sexta-feira, 7 de maio de 2010

T.P.M. ou S.T.M.

Todas as mulheres passam pelo período mensal que denominamos de Tensão pré-menstrual, no entanto para algumas os sintomas são menores, enquanto que para outras é intenso e até infernal. O mais correto seria denominá-la de Síndrome pré-menstrual, pois é uma associação de manifestações decorrentes de oscilações hormonais intensas.
È conhecida desde mais ou menos 400 anos antes de Cristo quando foi descrita, mas somente começou a ser estudada há uns cinqüenta anos, e a partir daí muitos estudos foram realizados tanto na área medica quanto na psicológica.
Existem mais de 140 sintomas associados a SPM, sendo os principais as dores de cabeça( enxaquecas ) as alterações de humor, irritabilidade emocional, inchaços, depressão, cólicas intensas, ansiedade, alteração do apetite, insônia e agressividade, principalmente com quem está próximo. Pode oscilar de mês para mês e pode ser por fatores psicológicos, ambientais e genéticos, devido à oscilação dos hormônios femininos; o estrógeno e a progesterona.
Quanto mais ativa e estressada for à vida da mulher mais intensa tende a ser as crises. Passada a crise e o sofrimento, elas ficam muitas vezes com a consciência pesada pelas atitudes tomadas com o companheiro, a família e os colegas de trabalho; não agüentando a si própria, é o que relatam.
O ideal é tentar ter autocontrole com tolerância e muito amor próprio e pelas partes envolvidas. No entanto existem formas para se controlar a SPM, como : contraceptivos modernos, dieta rica em fibras , exercícios físicos que evitam a retenção de líquidos, alguns suplementos nutricionais, os diuréticos, manutenção do peso dentro do IMC, antidepressivos para casos mais graves podem ajudar no período mais critico, alguns fitoterápicos, acupuntura e psicoterapia conscientizando sobre o simbolismo da SPM, ajudam muito.
Enfim, faz parte da sexualidade feminina que se bem aceita e em equilíbrio, será muito minimizada, caso contrario todo mês será um sofrimento constante que enquanto não for compreendida e se reconciliar com a própria feminilidade e suas “ regras ” mensais e se entregar a sua natureza, que é belíssima, continuará sofrendo .
Como diz o I Ching “ O principio da receptividade é o principio que melhor representa o auto-sacrifício no mundo”.
Mulher você é geradora de amor, não sofra em vão, procure ajuda, você merece ser cada vez mais feliz...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...