sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cansaço

Muitas pessoas se queixam de cansaço constante, fadiga e desanimo.
De onde vem esse cansaço. Será mais físico ou mental ?

O esforço físico, gera cansaço e fadiga, mas numa boa noite de sono, podemos recuperar as energias físicas.
O cansaço mental é diferente, apesar de já estar provado que o nosso encéfalo ( cérebro ) não se cansa, pois não descansa nem quando estamos dormindo. Quanto mais usamos mais fortes mentalmente ficamos, semelhante a capacidade intelectual, quanto mais aprendemos, mais sabemos e mais caminhos se abrem para novos conhecimentos, aumentando as conexões nervosas.
O que é então que faz com que nos cansemos tanto ?
Segundo as pesquisas recentes, nosso cansaço ou fadiga que tanto reclamamos deriva de nossas atitudes emocionais, é isso que mais nos desgasta; os problemas psíquicos, que não conseguimos resolver no dia a dia e vão se acumulando, como as preocupações em exagero que muitas vezes não se concretizam, a violência que causa insegurança, nossos pensamentos obsessivos, compulsivos e persecutórios, nossos medos devido à luta pela sobrevivência diária, que causam tensões que mexem com os hormônios neurotransmissores ( serotonina, dopamina, noradrenalina) que acabam entrado em desequilíbrio, causando o stress negativo, causando desanimo e as vezes depressão, tédio, ressentimentos, com sentimentos negativos sem amor próprio ou baixa auto estima ou auto conceito.
Muitas pessoas se sentem inúteis, sem serem, e que não se permitem ter momentos de ociosidade que pode ser bastante produtivos, ficando ansiosos, causando um nervosismo que irrita e “dói na alma” .
Reclamamos constantemente que o tempo passa muito rápido e não percebemos que quem faz nosso tempo interior somos nós mesmos com a nossa ansiedade patológica.
As exigências que sofremos ou procuramos para poder se mostrar melhor aos outros e nas competições do dia a dia, a necessidade de estar em destaque é que causam esse desgaste e fadiga.
Sabemos que tudo isso é passageiro, pois tudo passa um dia, é só termos um pouco de paciência e tolerância com a gente mesmo, mas continuamos sofrendo, querendo cada vez mais bens materiais, sem perceber que o maior bem esta dentro de nós, ou ao nosso redor e na simplicidade das coisas, mas o consumismo e a necessidade de ter ao invés de ser nos coroe e sangra nossos valores, nessa constante luta pela sobrevivência num país desigual , inseguro e violento. Mas cabe a cada um de nós encontrar a paz interior, relaxando, repousando, aceitando e evoluindo constantemente .
Recomeçando sempre , com paz , amor e buscando a felicidade nas pequenas coisas ...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Bulling

Bulling é uma palavra inglesa de difícil tradução, mas podemos entendê-la como humilhar, ameaçar, intimidar, zoar, apelidar maldosamente outra pessoa indefesa.
Todos nós passamos por isso nos bancos escolares, no entanto cada vez mais as agressões físicas e verbais se agravaram de alguns anos para cá. É necessário que a escola e os pais se unam para dar limites aos alunos e filhos, com esses desvios, caso contrario estaremos formando uma geração de marginais e vadios de difícil controle.
O que achávamos engraçado e inocente cada vez mais é entendido como distúrbio de comportamento de algumas crianças e adolescentes que precisam se auto afirmar e como não conseguem isso de forma positiva e inteligente, tentam chamar a atenção para aspectos negativos com agressão para se destacarem no grupo.
Os professores e pais precisam estar atentos à alteração de rendimento e comportamento dos alunos e filhos, pois muitas vezes eles não relatam os fatos que ocorrem entre eles.
Segundo pesquisas recentes perto de 50% dos jovens admitem terem praticado ou serem vitimas desse desvio de comportamento.
Esse atazanar acaba gerando problemas emocionais nos jovens. Os que atacam querem se mostrar fortes, valentes, lideres de gangues de marginais, enquanto quem é atazanado provavelmente apresenta comportamento de timidez, depressão e insegurança, assim ambos tem problemas que precisam ser encarados por todos.
Chega de vandalismo e impunidade, o jovem precisa de limites, disciplina e autoridade. O ECA, mal compreendido e aplicado só prejudica a relação entre escola e família, com excesso de direitos e poucos deveres. Não é essa geração que precisamos, pois queremos alunos preparados para a vida e não para as prisões ou cemitério.
È necessário denuncia e ação, a fim de eliminar a violência moral e física nas escolas. Quem pratica o bulling, normalmente é medroso, que busca nesse seu medo, a força e poder do grupo. É vingativo, infeliz, podendo ter sérios problemas psicológicos, podendo até ter apoio dos pais, que achando bonitinho o filhinho valentão, sem perceber que ele pode cair numa cilada do seu próprio comportamento.
Os pais são também responsáveis como o personagem da novela, Caminho das índias, o Zeca.
Denuncie filme, adquira provas para punir esses malandros carrascos invejosos e incompetentes. A escola precisa estar atenta com seguranças, câmeras de filmagens, palestras orientadoras sobre o assunto.
Precisamos de uma geração consciente politizada e só uma boa educação familiar e escolar se conseguira isso.


Marco A Garcia
Psicoterapeuta.

Beijos...

Beijar é muito bom.
No entanto é recomendável que saiba quem se esta beijando, tomando certas precauções.
Beijar está muito popular entre os jovens atualmente, e este ato pode levar a mononucleose, a doença do beijo, causada pelo vírus Esptein-Barr, que é contagiosa, podendo ser transmitida por transfusão de sangue, contato sexual e pela saliva, causando doenças como anemia, encefalite, meningite entre outras.
Os sintomas são: febre, dores no corpo, mal esta entre outros.
Não estou querendo assustar as pessoas que beijam muito, mas apenas alertar quanto a possíveis perigos, uma vez que esse vírus pode ou não se instalar, desde que se tome medias de higiene bucal adequada.
O que me fez escrever sobre esse tema não é a contaminação em si e sim o porquê o para que desse comportamento de se beijar em quantidade sem qualidade.
Conversando com alguns jovens, percebi a carência afetiva, modismo e o egocentrismo. O beijo nas festas coletivas seria como um oi, como vai, muitas vezes sem compromisso ou intimidade, seria como um cumprimento sem sentimento ou envolvimento afetivo. Pode passar virar um ficar, uma transa rápida, mas dificilmente um relacionamento, simplesmente foi mais um ou mais uma.
O beijo na boca com tudo que se tem direito faz parte de um ritual preliminar de acasalamento, com romantismo, sentimento e trocas.
Percebesse que aqueles que praticam esse beijo coletivo são imediatistas, somente curtindo o momento presente e efêmero, sem significado.
Por quê?
Para que?
O relacionamento entre homem e mulher, pode ser por amizade, amor ou atração sexual, com afinidades ou não. Quando se encontram, o homem espera que a mulher continue sendo aquela que ele conheceu e namorou, mas ela muda após o casamento. A mulher espera que o homem seja diferente daquele que ela conheceu e namorou e quer que ele mude, mas ele não muda, e aí começam as diferenças e as intrigas no relacionamento, que com muita tolerância e compreensão pode durar muito tempo ou não.
Beijar muito, é bom, mas seja seletivo e cuidadoso (a). Redirecione o seu radar afetivo para aquilo que você deseja. Você não vai encontrar a sua cara metade perfeita, pois nem os dedos na mão são iguais, aprenda a conviver com as diferenças. Não escolha apenas pelo beijo, pois o beijo é a preliminar de um relacionamento mais intimo não se engane; os beijos também podem te enganar.


