baixa - Pode indicar insegurança ou tentar dissimular as reais intenções, pode estar triste, ou se sentindo pouco importante e impotente.
Voz melosa e sensual - Quer seduzir o outro para que façam aquilo que ela quer, podendo dizer uma coisa e pensando outra.
Corpo – Quanto ao corpo quando inclinado para a lateral indica amizade sincera, para frente é sinal de interesse e para trás significa pouco interesse ou mínimo. Quando pessoas sem intimidade se aproximam demais de nós é porque estão invadindo nosso espaço querendo nos dominar. Quem fica balançando o corpo principalmente as pernas é porque está ansioso. Sacudir a cabeça demonstra descontentamento com aquilo que está sendo dito. Coçar a cabeça indica indecisão. Braços abertos indicam amizade para com os outros. Braços cruzados indicam proteção e desconfiança. Quanto às mãos, quando alguém aperta as próprias mãos é porque busca apoio, se os dedos estão unidos formando um triangulo, indica segurança, enquanto que entrelaçadas, indicam impaciência. Com relação às pernas, quando estão afastadas indica que a pessoa e segura e sincera, cruzadas com um joelho sobre o outro indica autoconfiança, se cruzadas e estendidas indica necessidade de dominação. Com relação aos pés se estiverem balançando ou batendo indica impaciência e nervosismo, se a sola estiver inteira no chão indica honestidade e equilíbrio.
O sorriso franco se percebe quando os cantos dos lábios se erguem e a boca entreabre-se. No sorriso falso a boca forma uma linha curva com os cantos erguidos. O bocejo nem sempre indica sono, pode indicar também que a pessoa está com problemas ou entediada. Quando há sinceridade as bochechas se elevam, se houver ironia, o movimento da boca provoca uma ruga na bochecha. Quando o queixo está erguido demonstra arrogância. Quando se está com medo o queixo fica retraído e abaixado, escondendo-se.
A expressão dos olhos também é muito importante, pois quando estamos alegres o olhar brilha, quando estamos em duvida ficam estreitados à sobrancelha levantada e a testa franzida.
Quando está mentindo a pessoa desvia o olhar ou baixa o olhar. Uma pessoa segura de si apresenta olhar tranqüilo, simpático e natural.
Quando o nariz está franzido, indica insatisfação e desagrado, e quando está empinado, mostra arrogância e esnobismo.
Claro que essas são dicas das expressões corporais, pois envolvem vários outros fatores, mas ajuda para que você não seja enganado, portanto continue sendo observador e cauteloso com relação ao outro.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta

Irritabilidade

Como sabemos a irritabilidade é uma resposta excessiva a um estímulo.
Irritamos-nos quando as situações não se manifestam do jeito que gostaríamos, pois queremos dominar, controlar, fazer com que o outro concorde conosco de qualquer jeito, pois achamos que estamos certos.
Estamos diariamente expostos a vários estímulos, quer sejam emocionais, eletromagnéticos de vários tipos de ondas, causando confusão nas ligações neuronais com possível baixa no neurotransmissor serotonina, responsável pelo humor e sensação de bem estar.
Pessoas sob estresse constante, ansiosas, depressivos, com TOC, problemas emocionas ficam mais agressivas e se descontrolam mais facilmente devido as alterações da serotonina, recomenda se alimentação com base em carboidratos para aumentar os níveis de serotonina, dizem ao pesquisadores .
Os pais devem observar o comportamento dos filhos quando pequenos, pois se apresentarem muita irritabilidade deve observar e levar ao pediatra, pois pode estar se manifestando doenças infecciosas.
A irritabilidade é um traço de personalidade que esta presente em vários transtornos de personalidade.
Quando estamos bem com agente mesmo, quase nada nos incomoda, mas quando estamos aborrecidos com o trabalho, com os estudos, com os amigos, familiares, filhos, transito, companheiro (a), TPM, qualquer ato que nos contrarie é o suficiente para ficarmos frustrados, ate agressivos, e muito irritados.
Irritamo-nos com os mais próximos por estarem mais próximos e por nos conhecerem mais, os semelhantes positivos se atraem, mas os negativos se repelem.
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, a ira, é o sentimento do fígado, nosso reservatório de emergia. Sua manifestação está nos olhos e nas unhas. E sua cor é a verde.
A irritabilidade está presente nos consultórios de psicoterapia, devido à dificuldade do ser humano se relacionar com o outro e consigo mesmo, não aceitando as opiniões alheias nem se aceitando, não querendo ser contrariado, fazendo birra como na infância. No entanto a melhor forma de equilibrar e termos sobre equilíbrio nossa irritabilidade é conversando com o outro, dialogando e não querendo impor nossas vontades e querendo que o outro concorde sempre.
Somente evoluímos no desbastar da pedra bruta se autolapidando para se transformar numa pedra preciosa, isso leva tempo, e o tempo é o melhor remédio para algumas doenças.
Estamos em constante processo de mudança e lapidação, uns mais rápidos outros mais lentamente dependendo das características de personalidade de cada um. Não podemos ler o pensamento do outro, assim precisamos dialogar para compreender as relações humanas. Quando estamos mais sensibilizados, fragilizadas, nos sentido inferiorizados e com a auto estima rebaixada não deveria mos provocar situações que com certeza vai nos irritar.
Faça uma auto-análise e conscientize se de que você pode ser melhor do que é.Pense positivo , atraia bons fluidos.
Às vezes não gostamos de alguma atitude alheia, reflita se você também não tem algo semelhante e por não aceitar em você não aceita no outro, o outro é nosso espelho, daí as simpatias, as antipatias e as indiferenças.
As nossas frustrações são proporcionais as nossas pretensões.
Se estivermos carentes, mas somos autoritários, nos afastamos dos outros e cada vez ficamos solitários, sejamos amáveis compreensivos, democráticos, assim seremos mais felizes.
Gostamos de reconhecimento, valorização, elogios, mas todos também esperam isso, somo diferentes em relação aos outros e a nós mesmo, nossa mão tem cinco dedos um diferente do outro e se dão muito bem são interdependentes. Se fossemos como os dedos das mãos nos irritaríamos menos e seriamos mais felizes, não acham...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Inveja

