quinta-feira, 1 de abril de 2010

Psicossomática

Desde os tempos mais remotos, os sábios já admitiam a influencia dos sentimentos sobre a saúde física. Atualmente tem sido cada vez mais pesquisada pela ciência medica.
È sabido que quase 90% das doenças físicas, emergem do psíquico que não conseguindo o equilíbrio vital entre o yin e o yang, passa para o corpo somatizando em doenças.
Nossas emoções traduzem-se em respostas somáticas no eixo hipotálamo, hipófise e supra renal, onde estão os sistemas endócrino e imunológico.
Vou citar algumas doenças que surgem do desequilíbrio emocional do ser humano.
Problemas cardiovasculares podem causar infarto, AVC e hipertensão, devido à liberação de hormônios como o cortisol, noradrenalina e a adrenalina entre outros, somatizando em dores nas costas, dores de cabeça, síndrome pré menstrual, fibromialgia etc., devido à redução de outros hormônios como as endorfinas e a serotonina.
Problemas dermatológicos, como dermatites, queda de cabelo, psoriase, herpes etc., devido a muita ansiedade, estress, auto agressividade.
Problemas endócrinos como diabetes, devido a um choque emocional, podem desequilibrar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio desse sistema como a tireóide e o pâncreas.
Problemas gástricos, como gastrite, ulceras, diarréias, constipação, colite, também são afetados pelo desequilíbrio emocional.
Problemas respiratórios, como asma, bronquite, renite alérgica, também tem origem psicossomática.
Problemas imunológicos, como lúpus, artrites, depressão, causados por desequilíbrios entre os hormônios, atacando o próprio organismo.
Interessante é que dependendo do local onde a população vive, diferencia-se o tipo de somatizações como:
Na América Latina, as somatizações mais comum são as gastrintestinais.
Entre os Europeus e os Americanos, costumam não procurar ajuda preventiva, somente quando o problema se instala.
Entre os orientais, estes mais preventivos buscam o equilíbrio entre o psicofísico.
Por isso aprenda a conhecer seu corpo e sua mente, a cura das doenças está em nós. Não reprima seus sentimentos e emoções, expresse-os, é uma das melhores formas de se proteger.
Procure ter uma vida mais serena e com qualidade, viva o presente, busque ajuda se precisar. Dance, leia, viaje, exercite a mente e o corpo, esteja feliz.
Conheça-te a si mesmo, este é o grande enigma.


Marco Antonio Garcia

Psicoterapeuta

Um comentário:

  1. Concordo com você quando diz que precisamos de qualidade de vida,as pessoas só se preocupam com a saúde quando estão no limite das suas forças, momento este que já começaram a somatizar.É preciso melhor concientização das necessidades pessoais de cada um, não esperar até o extremo e deixar que tudo aconteça e interfira na saúde de forma negativa, somatizando. Parabens!!!

    cleliamariliaha@htomail.com

    ResponderExcluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...