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Avoado

Todos conhecemos alguém que é avoado , distraído ou inquieto. Quando isso é em excesso talvez estejamos perante um caso de TDA ( Transtorno de Déficit de Atenção ) .
Suas características são : desatenção , impulsividade e hiperatividade . As possíveis causas são : de origem genética, hormonal ( dopamina ), ou comportamental e educacional, podendo causar transtornos na escola, no ambiente familiar, no trabalho e no convívio com as pessoas. , precisando de tratamento psicoterapico que é fundamental pois dará ferramentas para que a pessoa se reestruture e melhore sua auto estima que é bastante baixa. Alguns medicamentos ajudam a pessoa a se concentrar melhor e se controlar buscando o equilíbrio , a doença ainda não tem cura, mas pode ser controlado e muitos pesquisadores não consideram uma doença e sim um funcionamento diferente do cérebro .
As pessoas que tem TDA se desculpam por mexer em coisas que não deveriam, fazem comentários fora de hora, por ser desorganizado, por ser esquecido ou perder objetos importantes. As vezes se sente culpado pelas responsabilidades que não consegue controlar . Quanto a impulsividade a pessoa tem muitas idéias e não sabe qual escolher ou colocar em pratica .
O portador de TDA desenvolve um super foco, se concentrando muito em uma coisa só, e se dispersando por outras. Estão sempre ligados a tudo muito alertas, mas sem se concentrar, se sentindo perdido, sem rumo. Existem pessoas com TDA, que mesmo sendo obsessivas, melancólicas ou histriônicas (que quer ser sempre o centro das atenções), tem uma vida social. Nem todo hiper ativo é um TDA, é preciso um diagnostico diferencial para não rotular as pessoas .
No entanto quem tem esse transtorno pode tirar proveitos, pois é uma pessoa com muita energia, criativa, e ousada, mas deve tomar cuidados para não exagerar pra não ter prejuízos pessoais. Um livro muito bom sobre o assunto é “Mentes inquietas – entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas”. Um livro bem humorado que ajuda as pessoas a lidarem bem com o problema, tirando o lado bom do transtorno.
Se você tiver alguns dos comportamentos abaixo procure ajuda pelo seu próprio bem:
1- Dificuldades em manter a atenção em situações de rotina.
2- Dificuldade em ouvir os outros
3- Incapacidade de terminar coisas, sempre começando outras.
4- Desorganizado no tempo e no espaço.
5- Dificuldades em expressar seus sentimentos.
6- Dificuldades em planejar o futuro, e ter objetivos.
7- Sentir-se tedioso, letárgico, desmotivado, sonhar acordado.
8- Dificuldade de ficar sentado, ficando inquieto, buscando conflitos.
9- Fala de mais ou de menos.
10- Dificuldade em aprender, não se concentrando, querendo pular etapas.

Cuide-se, tenha amor próprio, você é a pessoa mais importante.


Marco Antonio García
Psicólogo Clínico

Anorexia

Apesar de estar na moda falar sobre anorexia é a doença psiquiátrica que mais mata muito no mundo e não é um estilo de vida, como dizem muitas meninas.
Para não ser considerada anoréxica o índice de massa corporal mínimo deve estar em 17,5 Kg/m² . Faz parte do grupo dos transtornos alimentares junto com a bulimia, a obesidade e a vigorexia. Pode atingir pessoas de todas as raças, camadas sociais e sexo, mas com maior freqüência em mulheres de classe media jovens.
As características da anorexia são: a recusa da pessoa em manter seu peso corporal dentro da faixa normal, sendo uma perturbação na auto percepção do esquema corporal, onde há recusa em se alimentar, causando obsessão pela magreza e medo de ganhar peso.
Algumas atividades como a de modelo tem habitado os sonhos de muitas meninas e mães na busca da fama junto com estilistas que exigem cada vez mais medidas mínimas, causando inveja em outras mulheres normais com dificuldade de perder peso.
No caso da modelo Carolina, que faleceu, seu IMC era de 13,5Kg/m², causando sua morte por inanição. A questão do peso feminino é bastante cultural, pois na renascença, as mulheres mais fofinhas eram as preferidas, pois anunciavam saúde fértil, no entanto atualmente nossa cultura valoriza a magreza, principalmente no mundo da moda, onde as modelos devem ser cabides ambulantes.
Será que os homens preferem esses cabides?
Em 95% dos casos ocorrem em mulheres jovens. As anoréxicas geralmente são rígidas, meticulosas, perfeccionistas, obsessivas e não gostam de perder o controle das situações, e não se acham doentes. È sabido que mais de cinqüenta por cento do risco de desenvolver anorexia é atribuído à genética, mais os fatores socioculturais mal adaptados junto com estresse ou traumas. O ambiente seria o gatilho, mas as predisposições genéticas seriam a arma e o tratamento inclui psicoterapia, reeducação alimentar e medicamentos e às vezes internação hospitalar.
Os sinais que os pais e amigos devem observar são: não gostam de comer junto com a família, fala em peso e dieta o tempo todo e usam roupas largas para esconder a magreza, buscam sites de anorexia, tem alterações hormonais, suspensão da menstruação, ficam deprimidas, fazem bastante atividade física e não comem ou comem muito pouco e tomam laxantes.
Para ajudá-las, mantenha próxima da família, eleve sua auto estima, e se não adiantar procure ajuda profissional antes que seja tarde. Elas não percebem que já estão magras, pois tem distorção da própria imagem apesar de que toda mulher acha que precisa emagrecer dois ou três quilos.
Acredita se que a anorexia não é uma doença de modelos, mas de meninas que querem ser modelos e que já trazem essa predisposição, uma vez que varias princesas e outras pessoas famosas que não são modelos também sofrem ou sofreram de anorexia que traz mais custos do que benefícios.
A bulimia e outros transtornos também devem chamar a atenção, pois também são doenças psiquiátricas e podem estar associadas.
Ame-se e se aceite como é, buscando melhorar sempre, mas sem obsessões que te levem a desequilíbrios psicofísicos que poderão custar sua saúde e sua vida.
Que os leitores dessa coluna em 2007 realizem seus objetivos com saúde, paz, prosperidade e muita fartura.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Amor Passional

Amor passional, segundo Shakespeare:
O amor é uma fumarada de suspiros; liberto, é uma chama que brilha nos olhos dos enamorados; prisioneiro é um mar que alimenta as suas lágrimas.

