sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vida afetiva

Um dos aspectos mais importantes da nossa vida são os afetos, composto pelas emoções e sentimentos, que nos fazem viver, sonhar, realizar coisas.Como diz o ditado, “o coração tem razões que a própria razão desconhece “.
Por mais inteligentes racionalmente somos, a inteligência emocional, pode bloquear, ou desenvolver nossas potencialidades, podendo ajudar ou atrapalhar nosso cotidiano no trabalho, estudo, amizades, família etc .
Ninguém melhor que os poetas para descrever os afetos como na letra de Djavan que diz: Quanto mais desejo um beijo seu, muito mais eu vejo gosto em viver.
A psicologia e os psicólogos investigam a vida afetiva pois sabem que ela interfere muito no dia a dia dos indivíduos. Pense quantas vezes você planejou agir de um jeito e no momento de agir age de forma diferente, ou esquece o que ia dizer e diz outras coisas de forma ou mais serena ou mais agressiva, isso acontece porque suas emoções o traíram, ou melhor foram verdadeiras e sinceras , e você não conseguiu controla-las.
Nós animais humanos não somos somente pensamentos, mas também sentimentos , e mesmo sendo extremos a razão e a emoção devem estar em equilíbrio em nosso ser, nosso ego ( nosso eu interior ).
Os afetos básicos do ser humano são : o amor e o ódio . Acredito que todos entendam bem e sentem ou já sentiram esses afetos tão opostos e tão semelhantes .
Muitas vezes projetamos nos outros o que não temos ou o que temos e gostamos em nós, ou que temos e não gostamos em nós e projetamos nos outros , daí surgem as simpatias, antipatias, apatias , empatias .
De acordo com o principio psicoterápico, a cura se dá pelo choque dos semelhantes, e assim lapidando nossa pedra bruta interior evoluímos .
Na letra : “ As aparências enganam “ tem um trecho que diz: “ As aparências enganam , aos que odeiam e aos que amam, porque o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões. “
As expressões afetivas podem se manifestar através de emoções ou sentimentos. As emoções são reações intensas e breves do nosso organismo, em resposta a um acontecimento que não estamos esperando, podendo causar alterações orgânicas como aumento dos batimentos cardíacos, estresse, ansiedade etc. Normalmente não conseguimos conter nossas emoções, que podem se expressar através de choros, risos , tremores . Por isso não devemos reprimir nossas emoções e sim extravasa-las, chorando , falando dos conflitos para profissionais da área ou amigos que possam nos compreender nos aliviando como pequenas válvulas de escape, caso contrario poderemos estourar em crises descontroladas e angustiantes . Num trecho da letra: “Não tenho lagrimas “, podemos compreender esse sentimento e diz assim: Se eu chorasse, talvez desabafasse o que sinto no peito , e não posso dizer, só porque não sei chorar , eu vivo triste a sofrer ‘’.
Os sentimentos são afetos mas diferem das emoções por serem mais duradouros, menos impulsivos , mais controlados, e não serem acompanhados de reações orgânicas intensas . Para compreendemos melhor a diferença poderíamos dizer que a paixão que é uma entrega cega ao outro, que muitas vezes nos prejudica , é uma emoção, enquanto que amizade, a ternura, o carinho são sentimentos, pois emanam do amor o mais nobre dos sentimentos .
Ambos , os sentimentos e as emoções , são os temperos da nossa vida , uns gostam mais temperados outros , menos , mas sempre ao gosto de cada um e respeitando a individualidade e a intimidade pessoal.
A vida a dois é maravilhosa , mas também muito difícil, pois o outro deve nos completar e não nos anular ou sermos anulados. O desenvolvimento humano ocorre no convívio dos casais, respeitando-se mutuamente ajudando um ao outro como cúmplices de um amor em constante processo de amadurecimento .
Portanto sinta o amor que está dentro de você, ame a vida, sonhe e realize, sorria para o mundo e para você, expresse seus afetos para aqueles que você quer bem, e te querem bem , assim será mais feliz, e suportará mais facilmente as dificuldades para poder superar-las. Seja sincero e fiel a você mesmo, não se auto engane.
Para finalizar deixo um poema de Vinicius de Morais . “ Soneto de fidelidade “: Esse soneto é para todos os eternos namorados, de todos os dias e não apenas no dia 12 de junho.

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor ( que tive ):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure .“

PENSE COM O CORAÇÃO, ASSIM AGIRÁS COM MAIS SABEDORIA.
Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano
escrito em 2001

2 comentários:

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...