sexta-feira, 23 de abril de 2010

Anorexia

Apesar de estar na moda falar sobre anorexia é a doença psiquiátrica que mais mata muito no mundo e não é um estilo de vida, como dizem muitas meninas.
Para não ser considerada anoréxica o índice de massa corporal mínimo deve estar em 17,5 Kg/m² . Faz parte do grupo dos transtornos alimentares junto com a bulimia, a obesidade e a vigorexia. Pode atingir pessoas de todas as raças, camadas sociais e sexo, mas com maior freqüência em mulheres de classe media jovens.
As características da anorexia são: a recusa da pessoa em manter seu peso corporal dentro da faixa normal, sendo uma perturbação na auto percepção do esquema corporal, onde há recusa em se alimentar, causando obsessão pela magreza e medo de ganhar peso.
Algumas atividades como a de modelo tem habitado os sonhos de muitas meninas e mães na busca da fama junto com estilistas que exigem cada vez mais medidas mínimas, causando inveja em outras mulheres normais com dificuldade de perder peso.
No caso da modelo Carolina, que faleceu, seu IMC era de 13,5Kg/m², causando sua morte por inanição. A questão do peso feminino é bastante cultural, pois na renascença, as mulheres mais fofinhas eram as preferidas, pois anunciavam saúde fértil, no entanto atualmente nossa cultura valoriza a magreza, principalmente no mundo da moda, onde as modelos devem ser cabides ambulantes.
Será que os homens preferem esses cabides?
Em 95% dos casos ocorrem em mulheres jovens. As anoréxicas geralmente são rígidas, meticulosas, perfeccionistas, obsessivas e não gostam de perder o controle das situações, e não se acham doentes. È sabido que mais de cinqüenta por cento do risco de desenvolver anorexia é atribuído à genética, mais os fatores socioculturais mal adaptados junto com estresse ou traumas. O ambiente seria o gatilho, mas as predisposições genéticas seriam a arma e o tratamento inclui psicoterapia, reeducação alimentar e medicamentos e às vezes internação hospitalar.
Os sinais que os pais e amigos devem observar são: não gostam de comer junto com a família, fala em peso e dieta o tempo todo e usam roupas largas para esconder a magreza, buscam sites de anorexia, tem alterações hormonais, suspensão da menstruação, ficam deprimidas, fazem bastante atividade física e não comem ou comem muito pouco e tomam laxantes.
Para ajudá-las, mantenha próxima da família, eleve sua auto estima, e se não adiantar procure ajuda profissional antes que seja tarde. Elas não percebem que já estão magras, pois tem distorção da própria imagem apesar de que toda mulher acha que precisa emagrecer dois ou três quilos.
Acredita se que a anorexia não é uma doença de modelos, mas de meninas que querem ser modelos e que já trazem essa predisposição, uma vez que varias princesas e outras pessoas famosas que não são modelos também sofrem ou sofreram de anorexia que traz mais custos do que benefícios.
A bulimia e outros transtornos também devem chamar a atenção, pois também são doenças psiquiátricas e podem estar associadas.
Ame-se e se aceite como é, buscando melhorar sempre, mas sem obsessões que te levem a desequilíbrios psicofísicos que poderão custar sua saúde e sua vida.
Que os leitores dessa coluna em 2007 realizem seus objetivos com saúde, paz, prosperidade e muita fartura.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...