Escrever sobre o amor é sempre bom, mas não sobre o amor passional, que não é amor como diz Shakespeare, pois um sentimento que aprisiona é paixão que cega e anula o apaixonado, que se não for correspondido se transforma em ódio, que são os extremos do amor verdadeiro, que respeita, liberta, cuida sem possessão. O que temos visto e ouvido nos últimos dias, com relação ao final de relacionamentos sem limites, é vicio, como dependência química, medo do abandono e solidão por insegurança, dependência, complexo de inferioridade, ciúme patológico. Assim a paixão se transforma em ódio e não em amor. Quando a pessoa se sente rejeitada pelo outro podendo ser homem ou mulher, perde o controle, se transforma em suicida e homicida, pois não suporta o desprezo, com medo de perder o domínio, tomando posse do outro e da situação. Casos difíceis de serem controlados, por mais previsível que seja o comportamento humano. A tomada de decisão deve ser pronta a fim de se evitar tragédias. Nossa sociedade e a família principalmente estão cada vez mais individualistas, sem valores e limites. Confundem liberdade com libertinagem, e sem responsabilidades devido à impunidade das leis mal implantadas e aplicadas. As pessoas neste estado de crise e surto ficam angustiadas, agressivas, ansiosas, principalmente se estão em posse de armas. Segundo os estudos as prováveis causas de pessoas nesse estado, passaram por conflitos nos primeiros anos de vida, com relação ao apego maternal, e ausência da figura materna, de forma exagerada, gerando insegurança e medo do abandono, assim projetam nos outros essas carências, causando ansiedade da separação, ficando deprimidas e com T.O.C.. O tratamento psicoterápico é possível com acompanhamento medicamentoso, desde que a pessoa aceite e se perceba doente, ou alguém o ajude a procurar auxilio profissional. O objetivo da psicoterapia é fazer o individuo buscar dentro de si os caminhos e superar os obstáculos para se aceitar e compreender seu processo de individuação. Percebendo a diferença entre paixão, amor e ódio, se permitindo a viver e conviver no seu relacionamento sem perversões, auto punição, masoquismos e sadismos, se respeitando e respeitando o próximo. Caso contrario se tornará um perigo para si e para os outros, como no caso recente de Eloá.
Tenha amor próprio, ame a si mesmo e conheça-te, somente assim poderá amar o seu próximo...

Marco A. Garcia
Psicoterapeuta

Ambição

Todo ser humano tem algum grau de ambição. No entanto alguns não tem limites e quando querem conseguir algo, fazem sem olhar quem está a sua frente. Esse é o ambicioso, que pode ter seu auge, mas também terá sua queda, a historia nos mostra isso.
Profissionalmente é positivo termos ambições, vontade de conquistas e sucesso, sendo determinado e ousado naquilo que faz, levando a vitória profissional, sem necessariamente “pisar nos outros”.
O ambicioso tem muitas características que podem ser boas ou más, ele é um protagonista do sonho real. Atrai ou afasta as pessoas dependendo do seu interesse para atingir suas metas. Pessoas que passaram por dificuldades na infância, podem se tornar mais ambiciosas ou motivadas, para chamar a atenção e superarem suas dificuldades, para provar que são capazes e para serem reconhecidas pela sociedade .
Segundo estudos, a ambição tem um forte componente genético. Como também as pessoas mais motivadas tem maior ativação no sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções. As pessoas com bastante auto estima e persistentes tendem a ter mais sucesso em seus empreendimentos. Até os animais tem ambição e liderança, mas sem a consciência que temos, dependendo das necessidades e interesses, de conquistar os objetivos.
Para conquistar nossos espaços temos que matar um leão por dia, para sobreviver razoavelmente, enquanto que a maioria não consegue nem chegar perto desse leão, enquanto outros tem um zoológico de leões domados, entenderam!.
A religião também influencia no grau de ambição, algumas religiões estimulam mais os indivíduos a terem bens do que outras, sem considerar pecado.
Os mais ambiciosos aproximam pessoas, grupos de fãs e fanáticos, podendo se tornar perigoso se fugir ao controle, devido a uma identificação projetiva. Muitos se acham semideuses arrogantes e vaidosos, se sentindo acima de todos com poder e distante da realidade, com ganância, megalomanias e tiranias, despertando a sombra que há em cada um de nós no seu lado mais negativo e destrutivo, como dizia Josh Billings: “A ambição é como a fome, sua única lei é seu apetite”.
Ter ambição não é ruim, desde que se saiba o que fazer com ela, com satisfação e realização pessoal, com motivação e vontade para crescer na vida com ética, integridade e competência.
Seja ambicioso sem se auto destruir ou destruir o seu próximo.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Amanhã

Amanhã serei mais feliz...
Amanhã será um lindo dia...
Amanhã, vou pensar mais na minha vida.
Amanhã não terei mais medo de morrer e sim de deixar de viver.
Amanhã não vou mais olhar para o ontem.
Amanhã não errarei mais, aprenderei com o passado.
Amanhã amarei mais as pessoas que me são queridas e não tentarei mudá-las, vou aceita-las como são e me aceitarei como sou assim poderei mudar.
Amanhã não vou mais desistir dos meus sonhos, vou torná-los realidade.
Amanhã não mais responsabilizarei ninguem pelas minhas dificuldades.
Amanhã começarei um regime alimentar.
Amanhã não darei mais tanta importância aos meus problemas, irei enfrentá-los e resolve-los.
Amanhã vou agradecer por tudo que tenho e sou.
Amanhã não sofrerei mais pelos meus fracassos, pela falta de tempo, pelas preocupações e negativismos.
Amanhã somente chorarei de alegria ou por um bom motivo.
Amanhã serei eu mesmo e me encontrarei no meu processo de individuação, sabendo que essa busca é infinita, mas não desistirei.
Amanhã vou dar mais valor à vida, enfrentando meus medos.
Amanhã vou respeitar mais para ser mais respeitado.
Amanhã me amarei mais.
Como demora esse amanhã, assim vou começar por em pratica hoje, agora.
Arrumarei tempo, vontade, raça, e tomarei as atitudes necessárias, pois esse amanhã poderá não chegar, amanhã poderei estar morto, não quero que em meu epitáfio esteja escrito “O amanhã chegou”
Hoje é o único tempo real.
Comecemos agora...

