sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sociopata

Um dos piores distúrbios do ser humano é o que denominamos de sociopatia ou psicopatia como é mais conhecido, ou DPA ( Distúrbio da personalidade anti- social ) ou de acordo com o CID-10 TPA ( Transtorno de personalidade anti-social ) .
Os sociopatas se caracterizam pela indiferença e insensibilidade aos sentimentos alheios, muita irresponsabilidade, não respeitando valores, normas ou regras.
Estabelecem relacionamentos, mas não os mantém.
Possui baixa tolerância a frustração , agredindo com facilidade, e sem sentimentos de culpa , nem aprende com punições , apresentando desprezo pelas obrigações sociais, e sem consideração pelos outros.
Podem apresentar transtornos de conduta na infância ou adolescência, com alta e persistente irritabilidade, impulsividade, com egocentrismo patológico, sem remorsos ou ansiedade .
Falta de empatia com os outros, sendo cínico, manipulador, sem sentimento de amor ao próximo.
Ausência do sentimento de vergonha, podem roubar , abusar, trapacear, negligenciar, até matar, esquartejar, estuprar, tudo em série.
São falsos, hipócritas, muitas vezes muito inteligentes, escondem seus verdadeiros sentimentos, na sombra da personalidade oculta . Um sociopata famoso foi o Marques de Sade, daí a palavra sadismo.
Muitas vezes são charmosos , com poder de persuasão , porém mentirosos, sendo conquistadores num primeiro momento para conquistar suas vitimas e leva -las a fazer aquilo o que querem, portanto afaste se dessas pessoas, pois podem ser perigosas .
Podem ser lideres políticos , ou profissionais importantes, com grande fluência verbal e presença social. São predadores e perniciosos, muitas vezes suas vitimas só descobrem essas características pouco antes de serem mortas violentamente.
Felizmente ou infelizmente , 4% da população tem essas características descritas, segundo pesquisas dos estudiosos no assunto .
Muitas vezes conhecemos pessoas que se encaixam nessas descrições . Políticos corruptos e cínicos, ou outros que sobem rapidamente na carreia através da desgraça dos outros podem se enquadrar nessa categoria, e muitas vezes não são violentos fisicamente, mas violentam moral e eticamente a sociedade e a família, sem escrúpulos e arrogância, muitas vezes argumentadores habilidosos e intimidadores.
Existem varias causas entre elas a hipóteses do cérebro frontal e outras formas de se identificar um socipata . Precocemente começa na infância , quando apresentam imunidade a punição dos pais , sem sentimento de dor, sem limites, fazendo muitas vezes os pais desistirem , o que não devem fazer, pois estarão formando um individuo que poderá se transformar em um marginal . Desde pequenas torturam animais ou colegas, praticam vandalismo, mentem muito , roubam, agridem os outros ou foram muito agredidos em vários sentidos , desafiam autoridades de pais e professores , mais tarde desafiarão autoridades constituídas.
Casos mais graves podem se transformar em assassinos violentos e seriais , chegando ao canibalismo com rituais sádicos , como no caso do filme “O Silencio dos Inocentes ” . São insensíveis , frios, calculistas , predadores humanos, sem empatia para com os outros.
A sociopatia pode também estar associada ao uso de drogas e alcoolismo, piorando seus aspectos . Pode atacar ambos os sexos, e em casos graves não existem cura ou tratamento, devendo ser afastados da sociedade e presos em selas individuais perpetuamente, pois são indivíduos doentes e atormentados, que também precisam e pedem ajuda , só que de uma forma inadequada devido ao seu distúrbio .
Ficam famosos muitas vezes e são pegos pela policia , pois deixam muitas pistas apesar de difíceis , como no filme “Os sete pecados capitais ” .
Podemos citar entre os famosos : Hitler, Saddam Hussein, terroristas, tiranos etc. Entre outros no mundo temos os esquartejadores, seqüestradores , torturadores profissionais , estupradores, traficantes, criminosos em geral , e aqueles que começam com pequenos furtos a mão armada, ou sobre o efeito de drogas.
Se as autoridades não agirem com maior rigor e menos impunidade, teremos a curva da violência ascendente entre os jovens principalmente.
Somente a sociedade unidade e solidária poderá enfraquecer o mal que apesar de menor é forte e unido .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

3 comentários:

  1. Eu , psicóloga, namorei por 7 meses um sociopata e nem me dei conta!Só fui descobrir quando terminamos o namoro!Ele nunca aceitava q eu terminasse o namoro e implorava q eu n o deixasse.Repentinamente e sem razão começava a gritar e xingar!n suportava ser contrariado.Mentia demais.Era cinico.Dias depois de terminar o namoro se dizia apaixonado já por outra.Mas mesmo assim ainda me procurava e jurava amor para ficar com 2, sem se importar com o sofrimento alheio!

    ResponderExcluir
  2. Da forma que escreveu você descreve todos os sociopatas em terríveis monstros,não somos todos monstros,e digo nós pois eu me considero um,eu ainda não consegui ajuda pois como você mesmo citou procuramos da forma errada,mas creio que não é por mal,é que simplesmente não entendemos como funciona o mundo de vocês,não entendemos a forma como vocês se sentem,os sentimentos em geral são um tabu para nós.

    ResponderExcluir
  3. Da forma que escreveu você descreve todos os sociopatas em terríveis monstros,não somos todos monstros,e digo nós pois eu me considero um,eu ainda não consegui ajuda pois como você mesmo citou procuramos da forma errada,mas creio que não é por mal,é que simplesmente não entendemos como funciona o mundo de vocês,não entendemos a forma como vocês se sentem,os sentimentos em geral são um tabu para nós.

    ResponderExcluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...