quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vingança

Vingança ou Justiça, o que buscamos ?.
De qualquer forma sentir–se vingado ou justiçado , dá prazer ao ser humano. Muitos indivíduos busca ser ofendido, apenas para poder se vingar, para mostrar que é forte, vitorioso e vencedor. Prova disso são os inúmeros processos no judiciário em busca de “direitos” , ofensas morais, calunias e difamações , muitos justos outros nem tanto.
Pesquisas na área provaram que quando uma pessoa acompanha a punição de outra que ela não gosta ou lhe causou danos, uma área do cérebro chamada núcleo caudado é acionada, respondendo com o sentimento de recompensa . Ninguém gosta de ser trapaceado ou enganado, e se sente no direito de vingar-se ou fazer justiça .
Como diz os ditados populares; vingar-se é como saborear um prato de sopa quente, deve se comer pelas beiradas . Quem bate esquece, mas quem apanha nunca esquece .
Na mitologia grega temos a tragédia de Medeia, que se vingou do marido matando os dois filhos que teve com ele , devido a sua traição. Medeia, a feiticeira também é mãe do Medo .
Existe também uma grande relação entre vingança e obsessão, pois acionam a mesma região cerebral . A sede de vingança ou justiça é inerente ao psiquismo humano, em alguns com maior intensidade, buscando até profissões afins, como a Advocacia .
Achamos que somos “civilizados ” , pois temos leis, normas e regras, nem sempre cumpridas, com brechas ,várias interpretações, aumentando a sensação de impunidade e insegurança , beneficiando uma minoria .
Um dos códigos mais antigos é a lei de talião “olho por olho, dente por dente ” .
Com o surgimento do Estado, surgem às leis, o Judiciário, os advogados, a policia, para defenderem os injustiçados, tentando buscar um equilíbrio entre a vingança selvagem e o que passamos a chamar de justiça.
No entanto as leis e o Estado devem ser fortes, caso contrario , os crimes ficam sem a punição devida, e o crime não pode compensar, os interesses financeiros não podem se sobrepor a Justiça humana . Crimes devem ser punidos com severidade e justiça, sem corrupção , caso contrario não sairemos dessa barbárie, correndo o risco de se fazer justiça com as próprias mãos, pois a sociedade está com “os nervos a flor da pele ’’ , e isso é muito perigoso, podendo perder o controle social.
Apesar da vingança ser prazerosa para o ser humano, não podemos permitir que ultrapasse os limites do bom senso, ou perderemos o pouco do equilíbrio que conquistamos ao longo dos séculos, e voltaremos à selvageria.
O que queremos é Justiça, e não vantagens invejosas, em todos os sentidos . Justiça também da prazer , segurança e recompensa .
Abaixo os interesses financeiros, que abarrotam os Tribunais de processos.
Busquemos mais paz, serenidade , para que possamos viver de forma mais saudável e feliz !!!
Que tudo seja justo e perfeito ...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapueta e acupunturista .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...