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Alcoolismo

O uso de bebidas alcoólicas é muito antigo, beber faz parte de hábitos e costumes de diversas sociedades e culturas, enquanto outras as proíbem . A grande questão está no limite entre o beber socialmente e o uso abusivo e nocivo das bebidas alcoólicas, devido a diferença metabólica de cada individuo .
Os critérios usadas para definir alcoolismo dependem do prejuízo pessoal e social sofridos por quem abusa e por aqueles que convivem com o alcoólatra, e nos sinais de abstinência/dependência, causando prejuízos físicos, mentais, familiares, profissionais e sociais .
O individuo pode-se considerar alcoólatra quando a bebida se torna uma prioridade, com um desejo descontrolado de beber, perdendo o controle do consumo, e não tendo consciência disso. A Síndrome de abstinência se caracteriza por tremores, náuseas, insônia, ansiedade etc., podendo ocorrer convulsões, chegando ao delirium tremens. A tolerância ocorre quando o desejo de beber e a necessidade são cada vez maiores para se obter o mesmo efeito . Os prejuízos começam quando ocorre abandono de interesses, atividades ou prazeres, sentindo prazer apenas na bebida.
A dependência psicológica chega quando o individuo não se considera um viciado, acreditando que pode parar quando quiser; ledo engano.Recusa-se a ouvir aqueles que querem o seu bem, e culpa a família, o governo, o patrão, a realidade, por suas dificuldades . Enquanto não se conscientizar de que é um alcoólatra continuará sofrendo e fazendo os outros sofrerem, entrando num processo de auto destruição.
Os alcoólatras são pessoas que querem um mundo ideal, sem problemas ou conflitos, mas evitam enfrenta-los, e usam o álcool para se iludirem. Buscam contato intimo com as pessoas, tornando-se desinibidos, criando amizades fora da realidade saudável. A bebida serve como uma tentativa de preencher o vazio em busca de um mundo melhor, sem conflitos e cheio de amor e tudo o que impedir esse ideal é afogado nas bebidas , engolindo seus problemas goela abaixo.
Os prejuízos ocorrem também no aparelho gastrointestinal, cardiocirculatório, sistema nervoso,geniturinário,provocando também doenças psíquicas ( neuroses e psicoses ).
A mulher grávida e os adolescentes, também são muito prejudicados pela bebida.
A pessoa que bebe acima do seu limite, fica falante, agitada, sem reflexos e com rubor facial; podendo causar esquecimento ou amnésia de fatos ocorridos durante a embriaguez.
As causas podem ser hereditárias e ambientais, entre outras e dependendo do metabolismo de cada um .
O tratamento é complexo, pois depende de cada caso,, no entanto o primeiro passo é a conscientização do problema e a interrupção total do uso de bebidas. Depois vem a desintoxicação e a avaliação dos danos buscando o tratamento mais adequado. A pessoa precisará de muito esforço pessoal e apoio dos mais próximos.
Acompanhamento médico e psicológico são muito importantes, buscando as causas e motivos que levaram a pessoa a beber descontroladamente, auxiliando na resolução dos conflitos construindo uma personalidade mais estruturada e amadurecida, lidando com as adversidades da vida que todos temos sem precisar se refugiar na bebida.
Os grupos de auto ajuda (AAA- Associação dos Alcoólicos Anônimos ) e outros, são muito importantes na recuperação tanto que o lema é “Se você bebe , o problema é seu, mas se você quiser parar de beber , o problema passará a ser nosso .”


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta

Agressividade na adolescência

“Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade, não respeitam os mais velhos, contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres”.
Comecei com essa frase, por ser muito atual, apesar de ter sido dita a 2.400 a.C., pelo filosofo Sócrates na Grécia. A partir daí percebemos que a adolescência é um período de grandes transformações físicas, psicológicas, sociais e hormonais. No entanto os comportamentos adolescentes em muitos casos pioraram muito, pois estão mais agressivos vândalos e violentos.
Acredito que devido ao excesso de estímulos externos como o consumismo; desigualdades sociais, que geram invejas negativas; conflitos familiares, dificuldades financeiras separando a mãe dos filhos, pais mais ausentes, falta de perspectiva do jovem quanto ao futuro profissional, paranóia geral, índole pessoal, muito individualismo; educação familiar e escolar falhas; excesso de diretos e poucos deveres gerando impunidade.
O Estatuto da criança e do adolescente é muito bom, mas para um país com mais cultura e condições de aplicá-lo, o que por enquanto no Brasil não temos. Não adianta temos Leis boas que não são aplicadas.
A educação da criança e do adolescente é complexa, pois inclui limites, respeito a autoridades, disciplina, condições de desenvolvimento pessoal e profissional, liberdade com responsabilidade, carinho , atenção e dialogo. A educação recebida na família é de estrema importância, desde que dando mais exemplos do que falando. Os exemplos devem vir das autoridades também , e isso temos muito pouco há muito tempo e os modelos de identificação são mais negativos que positivos. Não vamos isentar a criança e o adolescente de suas responsabilidades, pois muitos podem desenvolver distúrbios de personalidade e conduta que precisam ser tratados e até afastados da sociedade por se tornarem perigosos e colocados na FEBEM, mas para educar e não formar mais delinqüentes.
Não é protegendo demais, dando de tudo material e pouco amor e carinho que vamos salvar essa geração .
Os vínculos de confiança devem ser mais seguros, como também as condições sócio econômicas das famílias que influenciam na formação do jovem .
Somos todos responsáveis pelos ensinamentos e aprendizagens, falta talvez mais preparo e condições pessoais e materiais dos educadores para transmitir e incutir bons exemplos; bem como regras e normas mais rígidas. Educar com firmeza, mas com amor e com famílias mais estruturadas e escolas mais preparadas, pois fora da educação não há salvação, sabemos disso, mas quando vamos realmente nos educar e educar nossa juventude, antes que seja tarde demais.
È difícil chagarmos a uma conclusão, pois existem muitas variáveis na evolução do ser humano, como o caráter do próprio individuo, a situação familiar quer seja de relacionamento ou condições sócio econômicas e a própria condição biológica do ser humano que é agressivo por natureza em busca da sobrevivência , como mostrado no filme “ A guerra dos mundos ” e que precisa ser controlada e entendida; mais pesquisas precisam ser realizadas, para entendermos esse animal racional que somos, ainda em processo de evolução...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e Pedagogo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vingança

