sexta-feira, 7 de maio de 2010

Saber envelhecer é uma arte

Quando somos crianças, queremos ser adultos, e quando somos adultos receamos envelhecer sem qualidade de vida. O ideal seria aliarmos a juventude física e a experiência dos idosos. Como não é possível, devemos viver da melhor forma a fase de desenvolvimento em que estamos.
A expectativa de vida em boas condições, tem aumentado, para aqueles com recursos financeiros principalmente, e isso devido a medicina preventiva principalmente para a população idosa, devido aos avanços da geriatria .
Ser idoso é diferente de ser velho.
Segundo Davis, a promoção da saúde no idoso, requer três condições fundamentais:
Em primeiro lugar o reconhecimento, pela sociedade, dos direitos dos idosos à equidade, e a disposição para que tenham condição ambiental, social, econômica e habitacional, essencial para o bem estar. Em segundo lugar, profissionais afim de adquirir conhecimentos na medicina geriátrica preventiva. Em terceiro lugar, uma organização administrativa que garanta a utilização de recursos, afim de conseguir melhor combinação de prevenção e de assistência à saúde.
O envelhecimento humano oferece vários desafios, e devemos enfrenta-los, pois todos nós estamos propensos a alcançar a terceira idade, isto é idade acima de sessenta e cinco anos e somente vale a pena se for com qualidade de vida e integrados à família e a sociedade.
Envelhecer é um processo tanto mental quanto físico, e a expectativa de uma vida longa é uma realidade do século vinte e um para a maioria das sociedades.
Assim como outros grupos etários, os idosos enfrentam mudanças que desafiam seu bem estar físico e mental e incluem várias mudanças que são:
Mudanças de papeis sociais: como a aposentadoria,tendo mais tempo para viajar, para se dedicar a trabalhos voluntários, se sentir útil, solidário e ativo.
Mudanças nos padrões familiares: de amizades e relações sociais, como o fato de ser avô ou avó, contar histórias aos netos, e percebendo as mudanças que ocorrem e cada vez mais rápido e é difícil se adaptar rapidamente, e é bom estar em contato com os jovens, para se reciclar . Utilizar os recursos que a tecnologia oferece e gosta, por exemplo usar mais o telefone, assistir a filmes, ir a cinemas, teatros, museus, ter mais contato social, evitando a depressão e a solidão . Sentindo-se importante para sua comunidade, e expondo suas experiências.
Mudanças na situação econômica: principalmente se o idoso teve a felicidade de se aposentar com uma renda razoável, o que a maioria dos idosos, não conseguem pois muitas vezes precisam continuar a trabalhar para sobreviver, o que é uma vergonha em nosso país. Mesmo com dificuldades aproveite o máximo sempre, ou enquanto tiver vigor e força, procurando locais que ofereçam desconto para idosos , formando um grupo da terceira idade para conversar, e se divertir, e etc .
Mudanças de comportamento no corpo e na mente: Deve-se cuidar mais da saúde, tomando somente os remédios necessários, fazendo exercícios, formando e participando de grupos na comunidade religiosa do seu bairro; caminhe, pratique esportes condizentes com a idade. Não se isole, valorize-se, aumente sua auto estima, não se entregue às carências, alimente-se bem. Quanto a questão sexual, o desejo pode diminuir mas não acaba, faça o que gosta; dance, brinque, transe , sempre faça coisas que se sinta bem, principalmente se você ainda tem seu parceiro ou parceira.
Saibam que as mulheres lidam melhor com a terceira idade do que os homens.
Mudanças de interesse e Oportunidades: Leia bastante, a mente deve estar sempre ativa. Uma das poucas coisas que quanto mais agente usa e mais tem é a inteligência, e a sabedoria; transforme em ações seus desejos dentro do possível. Se puder freqüente uma universidade da terceira idade.
Alguns acontecimentos na vida podem afetar o idoso como a morte do cônjuge, o próprio medo da morte, perda de amigos, redução da renda, isolamento, solidão, dependência, podem causar depressão. Os familiares precisam ficam atentos a esses sintomas para orientar a pessoa idosa ou procurar ajuda profissional.
Para aqueles que são ou serão idosos, façam um planejamento começando se preparam para as mudanças que ocorrerão , constantemente estamos passado por mudanças e muitas vezes não aceitamos, resistimos, mas devemos enfrentar esses desafios, e se preparar positivamente.

Viva intensamente cada minuto da sua vida,independentemente da idade pois será um minuto a mais vivido com saúde e paz e um minuto a menos para viver .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Um comentário:

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...