quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Acupuntura e psicologia

ARTIGO PARA O JORNAL “ O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE “

Acupuntura é uma técnica milenar chinesa, de inserir finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo e temos centenas deles.
Surgiu a mais de cinco mil anos e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. É um instrumento terapêutico, com respostas efetivas. A técnica consiste em inserir agulhas especificas em pontos nos chamados meridianos de órgãos e vísceras, onde circula energia ( QI ), com o objetivo de equilibrar o fluxo natural dessa energia que tem duas polaridades, o Yin e o Yang, e o organismo está sadio, quando essa energia circula sem bloqueios.
A acupuntura sistêmica é bastante eficaz em vários sintomas, atuando nas causas, como dores em geral, estados emocionais (ansiedade, depressão ), analgesias, problemas respiratórios, circulatórios, gástricos, gênito-urinários, doenças auto imunes, fadigas etc.
Outros métodos como moxa , ventosa , fitoterápicos e massagens, auricular e outros microsistemas também são complementares ao tratamento.
A Bíblia da acupuntura é o Nei King, do Imperador Amarelo, escrito há quase cinqüenta séculos. É importante o conhecimento da filosofia taoista na aplicação da técnica. Algumas exames como a tomada dos pulsos , observação da língua , pavilhão auricular, íris e a face ajudam no diagnostico, bem como o estilo de vida do paciente.
A medicina chinesa é preventiva e curativa, se preocupando com a saúde em primeiro lugar, diferente da nossa cultura, que é muitas vezes uma cultura da doença e dos remédios.
São quatorze os meridianos mais importantes, estão em todo o corpo, interligando-se entre órgãos e vísceras , e o acupunturista buscará o equilíbrio energético através do equilíbrio do pentagrama.
Deve se respeitar muito a natureza, as estações do ano, e suas energias como o frio, calor, vento, secura, umidade , pois influenciam na nossa saúde.
A acupuntura tem por finalidade manter e restabelecer o equilíbrio energético entre as funções , se a energia estiver em excesso ou insuficiente ocorrera o desequilíbrio e daí as doenças .
As funções Yin ( feminino, noite, lua, terra, frio, sombra, pesado ) são : coração, baço-pâncreas , pulmão, rim e fígado.
As funções Yang ( masculino, sol, calor, dia, leve ) são: intestino delgado, estomago, Intestino grosso, bexiga, e vesícula biliar. Temos também os elementos ( fogo, terra, metal, água e madeira e suas entidades viscerais ) .
Se as funções principais estiverem em equilíbrio no ciclo de geração e dominação, o individuo estará sadio e é esse o objetivo da acupuntura, manter o ser em equilíbrio, fazendo a energia circular pelo organismo , evitando as doenças.
Algumas pessoas ainda tem medo de se submeter ao tratamento da acupuntura, mas se superarem esse medo perceberão os grandes benefícios que ela proporciona, no entanto existem alternativas.
Busca-se o equilíbrio céu-homem-terra.
No aspecto psicológico temos os seguintes reações emocionais : alegria, preocupação , tristeza, medo e raiva, entre outras .
Sou um psicólogo acupunturista , e tenho obtido ótimos resultados aplicando a acupuntura à psicoterapia .
Quem já faz continue fazendo, que não faz procura e terá ótimos resultados para muitas situações, mas não deixe chegar a lesão orgânica, procure bons profissionais na área da saúde, pois não é uma exclusividade médica.
Para estar com saúde, a acupuntura é melhor quando preventiva , mas não é panacéia.


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e acupunturista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...