sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alcoolismo

O uso de bebidas alcoólicas é muito antigo, beber faz parte de hábitos e costumes de diversas sociedades e culturas, enquanto outras as proíbem . A grande questão está no limite entre o beber socialmente e o uso abusivo e nocivo das bebidas alcoólicas, devido a diferença metabólica de cada individuo .
Os critérios usadas para definir alcoolismo dependem do prejuízo pessoal e social sofridos por quem abusa e por aqueles que convivem com o alcoólatra, e nos sinais de abstinência/dependência, causando prejuízos físicos, mentais, familiares, profissionais e sociais .
O individuo pode-se considerar alcoólatra quando a bebida se torna uma prioridade, com um desejo descontrolado de beber, perdendo o controle do consumo, e não tendo consciência disso. A Síndrome de abstinência se caracteriza por tremores, náuseas, insônia, ansiedade etc., podendo ocorrer convulsões, chegando ao delirium tremens. A tolerância ocorre quando o desejo de beber e a necessidade são cada vez maiores para se obter o mesmo efeito . Os prejuízos começam quando ocorre abandono de interesses, atividades ou prazeres, sentindo prazer apenas na bebida.
A dependência psicológica chega quando o individuo não se considera um viciado, acreditando que pode parar quando quiser; ledo engano.Recusa-se a ouvir aqueles que querem o seu bem, e culpa a família, o governo, o patrão, a realidade, por suas dificuldades . Enquanto não se conscientizar de que é um alcoólatra continuará sofrendo e fazendo os outros sofrerem, entrando num processo de auto destruição.
Os alcoólatras são pessoas que querem um mundo ideal, sem problemas ou conflitos, mas evitam enfrenta-los, e usam o álcool para se iludirem. Buscam contato intimo com as pessoas, tornando-se desinibidos, criando amizades fora da realidade saudável. A bebida serve como uma tentativa de preencher o vazio em busca de um mundo melhor, sem conflitos e cheio de amor e tudo o que impedir esse ideal é afogado nas bebidas , engolindo seus problemas goela abaixo.
Os prejuízos ocorrem também no aparelho gastrointestinal, cardiocirculatório, sistema nervoso,geniturinário,provocando também doenças psíquicas ( neuroses e psicoses ).
A mulher grávida e os adolescentes, também são muito prejudicados pela bebida.
A pessoa que bebe acima do seu limite, fica falante, agitada, sem reflexos e com rubor facial; podendo causar esquecimento ou amnésia de fatos ocorridos durante a embriaguez.
As causas podem ser hereditárias e ambientais, entre outras e dependendo do metabolismo de cada um .
O tratamento é complexo, pois depende de cada caso,, no entanto o primeiro passo é a conscientização do problema e a interrupção total do uso de bebidas. Depois vem a desintoxicação e a avaliação dos danos buscando o tratamento mais adequado. A pessoa precisará de muito esforço pessoal e apoio dos mais próximos.
Acompanhamento médico e psicológico são muito importantes, buscando as causas e motivos que levaram a pessoa a beber descontroladamente, auxiliando na resolução dos conflitos construindo uma personalidade mais estruturada e amadurecida, lidando com as adversidades da vida que todos temos sem precisar se refugiar na bebida.
Os grupos de auto ajuda (AAA- Associação dos Alcoólicos Anônimos ) e outros, são muito importantes na recuperação tanto que o lema é “Se você bebe , o problema é seu, mas se você quiser parar de beber , o problema passará a ser nosso .”


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...