quinta-feira, 1 de abril de 2010

Homossexualismo

Escrever sobre homossexualismo é complexo, devido ao preconceito social. Todos nós seres humanos somos andrógenos, possuímos características masculinas e femininas tanto biologicamente quanto psicologicamente.
Biologicamente o cromossomo xy( masculino ), evoluiu do cromossomo xx( feminino), segundo as pesquisas mais recentes .
As causas do homossexualismo são muitas, podendo ser biológicas, psicológicas, hormonais e ambientais, incluindo as educacionais.
Psicologicamente todo homem tem características femininas inconsciente ( anima-alma, sentimento ) , e toda mulher tem características masculinas ( animus- razão ) inconsciente .
A maioria dos animais são homossexuais, alguns são hermafroditas . Entre os humanos por questão de educação e cultura o preconceito pela opção sexual é muito maior .
Somos hermafroditas( possuímos os dois sexos ) no inicio da gestação e devido aos hormônios sexuais, que formam os órgãos genitais e dependendo da quantidade desses hormônios tanto no homem quanto na mulher podem influenciar na sexualidade . Por questões sociais o homem é muito mais discriminado sexualmente do que a mulher, mas a homossexualidade é comum nos dois sexos, podendo ser passivo ou ativo . Há culturas em que os homens andam de mãos dadas e se beijam, sendo normal. Na nossa cultura latina, há mais discriminação com relação ao homem e muito menos com relação à mulher.
A sexualidade se apresenta numa escala que varia desde mulheres muito femininas, pouco femininas, mulheres masculinizadas e as homossexuais femininas, assim também acontece com os homens que podem ser muito masculinos, pouco masculinos, homens feminilizados e os homossexuais masculinos . Hoje se fala do homem heterossexual que tem um comportamento metrossexual ou outras denominações, devido a sua vaidade e cuidados pessoais.
O importante é respeitarmos cada um de acordo com sua opção de vida e sermos respeitados , sem brincadeiras de mal gosto , podendo gerar agressividades desnecessárias.
É importante a discrição , sem escândalos que aumenta a discriminação, sabendo diferenciar o homossexual do transformista ou transexual e até o bissexual .
Deve-se estar consciente da opção, se não estiver procure ajuda profissional e se aceite como é para evoluir sempre e ser feliz como é .



Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                                         Amar a si mesmo Você se ama? Está feliz com sua vida? Procura tomar dec...