O que é inveja ?

Inveja é um sentimento que mistura ódio , ciúmes, desgosto,de uns em relação a felicidade ou posses de outros.O invejoso quer ter ou ser o que o outro tem ou é sem esforço próprio, as vezes através de meios ilícitos, por achar que não tem competência para conseguir , assim deseja que o outro não continue a ter, que não seja feliz, por ele não estar conseguindo ser . Essa é a inveja que chamo de negativa e patológica, um dos pecados capital, podendo se associar a cobiça, vandalismo e a violência, como no filme: Os sete pecados capital .
O invejoso é inseguro, irônico, desconfiado e insensível, se mostrando superior, quando na verdade se sente inferior, racionalizando as situações, preocupado mais com o comportamento do outro do que consigo mesmo, não encarando as verdadeiras causas de sua inveja.
Temos a inveja positiva, por admiração, aquela onde vemos algo e queremos ter, por achar bonito e bom, mas adquirir por competência, por bom gosto, admiração sem desejar mal ao outro. Os adultos diferentemente das crianças, mostram menosprezo e indiferença perante a inveja, enquanto que as crianças choram, agridem, mordem para mostrar que estão com inveja do outro.
As propagandas se baseiam na inveja, isto é divulgam coisas para que os consumidores possam adquirir por identificação. Todos nós sentimos inveja, não é somente um sentimento humano, independe da idade e até os animais sentem inveja, sendo uma reação instintiva e natural .
Muitas pessoas sentem inveja por não acreditarem em suas potencialidades, e sim em suas inferioridades, e na baixa auto estima, se sentindo discriminadas, com preconceitos, podendo inverter valores, se transformando até em marginais, para subtrair do outro aquilo o que ele não acredita que possa comprar com seu esforço, se dizendo as vezes vitima do desenvolvimento social . No entanto conhecemos muitas pessoas humildes, idôneas, trabalhadoras com índole que conquistam seus objetivos com muito suor sem precisar usar de meios ilícitos .
Quem só vê defeitos nos outros, pode estar com inveja.
Admirar as qualidades de outra pessoa, ou pelo que faz ou que é demonstra inveja positiva, desde que se esforce para adquirir essas características.
A inveja patológica atinge tanto ricos quanto pobres, assim pode se transformar em doença psíquica e precisa ser tratada .
Podemos ter vários tipos de inveja positiva como: querer ter as mesmas qualidades dos outros, mesmo modo se ser, de se comportar, de se relacionar.
A inveja patológica é narcisista; por detrás da fofoca ( falar mal de outrem) está escondido a inveja, devido ao sentimento de superioridade ou inferioridade.
Os ídolos, ou pessoas famosas são vitimas de invejosos, através de boatos ou fofocas, com a finalidade de eliminar as diferenças entre o ídolo e o fã.
Os invejosos têm medo de mostrar a sua insuficiência ou incapacidade e esse processo é muitas vezes inconsciente e pode ser auto destrutivo, ou querer a destruição do outro, até com a morte, as vezes .
Existe inveja entre amigos, familiares, no trabalho ou lazer .
Na fabula da formiga e da cigarra ( brasileira ) , temos exemplo da inveja negativa, e como diz o ditado, “ não me inveje , trabalhe ” para conquistar o que conquistei.
Sinta inveja sem ser invejoso, tenha vaidade sem ser vaidoso, tenha orgulho sem ser orgulhoso, sinta amor e não ódio ou paixão.
Tenha inveja de coisas boas e se empenhe para obter por seus próprios meios e não para destruir o que o outro conquistou. Não inveje a “ sorte” do outro, trabalhe e seja competente como ele, e assim será mais feliz.
A felicidade está nas pequenas coisas.
Dinheiro não compra felicidade, só aumenta o que você já tem.
Seja feliz do seu jeito, cada um é o que é e mingúem é igual .