Vingança ou Justiça, o que buscamos ?.
De qualquer forma sentir–se vingado ou justiçado , dá prazer ao ser humano. Muitos indivíduos busca ser ofendido, apenas para poder se vingar, para mostrar que é forte, vitorioso e vencedor. Prova disso são os inúmeros processos no judiciário em busca de “direitos” , ofensas morais, calunias e difamações , muitos justos outros nem tanto.
Pesquisas na área provaram que quando uma pessoa acompanha a punição de outra que ela não gosta ou lhe causou danos, uma área do cérebro chamada núcleo caudado é acionada, respondendo com o sentimento de recompensa . Ninguém gosta de ser trapaceado ou enganado, e se sente no direito de vingar-se ou fazer justiça .
Como diz os ditados populares; vingar-se é como saborear um prato de sopa quente, deve se comer pelas beiradas . Quem bate esquece, mas quem apanha nunca esquece .
Na mitologia grega temos a tragédia de Medeia, que se vingou do marido matando os dois filhos que teve com ele , devido a sua traição. Medeia, a feiticeira também é mãe do Medo .
Existe também uma grande relação entre vingança e obsessão, pois acionam a mesma região cerebral . A sede de vingança ou justiça é inerente ao psiquismo humano, em alguns com maior intensidade, buscando até profissões afins, como a Advocacia .
Achamos que somos “civilizados ” , pois temos leis, normas e regras, nem sempre cumpridas, com brechas ,várias interpretações, aumentando a sensação de impunidade e insegurança , beneficiando uma minoria .
Um dos códigos mais antigos é a lei de talião “olho por olho, dente por dente ” .
Com o surgimento do Estado, surgem às leis, o Judiciário, os advogados, a policia, para defenderem os injustiçados, tentando buscar um equilíbrio entre a vingança selvagem e o que passamos a chamar de justiça.
No entanto as leis e o Estado devem ser fortes, caso contrario , os crimes ficam sem a punição devida, e o crime não pode compensar, os interesses financeiros não podem se sobrepor a Justiça humana . Crimes devem ser punidos com severidade e justiça, sem corrupção , caso contrario não sairemos dessa barbárie, correndo o risco de se fazer justiça com as próprias mãos, pois a sociedade está com “os nervos a flor da pele ’’ , e isso é muito perigoso, podendo perder o controle social.
Apesar da vingança ser prazerosa para o ser humano, não podemos permitir que ultrapasse os limites do bom senso, ou perderemos o pouco do equilíbrio que conquistamos ao longo dos séculos, e voltaremos à selvageria.
O que queremos é Justiça, e não vantagens invejosas, em todos os sentidos . Justiça também da prazer , segurança e recompensa .
Abaixo os interesses financeiros, que abarrotam os Tribunais de processos.
Busquemos mais paz, serenidade , para que possamos viver de forma mais saudável e feliz !!!
Que tudo seja justo e perfeito ...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapueta e acupunturista .

Puberdade

Puberdade é o período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, onde o corpo torna-se maduro e capacitado para gerar filhos. A puberdade é o inicio da adolescência com mudanças como: crescimento de pêlos pubianos, daí a origem do nome puberdade, crescimento dos testículos nos meninos e aparecimento das mamas nas meninas. Variável de pessoa para pessoa, para o sexo feminino é entre os 09 e 13 anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. Ocorrendo aumento do peso e altura, com a liberação dos hormônios sexuais. Estrógeno nas mulheres, maturando os ovários e testosterona nos meninos, maturando os testículos.
As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.
A Puberdade pode estar atrasada, a partir dos 13 anos em meninas e 14 nos meninos, ou precoce, nas meninas a partir dos 8 anos e nos meninos aos 9 anos. Para os meninos o período de Puberdade Masculina, normalmente ocorre a partir dos 11 ou 12 anos. Nesta fase ocorre a primeira ejaculação e as masturbações.
As principais características para os meninos são:
Surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;
aumento dos testículos e do pênis;
crescimento da barba;
voz grossa;
ombros mais largos;
aumento da massa muscular;
início da produção de espermatozóides;
aumento do peso e da estatura.
Na menina o período da Puberdade Feminina, ocorre por volta dos 9 ou 11 anos normalmente e é caracterizado pela primeira menstruação (menarca).
A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, ou antes, pois dependem de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros.
As principais características nas meninas são:
Alargamento dos ossos da bacia;
início do ciclo menstrual;
surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas;
depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
desenvolvimento das mamas.
Como os pais podem devem lidar com os púberes:
É uma fase emocional, tímida ou agressiva, portanto não confronte, compreenda e oriente.
Verifique as companhias do mesmo sexo e do sexo oposto, dê limites, disciplina com atenção e carinho, acompanhe de perto as paqueras como o ficar, ou namorar.
Dialogue sempre, leve-o ao hebiatra ou ao psicólogo de adolescentes se tiver muitas duvidas. Converse com outros pais que tenham filhos na mesma faixa etária.
Eles estão numa fase hormonal sexual entre a infância e a puberdade, em transição.
Não fazer brincadeiras de mau gosto com relação às transformações físicas.
Palestras nas escolas sobre orientação sexual enfocando, DST, gravidez, prevenções são muito importantes.
Lembre-se de que já foi púbere, e trate como gostaria de ser tratado.
Como dizia Pitágoras “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Psicossomática

Desde os tempos mais remotos, os sábios já admitiam a influencia dos sentimentos sobre a saúde física. Atualmente tem sido cada vez mais pesquisada pela ciência medica.
È sabido que quase 90% das doenças físicas, emergem do psíquico que não conseguindo o equilíbrio vital entre o yin e o yang, passa para o corpo somatizando em doenças.
Nossas emoções traduzem-se em respostas somáticas no eixo hipotálamo, hipófise e supra renal, onde estão os sistemas endócrino e imunológico.
Vou citar algumas doenças que surgem do desequilíbrio emocional do ser humano.
Problemas cardiovasculares podem causar infarto, AVC e hipertensão, devido à liberação de hormônios como o cortisol, noradrenalina e a adrenalina entre outros, somatizando em dores nas costas, dores de cabeça, síndrome pré menstrual, fibromialgia etc., devido à redução de outros hormônios como as endorfinas e a serotonina.
Problemas dermatológicos, como dermatites, queda de cabelo, psoriase, herpes etc., devido a muita ansiedade, estress, auto agressividade.
Problemas endócrinos como diabetes, devido a um choque emocional, podem desequilibrar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio desse sistema como a tireóide e o pâncreas.
Problemas gástricos, como gastrite, ulceras, diarréias, constipação, colite, também são afetados pelo desequilíbrio emocional.
Problemas respiratórios, como asma, bronquite, renite alérgica, também tem origem psicossomática.
Problemas imunológicos, como lúpus, artrites, depressão, causados por desequilíbrios entre os hormônios, atacando o próprio organismo.
Interessante é que dependendo do local onde a população vive, diferencia-se o tipo de somatizações como:
Na América Latina, as somatizações mais comum são as gastrintestinais.
Entre os Europeus e os Americanos, costumam não procurar ajuda preventiva, somente quando o problema se instala.
Entre os orientais, estes mais preventivos buscam o equilíbrio entre o psicofísico.
Por isso aprenda a conhecer seu corpo e sua mente, a cura das doenças está em nós. Não reprima seus sentimentos e emoções, expresse-os, é uma das melhores formas de se proteger.
Procure ter uma vida mais serena e com qualidade, viva o presente, busque ajuda se precisar. Dance, leia, viaje, exercite a mente e o corpo, esteja feliz.
Conheça-te a si mesmo, este é o grande enigma.


