quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Stress

O conceito de estresse , tornou-se parte do senso comum, apesar de ainda sua definição ser imprecisa . Segundo a O .M. S., é considerada como uma “Epidemia Global”. Seu conceito surgiu com o fisiologista austríaco ,Hans Selye em 1936, que o retirou da física, e quer dizer DESGASTE , de um determinado material. Uma resposta do organismo a uma solicitação quando este está sobre tensão física ou psicológica, podendo atingir crianças , adolescentes, adultos ou idosos. Manifesta-se através da Síndrome Geral de Adaptação , causando desequilíbrio no organismo . Stress é diferente de cansaço fisico ou mental, vai alem disso e sem satisfações pessoais.
O ser humano, animal político e social, sempre teve estresse desde os tempos das cavernas. Com o advento da Revolução Industrial e as rápidas mudanças , as pessoas passaram a trabalhar mais, competindo, consumindo, se individualizando e se tornando cada vez mais solitário e cada vez menos solidário.
O estresse pode ser positivo quando o utilizamos para sermos mais produtivos e quando gostamos do que fazemos. A nossa existência deve ser dinâmica, e se nos deixamos levar pela monotonia, sedentarismo e a rotina, nos alienamos. Cada um tem o seu limite individual ( desgaste ) , é este que devemos buscar , pois o que pode ser estressante para um, poderá ser prazeroso para outro. Temos o stress que faz bem , pois nosso organismo foi projetado para enfrentar as adversidades , claro que de forma moderada , como a hormese , devemos estar atentos e preparados para os desafios, como dizia Nietzche, o que não nos mata nos fortalece.
Devemos manter o equilíbrio entre o racional e o emocional, entre o Q.I. e o Q.E.
Podemos identificar que estamos estressados quando nos sentimos “ä beira de um ataque de nervos” . As possíveis causas são : Catástrofes da natureza , acidentes pessoais, separações, casamento, parto, vestibular, morte , transito, estupro , assalto, violência em geral, férias para alguns, enfim qualquer mudança rápida na vida da gente que cause um DESGASTE físico e ou emocional . As causas do estresse crônico podem ser: queda de cabelo , insônias, pesadelos, hipertensão, perda ou ganho de peso, ansiedade em excesso, depressão , vícios em geral , problemas sexuais , podendo afetar todo o organismo causando um desequilibro no sistema imunológico, causando doenças psicossomáticas.
Como lidar com o estresse?
Primeiro tentar descobrir as causas e combater os sintomas para mudar a situação ou pelo menos compreendê-la .
Tirando férias para descansar, desligar; passeando , viajando, em busca de paz.
Conversar , batendo papos agradáveis com pessoas agradáveis.
Praticar esporte, andar , fazer ginástica com recomendação médica.
Fazer o que gosta, por ex: ouvir musica, dançar ,cantar, sorrir , brincar, sonhar, relaxar, assistir filmes, TV , namorar, transar etc.
Mudar os hábitos, fazer as coisas com prazer .
Algumas dicas :
No trabalho, conviva melhor com seus colegas sem fofocas e invejas, neutralize , desvie a atenção, trabalhe com prazer.
Em casa com a família, dialogue, ensine e aprenda sempre , com aqueles que estão próximos.
Ouça aqueles que querem o teu bem .
Delegue poderes , seja democrático
Aprenda a dizer não quando necessário. Respeite-se e assim será respeitado
Seja solidário, tenha fé esperança e eleve sua auto estima.
O tempo não pode ser apressado , pois um minuto sempre terá sessenta segundos.
Tenha amor próprio, pois se você não se amar não amará seu próximo.
SEJA FELIZ, assim você usará o estresse para o seu próprio bem.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinica - Psicoterapeuta Junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...