sexta-feira, 7 de maio de 2010

Silêncio

Silêncio ou barulho.

Uns preferem o silêncio sempre ou às vezes, outros o barulho sempre ou às vezes ou nunca. No entanto os ruídos são fontes de poluição.O silencio pode ser interno ou externo. No silencio interno você ouve seus pensamentos e sentimentos e escuta os barulhos externos sem se incomodar tanto. No ocidente não fomos educados para sermos calmos, contemplativos; somos mais agitados, temos necessidade e excesso de informações e consumismo, e voltados para o exterior de si mesmo. Os orientais estão mais voltados à tranqüilidade, a simplicidade e a meditação mais para o interior de si mesmo.

Quem fala muito pode estar evitando falar consigo mesmo, tendo medo de se ouvir. Os silenciosos podem também estar sufocando sua voz
Interior com medo de se expor.

Muito barulho tira a concentração, estressa, e aí precisamos encontrar meios para não nos envolvermos, senão piramos. . Nossa sociedade valoriza a palavra, essa qualidade que somente os humanos tem e nos diferencia tanto de outros animais, pena que a usamos muitas vezes para destruir e não construir.

A palavra é de prata e o silencio é de ouro, já ouviram esse provérbio.

A pessoa que está silenciosa muitas vezes está alem das palavras. As palavras são navalhas, pois dão margem a muitas interpretações, e o silencio trás sabedoria, conhecimento, tolerância, paciência.

Nos sonhos falamos em silencio e nos pesadelos temos o sonilóquio, pois as emoções extravasam o pensamento e falamos dormindo, felizmente com poucos entendimentos.

Como dizia Confúcio “o silencio é um amigo que nunca traí”.

A meditação é uma das formas mais comuns de encontrar o silencio, e existem varias formas de meditação ,o importante é você encontre aquela que mais te agrade. Meditar quer dizer , “ouvir a voz interior ” , me - ditar, dizer para si mesmo , pode ser ouvindo uma musica, no silencio do quarto, relaxando , cantando , orando , concentrando-se , repetindo mantras, descansando em locais que te agradam, enfim faça o que gosta e o que faz você se sentir bem consigo mesmo. Assim estarás em paz.

Ouça sua voz interior e encontre o seu melhor caminho.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...