Marco Antonio Garcia

Psicoterapeuta

Drogas

O assunto não é novo, pois esteve no passado está no presente e estará no futuro, o que temos de fazer é enfrentar juntos, começando na família , o grande remédio para a salvação.
Os vícios
Todos nós estamos buscando algo, ás vezes encontramos, outras vezes não , mas continuamos a eterna busca.
O viciado também busca, mas interrompe essa busca antes do tempo, e se entrega.
Um campeão, um herói se conhece na derrota, pois busca superações.
O viciado se esconde nos vícios, auto engana-se, não admite erros, fica preso pelo medo e se acomoda, foge da realidade.
Existem vários tipos de vícios, os vícios estão nos extremos podem ser positivos ou negativos como : dinheiro, fama, poder, conhecimento, trabalho, prazer, comida, bebida, fanatismos religiosos e as DROGAS.
Algumas drogas são : bebidas alcoólicas, cigarro, maconha e derivados, cocaína e derivados, heroína, anfetaminas, LSD, Ecstasy e etc.
Todas as drogas alteram o estado mental dos usuários, proporcionando a sensação de prazer e conforto e melhorando o desempenho social, reduzindo a timidez, mas causam dependência física e ou psicológica.
Existem drogas que o individuo usa para fugir dos problemas, forjando uma situação agradável, diminuindo a dureza da vida, tornando as coisas maravilhosas aparentemente, e quando voltam a realidade não a aceitam e fogem novamente( maconha ). Existem aquelas em que o individuo busca o amor, o sucesso, liberdade, comunicação , relacionamentos , desempenho, coragem, quando acaba o efeito se deprimem, agridem, invejam e se auto destroem e destroem seus próximos( cocaína ).
Por tudo isso devemos vencer os vícios estremados praticando as virtudes saudáveis.
As drogas são um problema de ordem político –social, devido à falta de educação específica e uma legislação rigorosa antidrogas , fazendo do Brasil rota de tráfico e mercado consumidor, introduzindo drogas à pessoas cada vez mais jovens.
É por isso que os pais necessitam conhecer os principais sintomas de um usuário, para que medidas de prevenção e recuperação possam ser tomadas logo no inicio.
O que pode levar ao vicio das drogas?
São muitos os fatores:
Na infância, o convívio numa família desestruturada, que utiliza álcool, cigarro, anfetaminas; até a curiosidade; estímulos dos meios de comunicação, personalidade em estruturação e em conflito.
Na adolescência passando por transformações físicas e psicológicas, conflitos existenciais, sexuais, hormonais, curiosidades , amizades, afastamento da família, se identificando com o grupo de colegas, com o mesmo problema.
Outros fatores são :
Hereditariedade, propensão a transtornos mentais, não aceitação, desafios não enfrentados, contestação, depressão, conhecer o novo, frustração, rejeição, insegurança, solidão, auto estima rebaixada, mito do herói( bom ou mal ), precisando aparecer para ser reconhecido positivamente ou negativamente.
Como se reconhece um dependente de drogas.
• Pouca tolerância à frustração.
• Alterações no humor, irritabilidade.
• Negligencia a aparência pessoal.
• Recusa na execução de tarefas.
• Piora no desempenho escolar e ou trabalho.
• Apatia, paranóia, desinteresse acentuado.
• Aumento do apetite ( maconha ) ou perda do apetite ( cocaína ).
• Violação de regras e normas com vandalismo.
• Depressão, isolamento, mentiras.
• Isolamento da vida familiar, indiferença, menos afetuoso.
• Voz pastosa, falta de coordenação motora, olhos avermelhados, pupilas dilatadas, agitação.
• Dormir demais ou ter insônias constantes.
• Sinais de picadas no braço.
• Amizades diferentes, comportamentos extravagantes.
• Venda de objetos estimados. Furtos de objetos.
• Mudanças de horário.
• Muitos desses comportamentos podem estar presentes na crise da adolescência, ou no desenvolvimento de alguma doença psíquica. Observe, não acuse nem desconfie demais, compreenda e dialogue, busque ajuda.

Para um bom diagnostico é necessário acompanhar através de uma investigação, conhecendo desde o individuo, a família e o ambiente em que ele vive quer seja escolar ou de trabalho.
As causas podem ser acidentais, ou seja, chegam ao vicio por más companhias ou influencias , ou constitucionais, por serem inseguros e fracos e encontrarem no tóxico as respostas a frustrações e angustias e aí entra o papel da família e dos profissionais, ajudando o individuo a se fortalecer , evitando que seja um adicto.
O que a família deve fazer
Se informar sobre o mundo das drogas, lendo a respeito.(sugestão : Anjos Caídos de Içami Tiba )
Ter e passar valores morais, éticos , religiosos aos filhos.
Estabeleça regras de comportamento, democraticamente com liberdade e responsabilidade. Saiba dizer “ NÃO ” e “ SIM “ , justificando.
Mostre preocupação e se coloque a disposição para ajudar empaticamente.
Elogie em publico, critique construtivamente individualmente.
De exemplos e seja exemplo.
Dialogue, argumente, não imponha e nem seja autoritário, debata.
Respeite para ser respeitado.
Utilize esses princípios básicos de educação: Autoridade, disciplina e limites de um lado e do outro, dialogue, respeite, ame, dê carinho, atenção, tenha tempo para seus filhos.
Saiba aonde seus filhos vão, com quem, não por desconfiança, mas por preocupação.
Atribua responsabilidades e confiança, pois eles não são mais crianças , mas também não são adultos, estão no meio de um caminho e precisam da sua ajuda.
Peça ajuda de outros pais, participe de grupo de pais, se necessário procure ajuda profissional.
Reconheça que os problemas das drogas o tornam impotente.
Assista ao filme - Tráfico, e reflita.
Ajude e peça ajuda, sempre há esperança enquanto houver vida.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Psicoterapeuta Junguiano.