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano

Inteligencia

O que é inteligência?.
Quando consideramos um individuo inteligente acima da media, talentoso ou gênio ?.
Todos nós somos inteligentes, pois usamos o raciocínio e temos consciência de nossa existência . Nós psicólogos consideramos inteligência , a capacidade de perante problemas seja qual for encontrarmos solução e se adaptarmos a situações novas. Sabemos que existem vários tipos de inteligência como: a lingüística ( compositores, escritores e poetas – James Joyce ) , a lógica ( cientistas, matemáticos e filósofos- A . Einstein ) , a naturalista ( biólogos, ambientalistas , os que cuidam da natureza – Charles Darwin ) , a musical ( músicos, compositores – Mozart ),a intrapessoal ( psicólogos – Freud e Jung ) , a interpessoal ( professores, artistas, políticos ) , a cinética ( atletas, dançarinos , cirurgiões, mecânicos – Pelé ) , etc. Os seres mais talentosos desenvolvem o poder intelectual , para determinadas habilidades , Temos os polímatas que desenvolvem varias áreas do conhecimento , como Leonardo Da Vinci , que era mais que um polímata,, ele provavelmente tinha a capacidade e habilidade para fazer trabalhar com harmonia varias áreas do encéfalo, coisa rara , talvez devido a uma hipermetrofia dos hemisférios cerebrais.
Uns indivíduos exploram com mais habilidade uma área do que outras, daí se desenvolverem mais em determinadas áreas do conhecimento , com inteligências múltiplas . Assim é importante desenvolvermos varias habilidades em equilíbrio, pois quem gasta muita energia numa coisa só, vai faltar para outra , por isso vemos nos gênios figuramos malucas e as vezes desequilibradas, também sabemos que somente os anormais se destacam e se sobressaem, mas pagam um alto preço por isso, cada um deve optar pelo caminho deve seguir , você é dono do seu destino . Se conseguirmos um equilíbrio entre o racional e o emocional, com inteligência já estará bastante bom . Muitas vezes não conseguimos desenvolver nossas capacidades intelectuais como deveríamos , por vários motivos , até de oportunidades e ambientais, por isso talvez de vez em quando surgem personalidades talentosas e não efêmeras criadas pela mídia , pois quem é bom é bom sempre. E não por momentos ou modismos.
Evite ter complexos de inferioridade, somos todos diferentes na existência mas iguais na essência, aproveite sua energia ancestral da melhor forma .

