sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cansaço

Muitas pessoas se queixam de cansaço constante, fadiga e desanimo.
De onde vem esse cansaço. Será mais físico ou mental ?

O esforço físico, gera cansaço e fadiga, mas numa boa noite de sono, podemos recuperar as energias físicas.
O cansaço mental é diferente, apesar de já estar provado que o nosso encéfalo ( cérebro ) não se cansa, pois não descansa nem quando estamos dormindo. Quanto mais usamos mais fortes mentalmente ficamos, semelhante a capacidade intelectual, quanto mais aprendemos, mais sabemos e mais caminhos se abrem para novos conhecimentos, aumentando as conexões nervosas.
O que é então que faz com que nos cansemos tanto ?
Segundo as pesquisas recentes, nosso cansaço ou fadiga que tanto reclamamos deriva de nossas atitudes emocionais, é isso que mais nos desgasta; os problemas psíquicos, que não conseguimos resolver no dia a dia e vão se acumulando, como as preocupações em exagero que muitas vezes não se concretizam, a violência que causa insegurança, nossos pensamentos obsessivos, compulsivos e persecutórios, nossos medos devido à luta pela sobrevivência diária, que causam tensões que mexem com os hormônios neurotransmissores ( serotonina, dopamina, noradrenalina) que acabam entrado em desequilíbrio, causando o stress negativo, causando desanimo e as vezes depressão, tédio, ressentimentos, com sentimentos negativos sem amor próprio ou baixa auto estima ou auto conceito.
Muitas pessoas se sentem inúteis, sem serem, e que não se permitem ter momentos de ociosidade que pode ser bastante produtivos, ficando ansiosos, causando um nervosismo que irrita e “dói na alma” .
Reclamamos constantemente que o tempo passa muito rápido e não percebemos que quem faz nosso tempo interior somos nós mesmos com a nossa ansiedade patológica.
As exigências que sofremos ou procuramos para poder se mostrar melhor aos outros e nas competições do dia a dia, a necessidade de estar em destaque é que causam esse desgaste e fadiga.
Sabemos que tudo isso é passageiro, pois tudo passa um dia, é só termos um pouco de paciência e tolerância com a gente mesmo, mas continuamos sofrendo, querendo cada vez mais bens materiais, sem perceber que o maior bem esta dentro de nós, ou ao nosso redor e na simplicidade das coisas, mas o consumismo e a necessidade de ter ao invés de ser nos coroe e sangra nossos valores, nessa constante luta pela sobrevivência num país desigual , inseguro e violento. Mas cabe a cada um de nós encontrar a paz interior, relaxando, repousando, aceitando e evoluindo constantemente .
Recomeçando sempre , com paz , amor e buscando a felicidade nas pequenas coisas ...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...