Bode expiatorio

É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros?
Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou desejos, do que assumi-los com ser pensante que somos. Quando se quer tomar alguma atitude, mas não se consegue assumir suas conseqüências elege-se um “bode expiatório”, isto é escolher alguém ou algumas pessoas para justificar o ato ou desejo, por não conseguir assumir de forma coerente os verdadeiros motivos.
O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yon Kippur, o Dia da Expiação, à época do Templo de Jerusalem . ( Wikipedia )
Na cristandade o auto-sacrifício de Jesus que chama para si os pecados do mundo, seria um “bode expiatorio”, assim como o enforcamento de Tiradentes, usado como exemplo, para aqueles que não pagassem os impostos.
Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém ou um grupo que é escolhido arbitrariamente para levar a culpa de um acontecimento. A busca do bode expiatório é um ato irracional neurotico de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável pelos conflitos ocorridos. Observamos isso em instituições, empresas , no futebol, entre amigos e na familia.
Atualmente, o uso de bodes expiatórios é combatido e quanto esta tendência é levada ao seu extremo, podem ser criadas regras sociais , como no caso de ser politicamente correto, aquele que assumindo suas responsabilidades de forma amadurecida, não precisa encontrar mecanismos neuroticos para se proteger de si mesmo. Com excessão aos maus politicos, claro .
Os nazistas acusaram os Judeus, pela situação da Alemanha, para realizarem seus desejos de poder e dominio sobre o mundo, outro bode expiatorio.
As pessoas deveriam ser mais verdadeiras e honestas, assimindo suas verdadeiras responsabilidades frente a situações , sem precisar usar palavras ou motivos , para tomar atitudes que podem ser positivas, mas devido a insegurança e medo das mudanças que são saudaveis, se previnem, elegendo possiveis culpados caso sua escolha não de certo. Estamos ainda na infancia psiquica do desenvolvimento humano, quem sabe um dia sejamos mais honestos e menos politicos incorretos no sentido de dar um jeitinho em tudo para se auto beneficiar. Devemos ser politicos no sentido de conseguir o poder para servir e não para se servir.
Um dia chegaremos lá, o importante é continuarmos a dar os passos para frete e para o auto, acreditando na evolução humana.

Marco A Garcia
Psicologo/psicoterapeuta

Familia

A família é ou deve ser a celula mater da sociedade.
Uma família organizada e unida completa a educação primária, que é sua função , transmitindo aos filhos, segurança, independência, e autonômia.
No entanto numa família problemática, individualista, com vicio e desunida, onde os pais principlamente não se amam e não amam os filhos,ou amam materialmente e não espiritualmente, a possibilidade de se ter filhos com problemas é muito maior. Problemas todos nós temos, mas devemos tentar resolvê-los,na medida do possível, caso contrario eles se acomulam, e aí fica muito mais complicado a solução.
A principal função da família é transmitir a educação primária, a base do alicerce , e a da escola é a transmissão da educação secundária, mas a famlia diz que a escola não educa como deve e a escola diz que a família não educa mais, não adianta jogarmos a responsabilidade de um para outro, ambos tem responsabilidades, e se cada um fizer a sua parte , todos ganham.
Educar é muito difícil, principlamente nos dias de hoje, com os estímulos que as crianças e os adolescentes recebem diariamente, mas existem principios básicos para uma boa educação geral que são :

Autoridade do adulto , mas sem autoritarismo.
Disciplina , com ordem e organização sem excessos ou punições infrutíferas.
Limites, saber dizer sim e o não no memento adequado e com responsabilidade.
Amor, querendo o bem do outro.
Carinho , com sinceridade e reconhecimentos.
Atenção, com toques e qualidade de tempo e não quantidade material .
Respeito , sempre mutuo , e com bons exemplos .
Tudo isso temperado com muito DIÁLOGO e paciência .

Liberdade com responsabilidade também é muito importante, pois os filhos não pediram para nascer, uma vez que foram colocados no mundo cabe aos pais lhes transmistir educação, cultura, religião, saúde etc. , de outro lado os filhos também, precisam compreender que a vida está muito difícil, e precisam colaborar com os pais, e saber que as mentiras desnecessárias podem trazer sérios prejuízos.
Muitos adolescentes envolvidos pelo mito do herói, acreditam que nada de ruim pode acontecer com eles , mas com todo a violência e impunidade reinante, ninguém está seguro , como vemos nos últimos acontecimentos e barbaridades cometidas por menores infratores impunes e psicopatas.
Uma relação saudável não deve ser como um jogo de tênis que é competitivo e sim jogo de frescobol , cooperativo .
Se você criança ou adolescente, por algum motivo não tiver o apoio dos pais, não tente fazer coisas para chamar a atenção, principalmente se forem coisas que vão prejudicar muito mais a você do que a eles. Pense em você, no seu futuro, nas suas possibilidades, assim não faça nada achando que vai prejudicar outras pessoas, pois o maior prejudicado com certeza vai ser você mesmo.
Os problemas não estão somente na criança ou no adolescente, o problema é familiar e as vezes escolar e social , por isso o melhor é fazer terapia familiar, orientando a todos tanto na família quanto na escola , assim todos crescem e se desenvolvem, não adianta procurarmos “bodes expiatórios “, todos são responsáveis, somente assim os problemas poderão ser resolvidos, compreendidos e aceitos.
Segundo Jung “ O principal objetivo da psicoterapia , não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade , mas sim ajuda-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre alegria e a dor ” .
Devemos educar e receber educação sempre .
Feliz 2004 para todos com saúde, paz e prosperidade e com muita educação ...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Complexos

Para a psicologia analítica de Jung, os complexos são estruturas psíquicas com forte carga afetiva, que todos nós temos. O que varia é a intensidade do conflito de cada um.
Alguns aceitam os complexos e os encaram buscando a compreensão e a superação, outros reagem até de forma agressiva como se estivéssemos tocando em feridas psíquicas inflamadas e doloridas.
Todo afeto nos afeta e reagimos com sentimentos ou emoções. Se refletirmos sobre os complexos eles se diluíram, mas se reagimos, eles acionam gatilhos de defesa, quando não queremos entrar em contato com nossos conflitos inconscientes.
Existem vários complexos como: de inferioridade, superioridade, de Édipo, de Electra, de autoridade, o de Cinderela etc. No complexo de autoridade, o individuo tem dificuldade em acatar ordens, devido a conflitos na infância com a figura paterna ausente e autoritária, devido ao fato do pai principalmente ser o primeiro modelo de autoridade, podendo ser positivo ou negativo. Reagindo de forma agressiva verbalmente ou fisicamente, como forma de defesa com medo de ser atingido em sua fragilidade ou virilidade como um animal ferido, precisando procurar ajuda profissional, buscando a compreensão do que o inconsciente está fazendo com esse complexo, a fim de superar esse conflito com a figura paterna, caso contrario se tornara num complexo paterno.
No caso do complexo de Cinderela, é uma ambivalência entre a independência e a necessidade de ser amada. A mulher quer ser cuidada, amada, quer colo, mas tem medos de ser submissa e de se sentir dependente do homem e ao mesmo tempo tem medo de ficar sozinha. Sua origem também está na infância, quando são educadas para serem princesas a espera do príncipe, que as protegerão dando amor, proteção e sustento como nos contos de fadas, mas ao mesmo tempo querem ser independentes, surgindo o conflito entre ser protegida e cuidada e a independência da individualidade, como não fosse possível acontecer ambos. O ideal para os sexos é que possam ser cuidados e amados, respeitando a individualidade de cada um, sem possessões ciumentas. Porem nem todos conseguem perceber esses conflitos e se entregam as paixões e ódios, sem perceber que o amor é o mais sublime dos sentimentos, com respeito às diferenças, concessões e somente assim os complexos podem ser aceitos e superados para uma vida com maior felicidade interior.

