sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sequestro

A palavra seqüestro já é conhecida por todos devido as varias modalidades e objetivos. Temos o seqüestro do corpo material com objetivo financeiro, vingativo, que é cruel e perverso privando o ser de sua liberdade, que pode ser duradouro ou curto, causando traumas profundos na pessoa seqüestrada.
O que quero ressaltar aqui é outro tipo de seqüestro não tão conhecido, mas muito aplicado que é o seqüestro da alma alheia.
Toda relação que priva o sujeito e o obriga a pertencer ao outro, retirado do seu mundo mais intimo, sendo é um roubo não material, mas que causa até maior sofrimento, pois o sujeito perde a identidade, referenciais, podendo ser relações entre marido e mulher, namorados, pais e filhos, traficantes, amigos falsos, pedófilos, estupradores, empregadores e empregados etc.
Quando se sentir nessa condição, evite se transformar em vitima e com medo, pois dará maior controle ao seqüestrador de sentimentos.
Os cativeiros podem ser reais ou virtuais dependendo do tipo de seqüestro.
Quanto aos valores que podem ser financeiros ou morais, coloca em cheque mate o quanto a pessoa seqüestrada vale, afetando sua auto estima.
Saibam que não temos preço nem material nem emocional, portanto valorize-se e fortaleça-se ao extremo psicologicamente, tendo amor próprio. Podemos e devemos tirar lições e aprendizagens dessas situações. Sentir-se preso livre e livre preso, depende da capacidade de autoconhecimento, segurança e confiança de cada um.
Cuidado com os traficantes que são seqüestradores não só físicos, mas mentais, viciando as pessoas frágeis para dominá-las.
Temos assistido muitos casos de seqüestradores de alma, que dominam o outro por anos, muitas vezes nas relações entre pais e filhos, maridos e mulheres, ou namorados.
Quanto aos seqüestros do corpo, o que temos a fazer e se sentir forte, não reagir descontroladamente, comunicar as autoridades.
Quanto ao seqüestro da alma, esses são mais difíceis de libertar, mas deve-se ser forte, reagir não se deixar dominar, procurar ajuda profissional se necessário. Apesar de a liberdade ser utópica e estar ligada à responsabilidade, lute por ela...
O campeão se conhece na derrota, na força para lutar quando já cansou como diz Fabio Jr.
Nunca é tarde para conquistar a liberdade, mesmo que tenhamos que morrer por ela. A liberdade é como um talento, uma habilidade que se conquista ao longo da nossa existência. Não se prenda a ninguém emocionalmente por motivo algum, nem por paixão nem por ódio, somente por amor, pois somente o amor liberta...
Marco A Garcia
Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...