sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ambição

Todo ser humano tem algum grau de ambição. No entanto alguns não tem limites e quando querem conseguir algo, fazem sem olhar quem está a sua frente. Esse é o ambicioso, que pode ter seu auge, mas também terá sua queda, a historia nos mostra isso.
Profissionalmente é positivo termos ambições, vontade de conquistas e sucesso, sendo determinado e ousado naquilo que faz, levando a vitória profissional, sem necessariamente “pisar nos outros”.
O ambicioso tem muitas características que podem ser boas ou más, ele é um protagonista do sonho real. Atrai ou afasta as pessoas dependendo do seu interesse para atingir suas metas. Pessoas que passaram por dificuldades na infância, podem se tornar mais ambiciosas ou motivadas, para chamar a atenção e superarem suas dificuldades, para provar que são capazes e para serem reconhecidas pela sociedade .
Segundo estudos, a ambição tem um forte componente genético. Como também as pessoas mais motivadas tem maior ativação no sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções. As pessoas com bastante auto estima e persistentes tendem a ter mais sucesso em seus empreendimentos. Até os animais tem ambição e liderança, mas sem a consciência que temos, dependendo das necessidades e interesses, de conquistar os objetivos.
Para conquistar nossos espaços temos que matar um leão por dia, para sobreviver razoavelmente, enquanto que a maioria não consegue nem chegar perto desse leão, enquanto outros tem um zoológico de leões domados, entenderam!.
A religião também influencia no grau de ambição, algumas religiões estimulam mais os indivíduos a terem bens do que outras, sem considerar pecado.
Os mais ambiciosos aproximam pessoas, grupos de fãs e fanáticos, podendo se tornar perigoso se fugir ao controle, devido a uma identificação projetiva. Muitos se acham semideuses arrogantes e vaidosos, se sentindo acima de todos com poder e distante da realidade, com ganância, megalomanias e tiranias, despertando a sombra que há em cada um de nós no seu lado mais negativo e destrutivo, como dizia Josh Billings: “A ambição é como a fome, sua única lei é seu apetite”.
Ter ambição não é ruim, desde que se saiba o que fazer com ela, com satisfação e realização pessoal, com motivação e vontade para crescer na vida com ética, integridade e competência.
Seja ambicioso sem se auto destruir ou destruir o seu próximo.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...