Marco Antonio Garcia

Psicologo

Insonia

É grande o numero de pessoas que sofrem de distúrbios do sono, e podem ser crônicos ou esporádicos, e muitas vezes tomam pílulas para dormir, que combatem os sintomas mas não as causas. A insônia pode ser consequncia de muitos distúrbios mentais , bem como questões ambientais( pressões profissionais do dia a dia ), físicas( dores, comida, bebida, ronco e vícios em geral ) e psicológicas( estresse, depressão, ansiedade, etc ). O sono é uma necessidade humana primária, assim como o sexo, a fome etc. O sono repouso nosso corpo, tanto que passamos em media um terço de nossa vida dormindo. No entanto para dormirmos bem, tanto nós humanos como os animais, procuram locais seguros, confortáveis e silenciosos. O sono tem vários estágios, começamos com o sono leve, depois o moderado e depois o sono profundo que é fundamental para o repouso do corpo e liberação de hormônios, após esse período sonhamos, e tudo recomeça . Se não dormimos bem, acordamos irritados e cansados. O sono e os sonhos que representam vinte e cinco por cento do sono ,são muito importantes para a nossa existência, e ás vezes não damos o devido valor, e a conseqüência pode ser a insônia, principalmente quando confundimos realidade com fantasia, preocupações com medos.
Devemos dar a mesma importância que damos á nossa vida diária à nossa vida onírica, quando fazemos isso nos sentimos em paz, mas se a nossa vida diária não está bem nossa vida onírica isto é a do mundo do sono e dos sonhos também não vai estar bem. Lembro-me de um trecho de uma musica que diz mais ou menos assim: “Sonhei que estava acordado, acordei para ver e estava dormindo”.
Ou aquele sonho do chinês Wang, que sonhou ser uma borboleta, voando nos bosques e quando acordou não sabia se era um chinês que sonhava ser uma borboleta ou uma borboleta que sonhava ser um chinês . Muitas pessoas associam o sono com a morte. Quando dormimos relaxamos nossos controles, e o sono exige que nós confiemos e nos entreguemos ao desconhecido ,ao inconsciente,mas ficamos desconfiados, com medo. Se não dormimos bem é porque não conseguimos nos desligar da vida consciente, que é quando estamos acordados. Quando temos insônia, é porque estamos com medos; dos nossos sentimentos, do que é irracional, de perdas, do inconsciente , do mal, da escuridão, da solidão e da morte.
Apegamo-nos muito ao nosso intelecto, a nossa consciência diurna,e não nos desligamos nem a noite dormindo, dizendo que não sonhamos, ou não nos lembrando, mas o sono nos leva ao reino da noite, permite-nos viver, em nossos sonhos, aquilo que deixamos de viver durante o dia e assim restaura o nosso equilíbrio psíquico.
Segundo a psicossomática, quem sofre de insônia , tem dificuldade em desapegar-se do controle consciente e tem medo do próprio mundo inconsciente, e assim levamos para a noite nossos pensamentos, preocupações, e pelo contrario deveríamos usar o sono e os sonhos para nos darem possíveis soluções de problemas do cotidiano e não lutar contra eles, e sim buscar soluções.
O que as pessoas que sofrem de insônia deveriam aprender é encerrar o dia de tal forma que possam entregar-se totalmente à noite e as leis que a regem, e tentar descobrir o que está na raiz do medo e enfrentar.O que falta aos insones é autoconfiança para entregar-se e desapegar-se da vida material e relaxar e pedir ajuda ao inconsciente, seu mundo interior.
Para podermos relaxar devemos nos desligar do dia, da parte racional,consciente, pois tudo que é monótono aborrece o hemisfério esquerdo da córtex cerebral e faz com que ele abandone o controle, passando para o lado direito que é menos racional. Meditação, oração, contar carneirinhos, concentração em um ponto fixo, observar pêndulos de equilíbrio, prestar atenção na respiração, nos batimentos cardíacos, fazer o que não gosta, forçando a mente a relaxar , ajudam a levar da atividade para a passividade.Os insones crônicos têm medo da noite.
No outro lado, quem tem sono excessivo, dificuldade de acordar, deve analisar o seu medo diante das exigências do dia a dia . Acordar é enfrentar responsabilidades, dormir é entrar em contanto com um mundo melhor, mais fantasioso, infantil.
Assim como o ato de adormecer tem relação com a morte, o despertar se assemelha ao nascimento.
O problema está na unilateralidade. A solução é o meio-termo , o equilíbrio, é dinâmico e assusta as pessoas levando-as para os extremos que são mais estáticos. Por isso, a morte e o nascimento são arquétipos, pois estão enraizados em nós e fazem parte de um processo existencial sem limites no tempo e no espaço.
Durmam em paz sem medo de morrer, e acordem como estivessem nascendo para uma nova vida todos os dias, sei que é difícil mas devemos tentar e acreditar sempre .
Que a partir de 2001, todos possam dormir tranqüilos, acreditando em si mesmos , para enfrentar o dia a dia, de uma forma mais saudável e feliz com paz e saúde, sem medos, pois a cada noite morremos e nascemos para um novo dia, e que o dia de hoje seja melhor que ontem e pior que o amanhã .


MARCO ANTONIO GARCIA
PSICÓLOGO CLINICO
Artigo para o jornal O semanário da Zona Norte, para o dia 07/04/2001.