Marco A Garcia
Psicoterapeuta.

Homossexualismo

Escrever sobre homossexualismo é complexo, devido ao preconceito social. Todos nós seres humanos somos andrógenos, possuímos características masculinas e femininas tanto biologicamente quanto psicologicamente.
Biologicamente o cromossomo xy( masculino ), evoluiu do cromossomo xx( feminino), segundo as pesquisas mais recentes .
As causas do homossexualismo são muitas, podendo ser biológicas, psicológicas, hormonais e ambientais, incluindo as educacionais.
Psicologicamente todo homem tem características femininas inconsciente ( anima-alma, sentimento ) , e toda mulher tem características masculinas ( animus- razão ) inconsciente .
A maioria dos animais são homossexuais, alguns são hermafroditas . Entre os humanos por questão de educação e cultura o preconceito pela opção sexual é muito maior .
Somos hermafroditas( possuímos os dois sexos ) no inicio da gestação e devido aos hormônios sexuais, que formam os órgãos genitais e dependendo da quantidade desses hormônios tanto no homem quanto na mulher podem influenciar na sexualidade . Por questões sociais o homem é muito mais discriminado sexualmente do que a mulher, mas a homossexualidade é comum nos dois sexos, podendo ser passivo ou ativo . Há culturas em que os homens andam de mãos dadas e se beijam, sendo normal. Na nossa cultura latina, há mais discriminação com relação ao homem e muito menos com relação à mulher.
A sexualidade se apresenta numa escala que varia desde mulheres muito femininas, pouco femininas, mulheres masculinizadas e as homossexuais femininas, assim também acontece com os homens que podem ser muito masculinos, pouco masculinos, homens feminilizados e os homossexuais masculinos . Hoje se fala do homem heterossexual que tem um comportamento metrossexual ou outras denominações, devido a sua vaidade e cuidados pessoais.
O importante é respeitarmos cada um de acordo com sua opção de vida e sermos respeitados , sem brincadeiras de mal gosto , podendo gerar agressividades desnecessárias.
É importante a discrição , sem escândalos que aumenta a discriminação, sabendo diferenciar o homossexual do transformista ou transexual e até o bissexual .
Deve-se estar consciente da opção, se não estiver procure ajuda profissional e se aceite como é para evoluir sempre e ser feliz como é .



Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano

Animais domesticos

Por que as pessoas precisam ter animais domésticos e tratá-los como se fossem membros da família ?
Muitas vezes a convivência é tão próxima que nos confundimos em saber quem é dono de quem.
Aqueles que tem muito apego aos animais domésticos, até dormindo com eles podem ter comportamento obsessivo compulsivo, tratando-o como humano, são pessoas solitárias, que para fugir da solidão, acreditam que o animal vai preencher um espaço que deveria ser preenchido pelas relações humanas e é preciso ter limites nesse relacionamento para não se tornar doentio, principalmente quando existe muita dependência em relação ao animal e vice e versa. Atualmente virou moda ter animal de estimação especialmente os cachorros, ou gatos, aves, ou até animais exóticos.
Quem tem compulsão por animais normalmente são controladoras, dominadoras e carentes com dificuldades de obter relações humanas ou por não terem filhos, que geralmente dão mais trabalho, sendo assim uma relação de co-dependência.
A relação de animais domésticos com humanos que é muito antiga, pode também ser saudável, como companhia, distração para idosos ou pessoas com depressão e solidão ou com a síndrome do ninho vazio( quando os filhos crescem e vão embora ) ou segurança pessoal , desde que não se crie uma dependência , obsessão ou substituição por uma relação humana, de parceria e filhos. Os animais principalmente os cachorros acabam por se identificar com o seu dono, passando a ter personalidade semelhante e até doenças parecidas . Os cachorros têm inteligência, umas raças mais que outras, mas eles não pensam e não tem sentimentos e sim instintos e aprendem por condicionamento.
E quando o animal morrer como será ?
Assim quem tiver essa dependência, necessita de tratamento, pois nada preenche um vazio para sempre, é preciso descobrir as causas dessa carência e tratá-la, ter um animal como companhia é bom, mas sem perder as relações humanas que nos ajudam a crescer realmente através do choque dos opostos, coisas que os animais não possuem...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo - Psicoterapeuta

A vida é como um baile.

Os anos passam, mas as lembranças são eternas e a saudade permanece em busca de cenas de tempos vividos.
Os anos passam, tiramos lições da vida e aprendemos a vasculhar nas nossas recordações os mais lindos momentos.
Os anos passam, crescemos em consciência, mas sempre seremos frágeis no amor.
Os anos passam, muitos virão, na nossa estrada da vida, enfrentando os momentos difíceis e nos deliciando com os momentos felizes que são efêmeros devido a nossa constante insatisfação.
A vida é como um grande baile, em que pessoas se encontram se unem e se separam conforme o ritmo da musica. Cada um bailando nos conflitos, nas esperanças, e na suavidade do ritmo, curtindo os momentos de alegria e satisfação que ficarão na memória para sempre.
Viver é atuar no filme da sua vida, sendo o protagonista, fazendo sucesso, inflando seu ego, com vaidade gerando ciúme e inveja às vezes. Chamando atenção, querendo ser valorizado e reconhecido.
Ganhar muito dinheiro é o desejo da maioria, claro. Mesmo ganhando mais do que precisa, vai achar que será menos do que merece.
Viver o presente é difícil, pois ele é instantâneo, e logo já virou passado, queremos antecipar o futuro planejando, às vezes se realiza ou não dependendo de vários fatores, internos e externos, inclusive sua personalidade e inteligência, que pode ser moldado, adaptado e decorado, mas não mudamos na essência, pois nos transformamos no que realmente somos e queremos ser com algumas decorações de interiores como uma casa reformada, mas o alicerce será o mesmo podendo ser reforçado ou destruído.
Viva o presente recordando os bons momentos do passado, a vida é curta como um baile.
Que 2010 seja melhor que 2009 e pior que 2011.
Boas festas a todos os leitores do Semanário da Zona Norte, sempre para frente e para o alto.




Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...