sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sindrome de burnout

" queimar até o fim "

Se você se sente sem motivação e insensível aos outros e com fadiga crônica, sem energia como um botijão de gás vazio com muita coisa para cozinhar e sem gás , você está com a síndrome de burnout, acontecendo mais com relação ao trabalho, devido às exigências e o excesso de atividades.
Quando você doa mais de si do que recebe, fica esgotado, como um celular ligado vinte e quatro horas por dia, uma hora a bateria não carregará mais e daí você a troca, mas com o ser humano não pode ser assim, pois a troca é a morte e o ser humano não é um celular descartável. Essa sensação já aconteceu com varias pessoas que se dedicam demais ao trabalho.
Nosso mundo moderno, cada vez mais informatizado nos deixa ligado direto, principalmente os jovens idealistas que se dedicam de corpo e alma a profissão com muitas expectativas, eles podem sofrer mais que os mais velhos que tem experiência e auto controle das situações.
As conseqüências geralmente são exaustão física e mental, essas são pessoas perfeccionistas e ambiciosas, com alto grau de expectativas ficando frustradas com maus resultados gerando um vazio que não consegue ser preenchido com nada , chegando ao estresse máximo, se avaliando negativamente, com dificuldades de relacionamento e comportamento irritadiço e agressivo.
É uma doença do mundo moderno, atingindo qualquer profissional que se dedica além do razoável e possível, ligado aqueles que ficam dependentes do trabalho e suas tecnologias, ou os obcecados por sucesso, muitas vezes fugindo de outros problemas de fundo emocional.
Não adianta trabalhar vinte horas por dia, você não é uma maquina, se respeite, pois nem sempre quantidade é qualidade.
Imagine um carro ligado o dia todo, quando você chega em casa e o desliga, ele ainda fica quente por algumas horas, assim também acontece conosco, quando chegamos em casa demoramos algum tempo para esfriar e se adaptar ao ambiente familiar, mas tem pessoas que continuam ligadas queimando até o fim.
Assim, saiba que o trabalho é importante, mas também são importantes o lazer, a família e o descanso.
Faça viagens para lugares agradáveis sempre que possível. Aprenda a se desligar da tomada, do dia a dia profissional.
Muitas empresas estão preocupadas e fazendo programas de férias para que os funcionários tenham mais lazer e ociosidade, gerando assim mais criatividade e produtividade.
Á vida é curta , por isso curta a vida enquanto você a tiver, plante e colha em vida senão outros colherão por você.
Aquilo que você tiver dificuldade em resolver e estiver resistente , enfrente, persista pois é ai que você tem barreiras e quando superar estará mais forte .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...