Gagueira (tartamudez)

A gagueira ou tartamudez é uma das principais formas de disfluência, atingindo mais o sexo masculino que o feminino.
É um distúrbio do fluxo e do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos ou repetições de sons, sílabas, palavras ou frases, acompanhado por tensão muscular, rápido piscar de olhos, respiração e caretas.
As causas da gagueira apresentam várias teorias , podendo ser: orgânicas, neurológicas, glandulares, funcionais ou psicológicas , enfim psicossomáticas, envolvendo vários profissionais da área da saúde .
Na minha área de atuação que é a psicológica, trabalho os aspectos emocionais da gagueira ( sensibilidade, segurança, relacionamento).
Alguns estímulos diminuem a gagueira como : Auditivos, Rítmicos, Canto, Tonalidade e Intensidade. O objetivo psicoterápico é o de fazer com que a pessoa fale de modo aceitável, em qualquer situação em que seja necessário a comunicação .
O papel da família e da escola é muito importante na aceitação e na colaboração da promoção da auto confiança do gago .
Todos nós em algum momento de ansiedade ou estresse, gaguejamos, pois estamos com medo de enfrentar a situação , o que é normal, e quando dominamos a situação , o fluxo flui com naturalidade , como um rio em seu curso .
Quando alguém é gago, a fala não flui naturalmente, sentindo medo e esse medo se localiza simbolicamente no pescoço. O papel do pescoço é ligar a cabeça ao corpo, ou seja a parte de cima com a parte de baixo ou do inconsciente para a consciência .
A sensualidade também está envolvida na dificuldade do gago, pois ele precisa se soltar , conquistar espaços, contatos, relacionamentos, se desinibindo para se relacionar mais livremente.
O gago normalmente é tímido e inibido tendo dificuldade de expressar seus sentimentos, se controlando impedindo o livre acesso de suas idéias e desejos.
Costumo dizer que a pessoa não é gago , está gago.
Quando conseguir dizer o que tem vontade, enfrentando seus medos e receios francamente , não haverá mais motivo para a gagueira. No entanto isso tudo não é fácil, mas o tempero da vida está em desafiarmos nossos limites com limites em busca de mais momentos de felicidade que estão no nosso intimo, e buscamos fora .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Dois cerebros !!!

Temos um encéfalo com dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que se cruzam. Assim o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo controla o lado direito do corpo.
O lado esquerdo é racional, intelectual e no trabalho diário usamos mais esse lado. O lado direito é mais intuitivo, emotivo.
Enquanto o lado esquerdo se desenvolve enquanto trabalhamos, o lado direito se desenvolve quando estamos sonhando, viajando, meditando ou não fazendo nada, quando estamos ociosos e é nessa situação em que surgem as idéias criativas.
Platão, o filosofo grego, já falava da diferença entre os dois hemisférios cerebrais há mais de dois mil anos.
No Oriente há milênios, já exercitavam os dois lados cerebrais através do Tao, do yin e do yang que se completam. Se raciocinarmos muito, não criamos e vice e versa, por isso deve haver o equilíbrio.
O lado esquerdo é intelectual, abstrato, convergente, detalhista, objetivo, assim os profissionais que tem essas características utilizam mais esse lado.
O lado direito é intuitivo, divergente, imaginativo, subjetivo, flexível, místico, assim os profissionais que tem essas características utilizam mais esse lado. Tendo também os profissionais que conseguem equilibrar os dois lados.
Quando estamos com problemas, é melhor utilizarmos o lado direito do cerebro, se afastando do foco para percebê-lo melhor.
O lado esquerdo é mais extrovertido e comunicativo. O lado direito é mais introvertido e tímido, precisando ser mais bem trabalhado e o desenvolvemos, passeando, viajando, ouvindo musica, desenhando, sorrindo, mudando o visual e através da ociosidade criativa.
O lado esquerdo tende a se acomodar, resisti a mudanças, se alienando às vezes. O lado direito, liberta, transforma, enfrenta os conflitos, por isso ambos devem estar em equilíbrio, pois somos um em dois.
Para perceber como o cerebro nos influencia faça o seguinte exercício:
Gire a perna direita no sentido horário e com a mão direita faça o numero seis no ar e perceba o que acontece...
Nosso organismo é fantástico, cuide do seu corpo e da sua mente, como dizia o filosofo, quando a mente estiver sã o corpo também estará.

Marco A Garcia
Psicoterapeuta

  Adoeceu!!!               Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...