sexta-feira, 23 de abril de 2010

Avoado

Todos conhecemos alguém que é avoado , distraído ou inquieto. Quando isso é em excesso talvez estejamos perante um caso de TDA ( Transtorno de Déficit de Atenção ) .
Suas características são : desatenção , impulsividade e hiperatividade . As possíveis causas são : de origem genética, hormonal ( dopamina ), ou comportamental e educacional, podendo causar transtornos na escola, no ambiente familiar, no trabalho e no convívio com as pessoas. , precisando de tratamento psicoterapico que é fundamental pois dará ferramentas para que a pessoa se reestruture e melhore sua auto estima que é bastante baixa. Alguns medicamentos ajudam a pessoa a se concentrar melhor e se controlar buscando o equilíbrio , a doença ainda não tem cura, mas pode ser controlado e muitos pesquisadores não consideram uma doença e sim um funcionamento diferente do cérebro .
As pessoas que tem TDA se desculpam por mexer em coisas que não deveriam, fazem comentários fora de hora, por ser desorganizado, por ser esquecido ou perder objetos importantes. As vezes se sente culpado pelas responsabilidades que não consegue controlar . Quanto a impulsividade a pessoa tem muitas idéias e não sabe qual escolher ou colocar em pratica .
O portador de TDA desenvolve um super foco, se concentrando muito em uma coisa só, e se dispersando por outras. Estão sempre ligados a tudo muito alertas, mas sem se concentrar, se sentindo perdido, sem rumo. Existem pessoas com TDA, que mesmo sendo obsessivas, melancólicas ou histriônicas (que quer ser sempre o centro das atenções), tem uma vida social. Nem todo hiper ativo é um TDA, é preciso um diagnostico diferencial para não rotular as pessoas .
No entanto quem tem esse transtorno pode tirar proveitos, pois é uma pessoa com muita energia, criativa, e ousada, mas deve tomar cuidados para não exagerar pra não ter prejuízos pessoais. Um livro muito bom sobre o assunto é “Mentes inquietas – entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas”. Um livro bem humorado que ajuda as pessoas a lidarem bem com o problema, tirando o lado bom do transtorno.
Se você tiver alguns dos comportamentos abaixo procure ajuda pelo seu próprio bem:
1- Dificuldades em manter a atenção em situações de rotina.
2- Dificuldade em ouvir os outros
3- Incapacidade de terminar coisas, sempre começando outras.
4- Desorganizado no tempo e no espaço.
5- Dificuldades em expressar seus sentimentos.
6- Dificuldades em planejar o futuro, e ter objetivos.
7- Sentir-se tedioso, letárgico, desmotivado, sonhar acordado.
8- Dificuldade de ficar sentado, ficando inquieto, buscando conflitos.
9- Fala de mais ou de menos.
10- Dificuldade em aprender, não se concentrando, querendo pular etapas.

Cuide-se, tenha amor próprio, você é a pessoa mais importante.


Marco Antonio García
Psicólogo Clínico

Um comentário:

  1. gostaria de saber mais sobre esta doença se pode jama de doença eu estou encluida nesta 10 respostas sou sim desde criança mais esta me atacano cada vez mais estou com 34 anos

    ResponderExcluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...