sexta-feira, 7 de maio de 2010

Viver bem...

Como viver bem hoje em dia ? .
Será que dinheiro compra felicidade ?
As mais diversas correntes filosóficas nos dão orientações de como viver bem, apesar de terem sido criadas a mais e de dois milênios, acredito que ainda hoje podemos aplicar muitos ensinamentos das correntes filosóficas greco-romanas principalmente . Através dos tempos o ser humano sempre passou por altos e baixos, o que muda é o progresso, as invenções, o consumismo , mas a essência continua muito parecida.
Estamos constantemente buscando a felicidade, mas onde está a felicidade ? A filosofia nos diz que devemos serenar as turbulências da nossa alma. Dizendo também que devemos ter pouco para sermos felizes, não tendo muitas tarefas ao mesmo tempo, buscando a euthymia, que é a tranqüilidade da alma.
Segundo Demócrito não devemos sobrecarregar nossa agenda diária pois sobrecarregaremos nosso espírito e nos angustiaremos. Devemos eleger as prioridades sem sofrimento, descartando o que não for útil e necessário, não sobrecarregando nossa mente com supérfluos, eliminando o que não for premente, controlando e não sendo controlado pelos problemas, pensando em coisas boas que tragam paz e serenidade.
Seja estóico , aceitando os tombos, para poder se levantar e continuar a caminhada , sendo persistente justamente nas adversidades, assim poderá mudar e melhorar sempre.
Ser estóico é ser sereno e equilibrado nas vitórias e nas derrotas, o vencedor se conhece nas derrotas .
O equilíbrio é o constante movimento não ficando nos extremos.
Devemos viver com sabedoria , vivendo de acordo com a natureza, com simplicidade, tanto no vestuário, na alimentação, nas palavras e no estilo de vida, sem possessões, obsessões e compulsões.
Devemos aceitar as situações como são para poder enfrentá-las e muda-las , não adianta darmos murro em ponta de faca.
Perante uma situação não se desespere, sempre haverá uma solução.
Devemos mais ouvir do que falar, por isso temos dois ouvidos e uma boca.
Muitas vezes nos preocupamos mais com os problemas dos outros do que com os nossos, não adianta fugir pois os problemas estão dentro de nós e somente nós poderemos resolvê-los , cada um tem o problema que precisa para evoluir ,e deverão estar sob nosso controle.
Você não pode controlar o pensamento e o humor do outro, não se sinta atingido pelo que não te pertence, não seja uma esponja numa enchente e não seja controlador . O dinheiro pode comprar conforto e mordomias mas não comprará felicidade, e caixão não tem cofre , lembre-se disso. Mais do que viver muito é viver bem cada dia.
Não reaja contra a ira alheia , ignore, senão você será o saco de pancada que o outro está procurando. Não seja dependente dos outros, tenha a sua própria independência ou no máximo uma interdependência.
Acredite em você e tenha esperança, a sua felicidade depende de você e não dos outros . Se você estiver bem consigo mesmo, estará bem com o outro .
Quanto ao tempo, esquecemos que o único que existe é o presente, viva o dia de hoje com responsabilidade, pois a vida é curta , não fique preso ao passado, pois ele já passou e não vai mudar ,relembre apenas os bons momentos e não sofra pelo futuro, pois ele não chegou e será construído através do seu presente.
Portanto viva o presente , por isso se chama presente.
Temos medo da vida pela certeza da morte, domine seus medos e viva seu presente.
Atraímos o que pensamos. Pense positivo.
Valorizamos muito mais o ter do que ser , quanto mais temos mais queremos, e cada vez mais preenchemos o vazio sem fundo.
O homem sábio cuida do dia de hoje. Basta viver com simplicidade, dizia Epicuro, essa é a verdadeira felicidade.
A felicidade está dentro de nós e não externamente, o dinheiro pode acrescentar comprar conforto e decorar o que já temos, mas nunca comprar a felicidade.
A palavra é de prata, mas o silencio é de ouro, não se esqueça dessa ditado antigo, quanto mais se fala mais se entrega, carroça vazia faz mais barulho.
Sorria sempre que possível, até nas adversidades , o sorriso traz a juventude interior. O bom humor torna a vida mais fácil.
Desenvolva suas virtudes através de treinamentos e hábitos .
Seja o que você quer ser e será.
A única certeza que temos da vida é a morte, por isso não morra em vida antes do tempo. O filosofo Sêneca, dizia que por mais que te espantes, aprender a viver não é mais que aprender a morrer, ele desprezava a morte, e assim vivia melhor. Muita gente morre de medo de morrer, por que será ?
Os romanos diziam : lembre-se de que vai morrer, e nos torturamos pela única certeza da vida, e esquecemos de viver o dia a dia.
Aceite a idéia da morte enfrentando a vida e agradecendo a cada manhã por mais um dia. Assim chegaras ao envelhecimento de uma forma sadia e feliz e em paz consigo mesmo , se precisar voltar um passo volte para dar mais dois ou três, seja mais flexível .
Enquanto estiver vivo independente da idade , mantenha-se ativo , nunca desista dos seus sonhos, nunca é tarde para começar ou recomeçar algo.
Continue sua busca pela felicidade com simplicidade, serenidade, sabedoria, vivendo o presente, deixando sementes férteis para as gerações futuras...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...