sexta-feira, 7 de maio de 2010

Respiração

Respiração é um ato involuntário e autônomo; não vivemos sem respirar, mesmo que um ar poluído, dependemos dele, e somos afetados , por isso abordarei o tema respiração psicossomaticamente para entendermos seus efeitos sobre nós .
A respiração é rítmica, composta por duas fases: a inspiração e a expiração, e uma depende da outra, não vivem isoladamente , se completam, e se não entenderem-se , o individuo morre.
Podemos comparar os pólos da respiração com os pólos tensão e relaxamento. Esse processo é de troca, entra oxigênio que é fundamental para a sobrevivência e eliminamos o dióxido de carbono que é ruim, para nós . Podemos entender também a respiração na polaridade recepção e entrega, dar e receber. Como diz Goethe :
“Há duas bênçãos na respiração, absorver o ar e soltá-lo outra vez; uma nos pressiona, a outra nos refresca, que mistura maravilhosa é a vida ! ”
Em várias línguas, respiração tem o mesmo significado, a mesma raiz, podendo significar alma , espírito, força vital. Na Bíblia aprendemos que Deus deu um sopro e deu vida a Adão. A respiração não está em nós , nós é que estamos na respiração . A respiração é o cordão umbilical , na qual a vida flui em nós . A respiração deveria nos tornar mais solidários, pois seu principio é dar e receber .
No mundo onde vivemos, a décadas priorizamos o individualismo, o egocentrismo o narcisismo , cada um por si, e a respiração nos ensina que não podemos nos isolar , devemos buscar sempre a Individuação , ( sermos parte de um todo integrado ) . A respiração nos liga a tudo o que existe, nos vincula a tudo e a todos, na respiração somos iguais, todos dependemos dela, e nos obriga a nos relacionarmos. O pulmão é o órgão de contato, apesar de indireto mas é compulsório. Diferente da pele que é um órgão de contato direto.
Problemas na área da respiração estão ligados a contato, toque, relacionamento, como exemplo temos os asmáticos, que tentam receber em demasia e retendo, não liberando com medo que lhe falte , não percebendo que é dando que se recebe . Quando sentimos falta de ar, podemos estar pedindo contato, afeto , atenção .
Ao nascermos damos a primeira respiração o primeiro suspiro, o choro e o contato com a vida fora do útero materno, e ao morrermos damos o ultimo suspiro, assim a respiração está presente em toda a nossa existência .
Ao nascermos nos livramos da nossa união simbólica com a mãe, em busca da independência e a liberdade .
Aqueles que tem dificuldades respiratórias, muitas vezes podem estar com medo de se tornar independente, livre , e o sentimento de liberdade que é utópica nos causa inseguranças com relação ao desconhecido.
Refletindo será capaz de superar os desafios e os conflitos internos e externos, e se esses medos não forem enfrentados poderão se transformar em fobias ou até em transtornos de pânico, desencadeando outros sintomas psicossomáticos.
Quando estamos em locais com muito verde , água , nos sentimos livres integrados, ao contrario quando estamos em lugares fechados ficamos apavorados, sem ar , sem oxigênio, sem liberdade, sufocados, sem saída.
Quando se sentir com falta de ar , tenso, faça aquele exercício tão conhecido: inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, varias vezes, até relaxar . Quando você se sentir sem ar, sufocado, busque ar, e reflita sobre sua fome de liberdade e de conquista de espaços , e busque contatos saudáveis, bons relacionamentos, que possam trocar conhecimentos, colaborações, orientações, aceite e compreenda as dificuldades, para poder enfrenta-las , entre em contato com seus medos , pois somente o corajoso e o destemido tem medos e os enfrenta .
Doe, mas também se permita receber; receba, mas também doe, esse é o equilíbrio saudável para se viver melhor etc.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...