sexta-feira, 7 de maio de 2010

Saúde mental

“Pau que nasce torto morre torto “

Será que é possível mudarmos apesar da idade?
Nossas qualidades devemos manter mas os chamados defeitos, dificuldades ou fragilidades podem ser melhoradas. As características e traços de personalidade são adquiridos e aprendidos, por isso podem ser melhorados conforme pesquisadores da área.
Alguns traços que podem ser mudados são : teimosia, dificuldades no relacionamento impaciência, pessimismo, dificuldade de concentração. O foco deve ser a saúde mental e não a doença
O que é ser saudável mentalmente , segundo o Dr . Valliant. .
1- Estar em paz consigo mesmo
2- Pensar no futuro e ser produtivo
3- Conviver bem com as ansiedades diárias .
4- Perceber a realidade com empatia.
5- Trabalhar, amar , ter lazer e resolver os problemas diários.

A personalidade é pessoal, com seus traços , temperamentos e caráter, sendo diferente entre homens e mulheres e dependendo da faixa etária. Ter auto controle é muito difícil, por requerer equilíbrio emocional e intelectual, pois o equilíbrio é dinâmico e flexível, enquanto que os extremos são mais estáticos e é mais cômodo estar nos extremos, apesar de ser menos saudável,devido a resistência humana a mudanças .
Aprendemos sempre e devemos estar abertos as mudanças e transformações com vontade, superando os desafios e obstáculos com tolerância , dando tempo ao tempo, como dizia os sábios mais antigos.
É sabido que quem é mais otimista e acredita em si mesmo é mais saudável mentalmente e fisicamente, mesmo sabendo que a situação política econômica e social do país é bastante instável, mesmo assim , devemos enfrentar os conflitos sem desânimos ou desesperanças , acreditando , senão estaremos fadados ao fracasso coletivo. .
Como diz o Ditado ; “Não há felicidade que dure para sempre e nem infelicidade que não nunca acaba ” .

Tomar atitudes diante de fatos, enfrentar a realidade com otimismo realista , se adaptando a situações novas enfrentando os medos ancestrais , é uma boa forma de se viver melhor.
A batalha pelas conquistas materiais e pela satisfação a qualquer preço, gera insatisfação , buscando a felicidade exterior mas ela está dentro de nós e nas coisas mais simples , e complexamos a simplicidade.
Devemos corrigir nosso traços de personalidade que nos prejudicam , através de fixação de metais possíveis, relaxamentos variados e auto aceitação.
“Quem não sabe o que procura , não entende o que encontra ” .
Como dizia Jung “As coisas simples tornam o homem simples, e é precioso ser simples.”



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...