sexta-feira, 7 de maio de 2010

Renovação

Sabemos que envelhecemos a cada dia e que nossas células se renovam constantemente, passando pelo processo da vida e da morte diariamente.
No entanto devemos recomeçar e renovar nossas atitudes, relacionamentos, sentimentos, vida profissional entre outros.
Nada está estático, tudo está em constante processo de mutação quer seja no reino animal, vegetal ou mineral, enfim no universo.
Vou ilustrar esse tema com o exemplo da águia.
Como nós que ansiamos pela longevidade, a águia passa por um processo de renovação doloroso. Por volta dos quarenta anos, mais ou menos a metade da vida, como nós, águia se recolhe em seu ninho e como primeiro passo para a renovação, começando pelo seu bico envelhecido já dificultando a caça, ela o bate numa pedra até arrancá-lo, esperando nascer um novo, no segundo passo com o bico novo, arranca suas unhas velhas, esperando nascerem as novas, como terceiro passo, usando as unhas e o novo bico arranca suas penas também gastas e envelhecidas, esse processo dura mais ou menos cento e sessenta dia, somente aí, como quarto passo, sai para o novo vôo em busca de alimento, porem renovada para viver pelo menos mais trinta anos, com mais maturidade e experiência.
Para renovarmos muitas vezes precisamos nos afastar dos velhos hábitos, na busca de renovarmos e nos prepararmos para a quarta etapa da vida, sendo a primeira a infância, segunda a adolescência, a terceira a fase adulta e a partir dos quarenta anos na maturidade a quarta fase para vivermos a velhice com qualidade.
Para continuar as batalhas, devemos superar e compreender as dificuldades e lembranças do passado, olhar para frente e para o alto, vivendo o presente, alicerçado nas boas estruturas do passado para continuar as construções do futuro, não esquecendo que o futuro muitas vezes é o passado reconstruído por nós de forma diferente, pois o nosso alicerce está na infância.
Valorizemos o passado bom, vivendo o presente sadio, pois o futuro para quem passou dos cinqüenta é o aqui e o agora.
Renove com ação a sua vida.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...